Tempo de leitura: 3 minutos

tabai treino

Tabai Matson, que já defendeu a seleção da Nova Zelândia, os temidos All Blacks, atuais campeões mundiais, chegou ao Brasil para inovar. No primeiro contato com as Seleções Masculina e Feminina, realizado neste fim de semana (dias 14 e 15), no CT da CBRu em São José dos Campos, “Tabs” surpreendeu com uma miniatura improvisada de um campo de rugby no chão do auditório, complementada com copos plásticos simbolizando os jogadores, mostrando que a experiência e o dinamismo irão marcar a parceria entre Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e o Crusaders, clube profissional neozelandês.

“Ele conversou bastante. Ficou fácil entender posicionamentos e estratégias com essa metodologia. Depois, fizemos algumas atividades em campo. Quando terminamos, ele mostrou vídeos do nosso treinamento, questionando os próprios jogadores o que eles achavam que estava certo ou errado. Foi realmente interessante e super didático”, comenta Ramiro Mina, o Mocho, capitão da Seleção Masculina.

- Continua depois da publicidade -

Técnico de aptidão (Skills Coach) do Crusaders, Tabs mostrou-se muito satisfeito com os trabalhos realizados pela equipe. Ele acredita ser possível evoluir para a disputa do CONSUR “A” (Campeonato Sul-Americano de Rugby XV) que será realizado de 17 a 27 de maio, em Santiago, no Chile, com a participação das quatro melhores seleções do continente: Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. “Os jogadores têm muita qualidade, fiquei impressionado. Temos um trabalho promissor e espero que eles melhorem gradativamente”, afirma.

A parceria – A CBRu celebrou um contrato provisório com a Federação de Rugby de Canterbury e o Crusaders para auxiliar na implementação do programa de alto rendimento da CBRu. Na primeira fase, o acordo prevê sessões de treinamento com as seleções brasileiras e o preparo de um relatório de avaliação da situação do rugby no país. Tabs ficará no Brasil até o dia 28 de abril, para uma série de atividades. Aguarda-se a chegada de um técnico de jogadores de linha (¾’s) e um técnico de avançados (forwards) até o dia 26 de abril, para dar sequência a preparação da equipe nacional para o CONSUR “A”. Após um período de 60 dias, contados a partir de 13 de abril, a CBRu, Canterbury e Crusaders farão tratativas finais na Nova Zelândia, visando assinatura do contrato definitivo de longo prazo.

O Crusaders é a equipe mais vitoriosa na história do Super Rugby, com sete títulos conquistados (1998, 1999, 2000, 2002, 2005, 2006 e 2008). O campeonato é disputado por quinze times de três países (Austrália, Nova Zelândia e África do Sul) e é considerado o maior campeonato de rugby do hemisfério sul.

Confira a programação completa de Tabs Matson, do Crusaders, no Brasil:

Dia 16
18h – Visita ao curso de coaching Nível 1 e atividade de campo com equipe adulta do Rio Branco RC

Dia 17
9h – Visita ao projeto Rugby para Todos, na comunidade de Paraisópolis
18h – Atividade de campo com equipes M18, feminina e adulto do SPAC

Dia 18
8h30 – Visita ao projeto “Pequeninos do Jockey”
14h – Visita ao CEU Navegantes
18h – Atividade de campo com equipes M16, M18 e adulto do Pasteur

Dia 19
13h – Visita ao Jacareí RC
16h – Atividade de campo com equipes M16, M18, feminina e adulto do São José RC, em São José dos Campos (SP)

Dia 20
10h às 17h Clinica de Coaching para rugby XV – SPAC, Sede Santo Amaro

Dias 21 e 22
Treino da seleção masculina de rugby XV no CT da CBRu em São José dos Campos (SP)

Dia 24
Atividades na Federação Paranaense de Rugby, em Curitiba (PR)

Dia 25
16h30 – Atividade de campo com equipes M16, feminina e adulto do Bandeirantes RC

Dia 26
10hs às 17hs – Clínica de Coaching de rugby sevens – SPAC, sede Santo Amaro

 

Treino de segunda-feira está aberto a todos os interessados

As atividades começarão às 20h, pontualmente, portanto todos devem estar no clube por volta das 19h30. O Rio Branco fica na Av. Raimundo Pereira Magalhães, 1051, no bairro da Lapa, em São Paulo.