Tempo de leitura: 2 minutos

palestra
Nesse sábado, dia 24, a Confederação Brasileira de Rugby realizará o lançamento oficial do Programa POLO no Rio Grande do Sul. O evento reunirá clubes do estado às 09:00, no Sociedade Grêmio Atiradores, em Novo Hamburgo, dando início ao programa que visa o desenvolvimento sustentável do rugby gaúcho. 
Concebido em 2013 e funcionando como piloto desde 2014, o Programa POLO tem por objetivo desenvolver o rugby de forma sustentável e com qualidade, dentro e fora de campo, com a realização de cursos, clínicas, workshops e visitas de consultores técnicos da Confederação, focados em professores, treinadores, árbitros e gestores. Para garantir o melhor desenvolvimento dos clubes, o programa busca o crescimento e desenvolvimento das categorias de base, a organização de pessoas e processos, e a melhoria da gestão, resultando assim em um quadro sustentável de desenvolvimento do esporte.
O primeiro lançamento do Programa POLO ocorreu no último dia 17, em São Paulo, com a presença de treze clubes, que tiveram esclarecimentos acerca do projeto de desenvolvimento da Confederação Brasileira de Rugby, com exposição do CEO da entidade, Agustín Danza, e participaram de atividades junto do coordenador de desenvolvimento Maurício Migliano. Edson Taminato Gomes da silva, diretor do Corinthians Rugby, ressaltou a importância da iniciativa: “eu penso que lá para frente é que a gente vai descobrir o grande impacto do programa POLO, mas o fato da CBRu chamar os clubes para trabalhar diretamente, já é uma grande evolução, porque essa linha direta traz muitos benefícios. O Corinthians Rugby ainda é novo, mas assim como qualquer outro clube tem grandes ambições. Precisamos de ajuda para estruturar não só tecnicamente, mas também na gestão. Então todo apoio do programa POLO será bem vindo e será muito bem usado”.
Sobre o Programa POLO, Lucas Toniazzo, gerente do polo gaúcho, comentou “temos como objetivo desenvolver um Rugby sustentável e de qualidade dentro e fora de campo para todos os clubes do Pólo e os demais impactados. Acreditamos que o processo de crescimento está associado as boas práticas de organização e um pensamento de desenvolvimento técnico de longo prazo, tanto que o programa tem como foco a potencialização do Rugby de base, que garantirá o futuro dos Clubes e do esporte no Brasil.”