La Rochelle vence com um a menos. Foto: Divulgação

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 encerrou 2020 com sua tradicional rodada de natal com seis jogos disputados, a partida entre Castres (13º) e Bayonne (11º) foi postergada devido a um surto de Covid entre os bascos. Em campo o La Rochelle (1º) superou as adversidades batendo em casa o Montpellier (12º), a equipes é seguida de perto pelo Toulouse (2º) que superou em seus domínios o Bordeaux (8º). A maior ameaça porém é o Racing (3º) que com jogo a menos bateu em Paris o Agen (14º) e pode assumir a liderança quando a tabela se igualar.

O La Rochelle mostra cada vez mais porque pode ser considerado um candidato ao título. A equipe bateu em casa o Montpellier por 22 a 9 sem grandes dificuldades e com um jogador a menos. O segunda linha australiano Will Skelton recebeu o vermelho aos 18’ da primeira etapa por uma shoulder charge, a equipe porém não se abalou dominando a partida como se estivesse com quinze em campo. O Montpellier perda a chance de conquistar uma vitória importante fora de casa. O time está a um ponto da zona de rebaixamento, mas com três jogos a menos tem muitas chances de se recuperar.

- Continua depois da publicidade -

O Toulouse não teve dificuldade para bater em casa o Bordeaux por 45 a 23, com direito a ponto bônus ofensivo. Os occitanos mostram porque são uma das sensações da Europa liderados pelo scrum-half Antoine Dupont, que se consolida como um dos melhores do mundo na posição, a equipe não deu chances para o bom time da terra dos vinhos.

O Racing recebeu um presente de natal enfrentando a fraca equipe do Agen em Paris. O time da cidade luz se deu ao luxo de poupar 11 titulares e mesmo assim bateu os visitantes por 45 a 10, conquistando também o ponto bônus ofensivo. Nos primeiros minutos de jogo o desentrosamento dos donos da casa ficou evidente com os visitantes abrindo o placar, mas aos poucos a qualidade do banco do Racing se sobressaiu. O Agen fecha o ano com 12 derrotas em 12 jogos e uma das piores campanhas da história do Top 14.

A maratona europeia parece ter pesado para os jogadores do Clermont (7º) que foram atropelados fora de casa pelo Toulon (4º), batidos por 27 a 9. O time da Provence por outro lado fez uma das suas melhores atuações em muito tempo se consolidando na zona de classificação. O Clermont com a derrota perante um adversário direto sai da zona de classificação.

Depois de seis jogos sem vencer a Section Paloise (10º) bateu em caso o Stade Français (6º) por 29 a 27. A partida começou com três horas de atrasado devido a uma tempestade de vento em Paris que atrasou o voo do time de rosa. Em campo a partida foi a mais agitada da rodada com muitas trocas de liderança os parisienses dominaram o jogo, mas erraram em momentos cruciais como donos da casa capitalizando nos vacilos dos parisienses. A Section Paloise começou a temporada como grande sensação, mas perdeu o ritmo e se aproximou perigosamente da zona de rebaixamento. A derrota freia a ascensão parisiense que perde a chance de encostar nos líderes

O Brive (9º) bateu em casa o Lyon (5º) por 12 a 9 acumulando a segunda vitória seguida. O resultado afasta o time momentaneamente da zona de rebaixamento e aumenta o moral da equipe, que mostra que não vai se entregar. O Lyon conquista um ponto bônus defensivo que mantém a equipe na zona de classificação.

Top 14 – Campeonato Francês 2020-21

La Rcohelle 22 x 9 Montpellier
Brive 12 x 8 Lyon
Racing 45 x 10 Agen
Toulouse 45 x 23 Bordeaux
Pau 29 x 27 Stade Français
Toulon 27 x 9 Clermont

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2681
La RochelleLa Rochelle2678
Racing Nanterre (Paris)2678
Bordeaux-BèglesBordeaux2672
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2671
Stade FrançaisParis2670
CastresCastres2669
ToulonToulon2666
Lyon Lyon2665
Montpellier logo novo copyMontpellier #Montpellier2654
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde2651
PauPau2646
BayonneBayonne2646
AgenAgen2602
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º colocados = classificação às Semifinais
- 3º ao 6º colocados = classificação à Repescagem para as Semifinais (Barrages);
- 13º colocado = Repescagem de Promoção/Rebaixamento contra o vice campeão da 2º divisão;
- 14º colocado = Rebaixamento

- Os 8 primeiros colocados se classificarão à Heineken Champions Cup europeia de 2021-22;

# O Montpellier foi campeão da Challenge Cup 2020-21 e, por isso, ficou com a 8ª vaga francesa na Heineken Champions Cup;