Magners_League_logo

Tempo de leitura: 3 minutos

Rodada decisiva na Magners League, a Liga Celta, competição que envolve equipes de Irlanda, Escócia e País de Gales. Após 18 rodadas, os 4 semifinalistas foram decididos. Leinster e Munster farão uma das semifinais, com todo o fervor tradicional do clássico irlandês, enquanto os galeses do Ospreys enfrentarão os escoceses do Glasgow Warriors.

A 18ª e última rodada da Liga Celta foi dividida em 2 dias. Na sexta-feira, os Ospreys, já classificados, demoliram os Dragons, em derby galês. A vitória por 42 x 10 deu um ponto-bônus aos Ospreys e os colocou, provisoriamente, na ponta, e com a garantia de que faria, ao menos, a semifinal em casa. O Glasgow Warriors, também já classificado, venceu fora de casa os Scarlets, também com ponto-bônus, o que não foi suficiente para colocá-los à frente dos Ospreys. No duelo irladês, o Ulster mostrou ao Connacht que o rival ainda continua, indubitavelmente, na condição de time mais fraco do país.

No domingo, os dois jogos mais importantes da rodada foram disputados. Em Dublin, o Leinster precisava vencer o Edinburgh para encerrar a fase de pontos corridos em 1º lugar, garantindo o privilégio de jogar as finais em casa. Mas o rival escocês precisava de qualquer maneira da vitória, e com ponto-bônus, para poder ter chances de avançar às semifinais. E o jogo foi muito bom. Os escoceses fizeram um excelente primeiro tempo, anotando 2 tries. O Leinster descontou apenas aos 33′, com um try de Healy, devolvendo os irlandeses ao jogo. A liderança do Edinburg no placar foi para o espaço no primeiro minuto da segunda etapa, quando Horgan fez o segundo try dos donos da casa. Aos 59′, Heaslip levou cartão amarelo, abrindo novamente as chances para o Edinburgh. E os visitantes souberam aproveitar. Kelly e Robertson anotaram 2 cruciais tries, os necessários para o Edinburgh poder se classificar, alcançando uma vitória com ponto-bônus! A vitória e a classificação seriam sensacionais se o time de Murrayfield não tivesse vacilado imperdoavelmente nos últimos 5 minutos de jogo. O Leinster precisava da vitória, e uma das mais impressionantes viradas da história da Liga Celta teve lugar. Aos 77′, o asa reserva Keogh, com o apoio de McLaughlin, anotou o try que, convertido por Nacewa, colocou o Leinster à frente no placar. Aos 79′, Phil Godman tentou o esperado: um drop goal para obter a vitória para os gunners escoceses. Mas a tentativa deu errado. Rob Kearney bloqueou o chute e conseguiu o try. Fim de jogo, Leinster 37 x 28 Edinburgh. Leinster: primeiro colocado. Edinburgh: eliminado.

- Continua depois da publicidade -

Na outra grande partida do dia, o Cardiff Blues recebeu o Munster, com as duas equipes brigando diretamente pela 4ª vaga no mata-mata. Jogando com o apoio da torcida e precisando mais da vitória, os Blues foram para cima. O único try do jogo oi obtido pelo grande Jamie Roberts, sem dúvida um dos grandes destaques galeses na temporada, aos 25′. A partida foi uma batalha de nervos e penais, com Ronan O’Gara dominando a cena no segundo tempo. Uma derrota apertada, com ponto-bônus, já servia para o Munster. E foi o que eles conseguiram. Na verdade, os 4 certeiros chutes de O’Gara só não deram a vitória ao Red Army porque Leigh Halfpenny chutou um espetacular penal de trás do meio campo aos 79′. Mas já era tarda demais. Nos acréscimos, os Blues foram incapazes de anotar o try crucial, e saíram de campo com uma insuficiente vitória por 21 x 20, que os eliminou.

Resultados:

Ospreys 42 x 10 Newport Gwent Dragons, em Swansea, País de Gales

Scarlets 32 x 37 Glasgow Warriors, em Llaneli, País de Gales

Ulster 41 x 10 Connacht, em Belfast, Irlanda do Norte

Cardiff Blues 13 x 12 Munster, em Cardiff, País de Gales

Leinster 37 x 28 Edinburgh, em Dublin, Irlanda

Classificação final:

Tabela - Magners League 2009-10

Semifinais:

Leinster x Munster

Ospreys x Glasgow Warriors