Tempo de leitura: 2 minutos

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) foi eleita nessa quarta-feira (30), como a entidade esportiva com melhores práticas de governança pelo segundo ano consecutivo. O prêmio, promovido pela plataforma Sou do Esporte e pela empresa Inspire Sport Business, foi entregue ao presidente da entidade, Sami Arap Sobrinho, e ao presidente do conselho da CBRu, Eduardo Mufarej, durante o II Seminário Internacional Sou do Esporte, em São Paulo.

 
“O rugby tem uma cultura a qual sabemos que devemos ser bons ancestrais, e deixar a camisa em um lugar melhor do que onde recebemos. Essencialmente é isso que estamos construindo. Ainda que o rugby seja uma modalidade pequena no Brasil, queremos ser um modelo para o esporte nacional”, afirma Eduardo Mufarej. “É uma honra para a CBRu ser reconhecida por suas práticas de governança. E eu fico grato em ter ‘doado’ esses 7 ou 8 anos da minha vida ao esporte brasileiro”, complementa Sami Arap Sobrinho.

 
Criado em 2015, o Prêmio Sou do Esporte avalia as melhores práticas de governança a partir de 111 atributos, abalizados nos principais indicadores: Transparência, Equidade, Prestação de Contas, Integridade Institucional e Modernidade.
 
O estudo independente foi realizado com as confederações de esportes olímpicos, exceto a do futebol, com base em três referências importantes no mundo esportivo e empresarial: a organização não governamental Play The Game, o manual UK Sport Good Governance, os manuais práticos do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), além de recomendações sobre governança feitas pelo Comitê Olímpico Internacional.
 
Além do Rugby, as Confederações de Vôlei, Handebol, Tênis de Mesa e Atletismo foram consideradas pela Sou do Esporte como sendo as entidades com melhores práticas de governança em 2016.

- Continua depois da publicidade -

 
Texto por: Luis Garcia – CBRu
Foto por: Paulo Guimarães