Tempo de leitura: 3 minutos

A Série D conheceu seus finalistas para a temporada 2019 com uma rodada muito movimentada. O Piracicaba confirmou seu favoritismo e fechou a fase de classificação em primeiro lugar com campanha invicta. Pinda, mesmo já classificado antes da rodada, foi até Barueri e eliminou o União Rugby Alphaville da disputa e garantiu o Ilhabela, que perdeu para os Leões de Paraisópolis em casa, a última vaga das semifinais.

Em Catanduva, o Mastodontes estava disposto a encerrar sua campanha de retorno às competições oficiais e mostrou muita entrega para fazer um primeiro tempo equilibrado contra o Piracicaba, no duelo de extremos da rodada. Ciro Goulart abriu a contagem para os visitantes aos 5′ com um try mas Maicon Zatti respondeu com penal na sequência, prontamente retribuído por Goulart e Felipe Redi cruzou o ingoal adversário pela segunda vez logo depois. Kaleu desfalcou o time da casa devido um cartão amarelo, mas mesmo com um a menos, Coppi descontou para o Mastodontes e manteve a vantagem dos visitantes em apenas 5 pontos até a reta final da etapa, quando Grisotto voltou a ampliar para o Pira.

Eduardo Cypriano descontou novamente aos 3′ do segundo tempo para o Mastodontes em uma ação que poderia incendiar a partida, mas o Piracicaba mostrou sua experiência para manter a calma, conter o ímpeto dos donos da casa e seguir com seu plano de jogo, segurando a vantagem até a metade da etapa final, quando Luís Bergamasco anotou o 4º try do dia e garantiu o ponto de bonificação, e Redi e Lucas Campos selaram o triunfo dos Buldogues, que garantiram a campanha invicta na fase de classificação.

- Continua depois da publicidade -

Em um jogo aguardadíssimo para medir forças dos tradicionais formadores de jogadores que abastecem as seleções brasileiras, o Leões foi voraz fora de casa e complicou a situação do Ilhabela para conquistar uma das vagas para a semifinal.

Mesmo jogando em casa, o Ilhabela foi com time praticamente contado, com apenas 16 jogadores e que rendeu um grande jogo no primeiro tempo. O Leões abriu o placar com o ponta André Barreto, aos 4 minutos de jogo, recompensando o início forte dos felinos, que ampliariam a vantagem com o outro ponta John Leno com 12 minutos. O Ilhabela respondeu com Paulo Souza e que iniciaria o momento que ambos os times baixaram a guarda e conseguiram capitalizar suas posses de bola, encerrando o primeiro tempo em 17×24 para os Leões.

No segundo tempo, porém, a energia gasta no eletrizante primeiro tempo pesou nos jogadores e o Ilhabela, sem peças de reposição, sentiu o golpe. Os Leões que foram com súmula completa se aproveitaram do momento e as trocas mantiveram a intensidade característica dos jogadores de Paraisópolis, com grande destaque para o experiente David Martins completar um hat trick, com 3 tentos à seu favor e dando sua contribuição para a esmagadora vitória por 23×50. Mesmo com a derrota, o Ilhabela se classifica para a semifinal graças ao resultado do último jogo da rodada entre União Rugby Alphaville x Pinda.

No Parque Ecológico de Barueri, o União Rugby Alphaville caiu em casa diante do já classificado para a semifinal, o Pinda, e encerrou sua participação no Paulista D, não conseguindo agarrar a vaga que poderia conseguir com uma vitória por ponto bônus, aproveitando a derrota do Ilhabela.

Durante todo jogo, o URA não conseguiu encaixar seu jogo e foi dominado em casa, sem conseguir responder com pontos às finalizações do Pinda. Foram 17×0 para o Pinda, com destaque para o centro e capitão Yago Moreira César, um dos artilheiros do torneio.

No segundo tempo, o URA freou as ações do Pinda no começo do segundo tempo, mas assim como foi premissa do jogo anterior, os visitantes com súmula completa realizaram substituições que deram mais energia para seguir pontuando, aproveitando o cansaço dos donos da casa. Destaque para o abertura Fábio Rodrigues de Oliveira, que contribuiu com 10 dos 45 pontos que o Pinda aplicou na vitória por 14×45 e que decidiram o seu adversário na semifinal, os Leões de Paraisópolis.

Campeonato Paulista D – Semana 7
Dia 20/07/2019 às 15h – Mastodontes 17 X 43 Piracicaba
Árbitro: Ricardo Marzano
Auxiliares de linha: Bárbara Martins e Aline Oliveira
4º árbitro: Laís Girotto
Local: C.E. Anuar Pachá – Catanduva, SP

Dia 20/07/2019 às 16h – Ilhabela 23 X 50 Leões de Paraisópolis
Árbitro: Lucas Saccomanno
Auxiliares de linha: Samuel Grando e Frank Carvalho
4º árbitro: Cíntia Saccomanno
Local: Campo do Portinho – Ilhabela, SP

Dia 21/07/2019 às 12h – União Rugby Alphaville 14 X 45 Pinda
Árbitro: Luciano Sampaio
Auxiliares de linha: Guilherme de Queiroz e Karol Fusco
4º árbitro: Mirko Weber
Local: Parque Ecológico de Alphaville – Barueri, SP

 ClubeCidadePJVED4+7-PPPCSP
PiracicabaPiracicaba235500301418160
Leões de ParaisópolisSão Paulo215401411809981
PindaPindamonhangaba1553023019790107
IlhabelaIlhabela125203401721648
União Rugby AlphavilleBarueri551041099194-95
MastodontesCatanduva150051081242-161