Tempo de leitura: 3 minutos

Nesse sábado, a Arena Paulista de Rugby recebeu seu primeiro campeonato no ano. A Taça Marco Polo, organizada pelo Tatuapé, e que contou com três categorias e 16 equipes.
 
Mesmo sendo um torneio destinado a equipes em formação (a HURRA! por exemplo disputava apenas o seu segundo torneio) foi possível ver que o nível das equipes novatas vem subindo a cada ano e cada vez mais, as equipes vão buscando treinadores com formação e experiência no esporte e a evolução se mostra em campo.
 
Veja as fotos do torneio por HP
 
Atual campeão universitário, os futuros engenheiros do Mackenzie começaram com um susto, saindo derrotados pelo UFABC, que estreou em competições no ano passado. No entanto a equipe soube dar a volta por cima e chegou à final, fazendo o melhor jogo do dia contra o União Rugby Alphaville, que levou um grupo mesclando veteranos e novatos, que mostrou o maior poder ofensivo de todos os participantes. Em um jogo bem disputado, os Mackenzistas levaram o título.
 
As mulheres foram a categoria com maior número de equipes participantes, mostrando que faltam mais jogos para as equipes menores do estado (a Federação Paulista deve realizar três etapas da segunda divisão feminina e do Universitário, o que já é um grande avanço). É fundamental para o desenvolvimento das equipes. E veio do feminino a grande surpresa do dia. As Leprechauns fizeram mais bonito que seus pares masculinos e mostrando um jogo mais fluido e com muita continuidade, venceram a velocidade do Tsunami e levaram o título. Na disputa pelo 3o lugar, o União frustrou as anfitriãs, e mostrou seu melhor jogo na decisão, conquistando um lugar no pódio.
 
Entre os juniores, o Band mostrou que o ambiente de um clube mais tradicional faz muita diferença, vencendo a competição sem sofrer pontos. A decisão foi contra o Corinthians Barueri, que começou sua campanha com um empate suado contra a HURRA! mas depois venceu o Tatuapé, garantindo seu lugar na decisão. Se o time principal não vem em bom momento, sua base pode ser a solução para dias melhores. A disputa pelo último lugar do pódio foi muito equilibrada, definida só no final a favor da HURRA! que não se intimidou com o maior porte físico de seus oponentes e soube se defender e apostar na velocidade para fazer seus pontos.
 
Na premiação, talvez o ponto alto do dia. O atleta Lucas Junqueira, da seleção brasileira de Quad Rugby fez a entrega dos troféus e foi muito requisitado por todos para tirar fotos. Ter a presença de um jogador que irá disputar medalhas no maior evento poliesportivo do mundo sem dúvida serve de grande inspiração para os jovens que estão apenas iniciando sua trajetória no esporte.
 
 
Resultados
Adulto Masculino
Engenharia Mackenzie 10 X 12 UFABC Leprechauns
Direito Mack 00 X 22 União Rugby Alphaville
Tatuapé 07 X 20 Engenharia Mackenzie
Leprechauns 00 X 41 União Rugby Alphaville
Direito Mack 05 X 27 Tatuapé
Disputa 3o lugar – Direito Mack 00 X 10 Tatuapé
Disputa 3o lugar – Tatuapé 12 X 17 Leprechauns
FINAL – União Rugby Alphaville 12 X 22 Engenharia Mackenzie
 
 
Adulto Feminino
Tatuapé 00 X 37 UFABC Leprechauns
Corinthians 00 X 17 Tsunami
UFABC Leprechauns 39 X 00 Alto Tietê
União 17 X 07 Corinthians
Tatuapé 20 X 05 Alto Tietê
Tsunami 29 X 00 União
Disputa 3o lugar – União 17 X 12 Tatuapé
FINAL – UFABC Leprechauns 19 X 07 Tsunami
 
 
M19 Masculino
Corinthians 10 X 10 HURRA!
União Rugby Alphaville 00 X 41 Band Saracens
Tatuapé 12 X 15 Corinthians
HURRA! 00 X 32 Band Saracens
Tatuapé 05 X 14 União Rugby Alphaville
Disputa 3o lugar – HURRA! 12 X 05 União Rugby Alphaville
FINAL – Band Saracens 27 X 00 Corinthians
 
 
Classificação Final
Adulto Masculino
1o Engenharia Mackenzie
2o União Rugby Alphaville
3o UFABC Leprechauns
4o Tatuapé
5o Direito Mackenzie
 
 
Adulto Feminino
1o UFABC Leprechauns
2o Tsunami
3o União
4o Tatuapé
5o Corinthians
6o Alto Tietê
 
 
M19 Masculino
1o Band Saracens
2o Corinthians
3o Hurra!
4o União Rugby Alphaville
5o Tatuapé