Tempo de leitura: 3 minutos

Mais uma vez o Maranhão foi palco de uma etapa do Circuito Interestadual de Rugby Sevens. No último domingo (6), o estádio Nhozinho Santos recebeu jogadores de Rugby dos estados do Pará, Piauí e Maranhão no São Luís Sevens, torneio comemorativo do aniversário da cidade de São Luís. Nesta semana a capital maranhense completou 403 anos de uma bela estória, e que há três anos conta com o Rugby em seu calendário comemorativo.

 

 

- Continua depois da publicidade -

A competição vem a cada ano se destacando e crescendo em termos de organização, e nesta edição pode contar com um bom campo pra sediar sua etapa, além do apoio de patrocinadores. O acesso a um dos principais palcos esportivos da cidade, mostra o reconhecimento do esporte na região. Mérito dos organizadores do evento, o Maranhão Rugby. O torneio contou com a participação dos seguintes árbitros no eventos, Damon Freeman, Francisco Wellington, Frederick Brandão e Alana Santiago.

 

 

Desta vez o torneio teve a presença de cinco times no masculino: o Maranhão Rugby, Confraria dos Backs (MA), Sindicato de 1ª Linha (MA), Cocais (MA), Acemira Rugby Belém (PA). E no feminino contou ocm quatro times: o Maranhão Rugby (MA), Cocais (MA), Acemira Rugby Belém (PA) e Parnaíba (PI). O Delta Rugby UFPI masculino, atual campeão do circuito, não participou desta etapa. E o Delta Rugby UFPI feminino estava disputando o Super Sevens na cidade de Curitiba (PR).

 

 

Nota-se que o Rugby está conseguindo aos poucos acessar espaço no cenário esportivo do estado, contando com o apoio da SEMDEL (secretária municipal de desportos e lazer) para a realização deste torneio. E recentemente a SEDEL (Secretária de esporte e Lazer) apoiou três jogadores da o Maranhão Rugby que foram selecionados para seleção Nordeste. A SEDEL custeou as passagens dos atletas para a cidade Natal (RN), onde a Seleção do Nordeste enfrentará a Seleção do Norte, no próximo final de semana. Bons ventos para o Rugby maranhense!
 

 
Na categoria masculino os donos da casa se sagraram campeões da final ouro, após vencerem os paraenses do Acemira, o Maranhão Rugby 36 x 07 Acemira. Na final prata a Confraria dos Backs derrotou o Sindicato da 1ª Linha por 33 a 7.
 

 
Na categoria feminino, os locais contaram com duas equipes: o Maranhão Rugby e Cocais, sendo que o Maranhão Rugby já é um time veterano e participou de outras edições do circuito e o Cocais mesmo com pouco tempo de formação já vem mostrando a que veio.
 

 
No entanto as vencedoras da etapa foram as paraenses do Acemira Rugby Belém, que derrotaram o Parnaíba do Piauí por 12 a 10 na final ouro. O Maranhão Rugby terminou o torneio em terceiro lugar.
 

 

Resultados:
 

Masculino:
Sindicato 00 x 26 Backs
Acemira 19 x 00 Maranhão
Cocais 14 x 21 Backs
Maranhão 26 x 00 Sindicato
Backs 00 x 22 Maranhão
Acemira 42 x 00 Cocais
Sindicato 07 x 33 Acemira
Maranhão 38 x 00 Cocais
Acemira 12 x 07 Backs
Cocais 07 x 19 Sindicato

3o lugar: Backs 28 x 05 sindicato
Final: Maranhão 36 x 07 Acemira
 

 
1-Maranhão Rugby-NA
2-Acemira-PA
3-Confira dos Back-Ma
4-Sindicato de 1 Linha-Ma
5-Cocais-MA
 

 
Feminino

Parnaíba 19 x 00 Acemira
Maranhão 10 x 00 Cocais
Acemira 28 x 05 Cocais
Parnaíba 15 x 07 Maranhão
Acemira 07 x 15 Maranhão
Cocais 05 x 22 Parnaíba

Final: Parnaíba 10 x 12 Acemira
 

 
1-Acemira-PA
2-Parnaíba -PI
3-Maranhão Rugby-MA
4-Cocais-MA
 

 
A próxima etapa será em novembro, realizada pelo Acemira Rugby.
 

 

Artigo por Tayná Ribeiro