Tempo de leitura: 3 minutos

Nesse sábado, a Taça Tupi, a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, chegará às semifinais, com três paulistas e um gaúcho em campo jogando por um lugar na grande decisão. Entre os participantes, apenas o Jacareí já levantou a taça da competição, em 2014, mas Rio Branco e Poli têm no currículo títulos do velho “Campeonato Brasileiro Série B”, com os Pelicanos vencendo em 1988 e o Politécnicos em 1992. O Rio Branco é o único que já foi campeão da primeira divisão, levantando a taça nacional por quatro vezes (1993, 1997, 1998 e 2006). Os gaúchos do San Diego são os únicos que ainda não triunfaram no torneio nacional, mas passaram muito perto da promoção ao Super 8 no ano passado, terminando com o vice campeonato da Taça Tupi (em derrota na final para o Niterói) e disputaram a Repescagem de promoção para o Super 8, caindo contra o rival local Farrapos. Portanto, em campo estarão quatro pesos pesados da segundona brasileira, todos com histórias ricas no torneio.

 

Após garantir a melhor campanha da primeira fase da Taça Tupi, a segunda divisão do rugby nacional, com três vitórias em três jogos, além do melhor ataque e da melhor defesa, o  Jacareí Rugby chega confiante e com a volta de Lucas Drudi ao time. O técnico Julião comentou sobre a preparação do grupo: “estamos confiantes, pois sabemos que o trabalho ao longo da temporada foi bem feito, dentro de nossa capacidade. Acredito que o grupo vai fazer sua melhor partida no ano, sempre com tranquilidade e paciência. O objetivo principal do clube é subir para a primeira divisão, então sabemos da importância deste jogo”. No último encontro entre Jacareí Rugby e Rio Branco, os Jacarés levaram a melhor. Foi no dia 21/5, pelo Campeonato Paulista, e a vitória foi por 26 X 14, também no Balneário. De todos os semifinalistas, o Rio Branco é o único que não está mais invicto, tendo sido derrotado pela Poli na última rodada da primeira fase, 32 x 19, avançando como o melhor segundo colocado do torneio. Até hoje os Pelicanos jamais venceram os Jacarés em torneios oficiais.

- Continua depois da publicidade -

 

Já Poli e San Diego estão prontos para um confronto inédito. Acerca do desafio do sábado, Marcelo “Tate”, um dos atletas mais experientes da Poli e artilheiro da Taça Tupi em 2014, quando foi o jogador que marcou mais pontos em todo o rugby nacional, ressaltou que “é certamente o jogo mais importante desde que jogo pela Poli, em um momento importante para o projeto do clube”. Na primeira fase, os dois times permaneceram invictos e ambos somaram 14 pontos. A vantagem do time da USP esteve no saldo de pontos, o que lhe assegurou o mando de jogo.

 

A grande final será no dia 22 de outubro.

 

Sábado, dia 08 de outubro

jacarei logo 1versus(16)rio branco logo

13h30 – Jacareí (SP) x Rio Branco (SP)

Local: Campo do Balneário – Av Miami, nº 300 – Cidade Jardim – Jacareí (SP)

Árbitra: Mariana Wyse

 

logo_poliversus(16)San Diego

15h00 – Poli (SP) x San Diego (RS)

Local: CEPEUSP – Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 – Cidade Universitária – São Paulo (SP)

Árbitro: Victor Barbosa

 

Foto: Poli x Rio Branco – Daniel Venturole/Portal do Rugby