Tempo de leitura: 2 minutos

 
Clubes emergentes do estado superaram ex-campeões e lutarão por um lugar na elite paulista em 2017, fazendo com que o Paulista B tenha um novo campeão.
 
Nesse fim de semana, São Carlos e Templários conquistaram o maior feito em suas histórias ao alcançarem pela primeira vez as finais da segunda divisão do estado de São Paulo e superando clubes que já haviam levado o título em anos anteriores e com participações em campeonatos nacionais. Mais do que jogar a dura primeira divisão, a classificação abre a possibilidade das equipes disputarem a Taça Tupi em 2017, a segunda divisão nacional, que deverá passar por reestruturações no próximo ano.
 
Disputando apenas sua segunda temporada na Série B, o São Carlos confirmou sua rápida ascensão e depois de uma estreia regular em 2015, o clube do interior paulista alcançou as finais pela primeira vez em sua história com a segunda melhor campanha entre os dez clubes, com sete vitórias. Recebendo novamente o Wallys, os Rinocerontes tiveram um jogo muito mais duro do que na primeira fase, abrindo 15 a 3 na etapa inicial e segurando o resultado até o final. O Wallys reduziu no minuto final, tarde demais para tentar a virada e voltar à Série A, dois anos após o descenso.
 
A trajetória do Templários foi muito mais tortuosa, apesar do maior histórico na Série B. O clube disputa sua quinta temporada na divisão, tendo alcançado às finais em 2015, e assim como naquele ano, sua classificação só foi definida nas últimas rodadas, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. A última partida da primeira fase também não deu boas perspectivas para a semifinal, sofrendo uma dura derrota diante do Tornados, seu futuro adversário e dono de uma campanha invicta. Mesmo assim, a história foi diferente, o Templários não se intimidou com o mando de casa do ex-campeão da Taça Tupi e venceu apertado, por apenas 8 a 14.
 
A grande decisão promete mais um grande jogo. No encontro prévio durante a fase de classificação, as equipes empataram em São Paulo, mas agora São Carlos será o palco da final, no dia 22 de outubro. A decisão de terceiro lugar acontecerá em Indaiatuba no mesmo dia.
 
 
Campeonato Paulista B – semifinais
Dia 08/10/2016 às 15h – São Carlos 15 X 10 Wallys
Árbitro: Regis Dantas
Auxiliares de linha:Ricardo Barboza e Rodrigo Vicentim
4o árbitro:Luiz Carlos Pereira
Local: USP – São Carlos, SP
 
Dia 08/10/2016 às 15h – Tornados 08 X 14 Templários
Árbitro: Mariano de Goycochea
Auxiliares de linha: Guilherme Zaparoli e João Pantano
4o árbitro: Tomás de Goycochea
Local: Moinho Bela Vista – Indaiatuba, SP

6 COMENTÁRIOS