Tempo de leitura: 3 minutos

A Capital da Tecnologia recebeu no último sábado (22) a grande final do Campeonato Paulista B, entre a equipe local, o São Carlos, contra o Templários, de São Bernardo do Campo. O clima de descontração com a realização da 36a TUSCA (Taça Universitária de São Carlos) tomava conta da cidade, mas dentro de campo, o ambiente era outro para o jogo mais importante da história das duas equipes. E pela primeira vez na história o São Carlos se sagrou campeão do torneio, com um triunfo por 18 x 12 sobre o time do ABC Paulista.

 

Uma chuva tímida começou a cair instantes antes do jogo. Longe de deixar o campo pesado, porém, bastante escorregadio, com vários erros no jogo de mãos para os dois quadros. Aos 9 minutos, bola na ponta e try do São Carlos, não convertido. A superioridade dos donos da casa era clara, e aos 17 minutos um penal bem executado coloca os são-carlenses ainda mais à frente por 8 a 0. Nos últimos 10 minutos do primeiro tempo, o Templários conseguiu manter a posse de bola e entrar nos 22 do adversário, mas a defesa dos rinocerontes trabalhou bem impedindo o avanço da equipe do ABC. Final do primeiro tempo, 8 a 0 para o São Carlos.

- Continua depois da publicidade -

 

Os visitantes vieram com outra proposta para o segundo tempo. Logo aos 3 minutos tiveram um penal na linha de 10 de ataque, de frente para os postes, mas desperdiçaram. Seriam três pontos que poderiam dar outra cara para a final. No entanto, o Templários conseguiram manter a posse de bola, mas apenas aos 21 minutos conseguem chegar ao try – não convertido -, depois de várias fases.

 

O São Carlos percebeu o golpe e voltou ao jogo. Penal assinalado em favor dos locais na linha de 10 de ataque. Ângulo difícil para o abertura sãocarlense guardar, mas ele não falha e amplia, 11 a 5. Os três pontos deram mais confiança para a equipe do interior, que começou a buscar o jogo com mais calma. Uma quebra de linha levou a mais um try do São Carlos, com Boquinha, convertido por ele mesmo, aos 33 minutos: 18 a 5.

 

Só que, enquanto houver tempo, haverá jogo, e o Templários conseguiu levar e manter a bola dentro dos 22 da defesa sãocarlense, que bem que tentou segurar os avançados do Templários, mas não conseguiu: try no último lance da partida, drop na conversão e fim de jogo. São Carlos 18, Templários 12! Rinocerontes campeões e festa da torcida aurirrubra ao ver a equipe conseguir o acesso à elite do rugby de São Paulo.

 

O treinador do São Carlos, Jean Marc Volland, era um dos mais emocionados:

 

“Vim de uma geração do São José que perdia para as equipes da capital, mas conseguimos reverter os resultados com bastante trabalho. Vim pra São Carlos, trouxe o exemplo de lá, ajudei a constituir este clube e hoje conseguimos o título. Quem sabe em breve poder vencer as equipes da capital e o São José.”

 

A elite do Campeonato Paulista de 2017 terá o sotaque do interior reforçado com a presença do São Carlos – campeão da série B -, no lugar do União Rugby Alphaville, rebaixado. O Templários, vice-campeão, joga a repescagem do acesso contra a Poli, penúltima colocada do Paulista A.

 

Ainda houve uma segunda partida pela competição no sábado. Em Indaiatuba, o Tornados assegurou o terceiro lugar do Paulista B com uma expressiva vitória sobre o Wallys, de Louveira, por 41 x 15.

 

Campeonato Paulista B
Dia 22/10/2016 às 16h – São Carlos 18 X 12 Templários – FINAL
Árbitro: Regis Dantas
Auxiliares de linha: Guilherme Zaparoli e João Pantano
4o árbitro: Rodrigo Vicentim
Local: USP – São Carlos, SP

 

Dia 22/10/2016 às 15h – Tornados 41 X 15 Wallys – 3º lugar
Árbitro: Guillaume Riberá
Auxiliares de linha: Carlos Aleixo e Takashi Nagato
4o árbitro: Vanessa Xavier
Local: Campo Municipal – Indaiatuba, SP

 

Texto e foto: Virgílio Neto