Tempo de leitura: 4 minutos

O SPAC enfrentou o Jacareí na Arena Paulista de Rugby em pelo nferiado, em partida válida pela final do Campeonato Paulista M18. Em um jogo muito intenso fisicamente, os ingleses impuseram um jogo mais físico e dominaram a partida, conquistando uma merecida vitória.

A partida começou com o time azul indo para o ataque desde o início e conquistou um penal aos cinco minutos, desperdiçado por Rafael Spago. O Jacareí não se intimidou pela pressão inicial, e avançou para o seu campo ofensivo, mas os fatores determinantes da partida já se mostraram nos minutos iniciais. O pack de forwards do SPAC deu muito trabalho, roubando bolas nos scrums e o time inteiro mostrou uma solidez defensiva impressionante, dominando a posse de bola com contra-rucks precisos. Lucas Tranquez conseguiu boa arrancada que levou o time aos 22m do campo adversário, e trabalhando bem a bola, levou o time pela primeira vez aos 5m finais, que resultou no primeiro try da partida aos dezoito minutos, anotado pelo português João Bello, em sua característica jogada na base do ruck, enganando a linha defensiva com sucesso e mergulhando no ingoal. Rafael Spago converteu os dois pontos adicionais.

- Continua depois da publicidade -

O Jacareí se mostrava muito nervoso, não conseguia mostrar a mesma performance de partidas anteriores enquanto o SPAC avançava bastante em todas as oportunidades em que tinha a posse de bola. Em uma investida pela ponta direita, um jogador SPACiano acabou sendo parado com tackle alto, e Lucas Drudi, do Jacareí acabou advertido com cartão amarelo. Na sequência da jogada, o SPAC ampliou com Pedro Garcia, pela ponta esquerda, muito marcado, mas ainda assim conseguiu apoiar a bola no ingoal adversário. Mateus Cruz, abertura do Jacareí, teve a chance de diminuir a diferença logo depois, mas desperdiçou o penal, da linha de 10m.

A equipe do Vale o Paraíba aos poucos entrou no jogo e começou a levar perigo. Pouco depois do penal desperdiçado, a defesa do Jacareí pressionou a saída do SPAC e conseguiu bloquear o chute e recuperar a posse de bola, levando o maul até o último metro do campo, mas a defesa adversária, em um trabalho impressionante, empurrou o Jacareí para longe do ingoal e recuperou a posse de bola. No fim da etapa inicial, um vacilo da defesa do Jacareí, em sair jogando depois de receber um chute na intermediária do campo, resultou no terceiro try do SPAC, com Lucas de Azevedo.

No início da etapa final, Cruz desperdiçou mais uma chance de abrir o placar para o Jacareí, com um penal do meio de campo. O Jacareí melhorou muito no segundo tempo, mas seguia desperdiçando a posse de bola nos metros finais, cometendo muitos penais, o que travou um pouco a partida.

A vantagem conquistada pelo SPAC ficava cada vez mais confrotável à medida que o tempo passava. Ambas equipes erderam jogadores na metade do jogo. Pedro Garcia pelo SPAC e Jonathas, pelo Jaccareí deixaram o campo, mas a partida não mudou sua dinâmica. Spago colocou mais três pontode vantagem para o SPAC, em um penal be cobrado da intermediária e cinco minutos depois, João Bello anotou seu segundo try do dia, depois de muita insistência do SPAC com os forwards. O scrumhalf, que foi caçado o jogo inteiro, se deu melhor mais uma vez sobre a defesa adversária, comemorando muito o seu try. 

A essa altura, a pequena torcida do SPAC já entoava seus tradicionais cânticos, celebrando o título que se aproximava. Não desanimou nem quando o Jacareí devolveu o try no minuto seguinte, com Alexandre Gritti, e Vítor, o pilar SPACiano, recebeu cartão amarelo por tackle alto. No último lance, Bello anotou o seu hat trick em uma grande corrida do centro até a esquerda, fechando o placar da partida, anunciado logo em seguida pelo árbitro Luciano Sampaio.

As equipes se cumprimentaram e os campeões estaduais deram início ao que talvez seja a maior tradição do SPAC,  o Father Abraham, tradicional canção entoada por todos os presentes. 

 

O Portal do Rugby elegeu Arthur Bergo como melhor jogador da partida

 

O ponto negativo da partida ficou por conta da pequena torcida do Jacareí, que se deslocou até a capital paulista e começou apoiando muito o time, mas logo trocou o apoio pelas ofensas ao árbitro, mesmo censurados pela comissão técnica do time. A falta de reconhecimento à arbitragem tambem chegou ao Terceiro Tempo, onde todos os membros foram solenemente ignorados.

 

Veja todas as fotos da partida!

 

Placar final: SPAC (17) 32 X 05 (00) Jacareí

SPAC

Tries: João Bello (3), Pedro Garcia, Lucas de Azevedo

Conversões: Rafael Spago (2)

Penal: Rafael Spago

Cartões amarelos: Pedro Garcia, Vitor

 

Jacareí

Try: Alexandre Gritti

Cartões amarelos: Lucas Drudi, Jonathas

 

Árbitro: Luciano Sampaio

Auxiliares: Rafael Nichioka, Fernando Baeta

4o árbitro: Alberto Nepomuceno