Tempo de leitura: 17 minutos

A cidade de Brodowski, no interior paulista, recebeu a segunda etapa do Circuito Paulista de Sevens neste final de semana, sob a organização do Raça Ribeirão. E o título ficou com o SPAC, que triunfou na terra de Cândido Portinari ao bater o São José, campeão da 1ª etapa, na grande final, assumindo a vice-liderança do circuito. O Portal do Rugby cobriu de perto o evento, e diz como foram as disputas.

 

- Continua depois da publicidade -

O primeiro dia foi repleto de partidas disputadas, com destaque para a vitória supreendente do Locomotiva sobre o Bandeirantes levando a equipe de história recente à inédita disputa da Taça de Prata. O time de Araraquara já havia realizado uma boa partida contra o jacareí, quando saiu derrotada por três tries de diferença enquanto que o Lobos deu muito trabalho para o Corinthians, sendo derrotado por apenas dois pontos (a mesma equipe havia sido derrotada por larga margem na etapa de São José).

No grupo A, a bela disputa entre União Rugby Alphaville e Tigres terminou empatada com um try de Pedro Rosa para o URA no último lance da partida, levando o time de Barueri para a Taça de Prata. No grupo D, o único com quatro participantes, SPAC e Ilhabela fizeram o duelo pela primeira posição, e o SPAC garantiu a vitória sobre a boa equipe do litoral paulista, que apesar da grande qualidade, ainda sofre com o nervosismo de seus jogadores durante as partidas.

 

Favoritos se garantem nas semifinais

O primeiro dia de jogos em Brodowski confirmou o favoritismo de São José, Pasteur, Jacareí e SPAC. Três dos quatro semifinalistas da 1ª etapa se garantiram novamente nas semifinais da Taça Ouro.

O São José não teve maiores problemas para avançar no Grupo A, passando por União Rugby Alphaville e Tigres, que travaram um belo duelo pela Taça Prata. No Grupo B, o Pasteur frustou mais uma vez o novato Corinthians, garantindo sua classificação, para reeditar na semifinal o confronto da última final contra o São José. 

A grande surpresa ficou por conta do Grupo C. O Bandeirantes perdeu suas duas partidas, contra Jacareí (resultado normal) e Locomotiva Araraquara (essa sim uma surpresa), sendo relegado à Taça Bronze. O Jacareí confirmou seu favoritismo diante da Locomotiva e avançou à Taça Ouro, na qual enfrentou o SPAC, que chegou à sua primeira semifinal na atual temporada de sevens.

O SPAC disputou o Grupo D, único grupo com 4 clubes, e triunfou sobre todos os seus oponentes, inclusive sobre seu principal adversário, Ilhabela. O quarto colocado do grupo ficaria de fora de todo o segundo dia de jogos, e a equipe que amargou tal destino foi justamente o time da casa. O Raça Ribeirão saiu derrotado pelo Templários e terminou com o 13º lugar geral.

 

SPAC derruba São José na decisão

A segundo dia de jogos coroou o SPAC como o grande campeão da 2ª etapa do Circuito Paulista de Sevens. Nas semifinais, o SPAC bateu o sempre perigoso e ascendente Jacareí, ao passo que o São José venceu mais uma vez o Pasteur, frustrando novamente os Galos. SPAC e Jacareí realizaram o jogo entre a experiência X juventude, e quem esteve presente viu um grande confronto. Mesmo liderados por nomes como Eduardo Garcia e Matheus da Cruz, o Jacareí, formado em sua maioria por jogadores M18, mostrou que ainda falta um pouco de experiência em grandes decisões no nível adulto, e foi superado por um SPAC que aliou ótimo preparo físico e entrosamento de todo grupo.

Na semifinal seguinte, os joseenses começaram de modo fulminante, aproveitando a apatia do Pasteur nos minutos iniciais, e abriram três tries e duas conversões de diferença sem grandes dificuldades. No segundo tempo, o Pasteur, de forma espetacular, reagiu como poucas equipes conseguem frente ao São José, dominou o adversário com grandes jogadas e muita velocidade e chegou aos seu terceiro try nos acréscimos, da mesma forma que o São José havia feito na final da etapa anterior. No entanto, Douglas Andrade não realizou um bom chute, e se manteve a vitória dos joseenses, garantindo a segunda final

Na grande decisão, um jogo em que a equipe que soube aproveitar melhor os erros do adversário ganhou. Apesar de muito disputado, o desgaste físico devido o forte calor durante as partidas se fez notar na sequência de erros de ambos os lados. O primeiro try saiu apenas no último minuto da etapa inicial, com boa corrida de Luiz “Cabelo” Ricca na ponta. Na etapa final, o SPAC ampliou, mas viu a reação joseense quase virar o placar. Em um dos lances decisivos, Jefferson “Rivaldo” e Vinícius “Vico”Faustini ficaram contra apenas um defensor SPACiano, mas Vico não dominou a bola. Antes, Gustavo “Caiçara” havia evitado um bom ataque pela ponta esquerda, bloqueando um chute desferido pelo adversário com o intuito de encobrir o último homem antes do ingoal.

Com a vitória, os paulistanos impediram que os joseenses disparassem na liderança do circuito, deixando a diferença em apenas 7 pontos. Na disputa pelo terceiro lugar, o Jacareí bateu o Pasteur e embolou a classificação, ficando a apenas 1 ponto do Pasteur, que por sua vez está à 3 pontos do SPAC.

A Taça Prata ficou com o Ilhabela, que bateu na decisão o União Rugby Alphaville, algoz do Corinthians na semifinal. O clube do Parque São Jorge ficou com o 3º lugar da Taça Prata subindo uma posição em relação a etapa anterior, ao bater a boa equipe do Locomotiva de Araraquara, que junto com os Lobos, foram os destaques coletivos da etapa, dada a evolução em pouco tempo. Na Taça Bronze, o Bandeirantes com um time sem peças importantes, se redimiu do fraco primeiro dia e saiu com o título, com vitória sobre os Lobos de Santa Bárbara d’Oeste. O Tigres venceu novamente o Templários na decisão de terceiro lugar da Bronze e terminou em 11o.

 

Veja todas as fotos exclusivas do Portal do Rugby na etapa!

 

Destaques da segunda etapa – Diego Diniz (Pasteur), André Vinicius (Corinthians), Gustavo Mattos (SPAC – eleito o melhor jogador da etapa pela organização), Carlos Gonzales (Bandeirantes), Diego Gonçalves (Lobos Santa Bárbara D’Oeste), Cláudio de Jesus (União Rugby Alphaville), 

 

O torneio

Grupo A – São José, União Rugby Alphaville, Tigres

Grupo B – Pasteur, Corinthians, Lobos Santa Bárbara D´Oeste

Grupo C – Jacareí, Bandeirantes, Locomotiva Araraquara

Grupo D – SPAC, Ilhabela, Templários São Bernardo e Raça Rugby Ribeirão

 

Sexta-feira, dia 2 de novembro

1ª fase

São José 46 x 0 Tigres

Pasteur 29 x 0 Lobos

Jacareí 15 x 0 Locomotiva

SPAC 36 x 0 Raça Ribeirão

Ilhabela 35 x 0 Templários

URA 24 x 24 Tigres

Pasteur 15 x 7 Corinthians

Bandeirantes 7 x 26 Locomotiva

SPAC 14 x 0 Templários

Raça Ribeirão 0 x 31 Ilhabela

São José 12 x 5 URA

Lobos 5 x 7 Corinthians

Jacareí 22 x 0 Bandeirantes

SPAC 26 x 5 Ilhabela

Templários 21 x 6 Raça Ribeirão

 

Sábado, dia 3 de novembro

Taça Bronze – Semifinais

Tigres 24 x 26 Lobos

Bandeirantes 29 x 0 Templários

 

Taça Prata – Semifinais

URA 24 x 0 Corinthians

Locomotiva 12 x 21 Ilhabela

 

Taça Ouro – Semifinais

São José 19 x 17 Pasteur

Jacareí 12 x 24 SPAC

 

Taça Bronze – 3º lugar

Tigres 36 x 0 Templários

 

Taça Bronze – Final

Lobos 19 x 36 Bandeirantes

 

Taça Prata – 3º lugar

Corinthians 33 x 7 Locomotiva

 

Taça Prata – Final

URA 7 x 21 Ilhabela

 

Taça Ouro – 3º lugar

Pasteur 12 x 19 Jacareí

 

Taça Ouro – Final

São José 7 x 10 SPAC

SPAC CAMPEÃO

 

Classificação final

1 – SPAC

2 – São José

3 – Jacareí

4 – Pasteur

5 – Ilhabela

6 – União Rugby Alphaville

7 – Corinthians

8 – Locomotiva Araraquara

9 – Bandeirantes

10 – Lobos Santa Bárbara d’Oeste

11 – Tigres

12 – Templários São Bernardo do Campo

13 – Raça Ribeirão

 

Classificação geral


Após duas etapas, temos um novo integrante no Top 6, as equipes que se classificam para o Brasil Sevens. Com a ausência do Wallys e o fato do Bandeirantes ter ficado apenas na Taça Bronze, o União Rugby Alphaville alcançou a sexta posição, apenas um ponto à frente do Corinthians, bem posicionado por um lugar na maior competição da modalidade, a ser realizado em 2013.

 

linhas em verde – classificados para o Brasil Sevens após a realização das 5 etapas

texto em vermelho – equipes que podem pleitear uma vaga ao Brasil Sevens (as equipes precisam jogar TODAS as etapas)

 

Circuito Paulista de Sevens
Classificação geral
Posição Equipe Pontos
São José 65
SPAC 58
Pasteur 55
Jacareí 54
Ilhabela 44
URA 37
Corinthians 36
Bandeirantes 35
Tigres 27
10º Locomotiva 27
Lobos 26
12º Wallys  25
Templários 22
Urutu 15
Jequitibá 12
Raça Ribeirão 12