Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Six Nations está pegando fogo e o PRO12 mesmo assim não para. Nesse fim de semana, a Liga Ítalo-Celta chegou à sua 16ªrodada com o humilde Connacht firme na liderança, depois de grande vitória sobre os Ospreys, em mais uma jornada na qual os grandes times não tiveram seus jogadores de seleção.

 

Connacht é o novo manda chuva na Irlanda?

- Continua depois da publicidade -

A liderança do PRO12 é do menor time da Irlanda. O Connacht conquistou sua quinta vitória consecutiva na liga ao bater o Ospreys, de Gales, por 30 x 22. Bundee Aki e MacGinty fizeram os primeiros tries dos verdes, mas Ben John e Dan Baker responderam com dois tries para os galeses antes do intervalo. No segundo tempo, em outra jogada em velocidade, o ponta Matt Healy fez o terceiro try do Connacht, mas a resposta foi imediata, com Rhys Webb, voltando de lesão, fazendo o terceiro try dos Ospreys. Porém, a indisciplina dos visitantes custou caro e os penais de Craig Ronaldson garantiram o triunfo irlandês.

 

Leinster e Munster visitaram os italianos Zebre e Treviso e também venceram. O Leinster foi a Parma e garantiu o bônus ofensivo com uma vitória de 4 tries, 27 x 10. Já o Munster sofreu muito para bater o revitalizado Treviso no Vêneto. 16 x 13 para os irlandeses, em dia muito pouco inspirado dos vermelhos, com Francis Saili e Gerhard van den Heever fazendo os tries e Ian Keatley chutando o penal da vitória aos 68′.

 

O Ulster acabou sendo o único irlandês derrotado no fim de semana, caindo em Gales contra o Cardiff Blues, único galês vitorioso na jornada. 23 x 13 foi o resultado para os azuis. Gilroy fez o primeiro try do jogo para os norte irlandeses apenas no segundo tempo, mas o abertura Rhys Patchell cruzou o in-goal pouco depois e o centro Aled Summerhill deu números finais na virada de Cardiff, provando a categoria do handling galês.




Escoceses vencem

Por fim, os times escoceses viveram uma ótima rodada, mesmo pesadamente desfalcados. O Glasgow Warriors visitou os Dragons e conquistou uma preciosa vitória em Gales por 18 x 15. Os Dragons largaram na frente com Angus O’Brien calibrado nos penais abrindo 12 x 6. Alex Dunbar, recuperado de lesão, fez o primeiro try dos Warriors no começo do segundo tempo, mas a virada veio apenas nos minutos finais com o try de Duncan Weir.

 

Já o Edinburgh suou para vencer os Scarlets em Murrayfield. 24 x 23, com Phil Burleigh fazendo o primeiro try escocês no início do jogo. Mas, os galeses reagiram e cresceram, fazendo 23 x 16 antes do intervalo com 3 tries. Resolvendo seus problemas na defesa, Edinburgh foi capaz de virar o placar no segundo tempo, com Ben Toolis fazendo precioso try. E, no lance final, os visitantes tiveram a chance de ganhar o jogo com penal, mas Aled Thomas chutou penal para fora.


guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Dragons 15 x 19 Glasgow Warrors

Connacht 30 x 22 Ospreys

Edinburgh 24 x 23 Scarlets

Cardiff Blues 23 x 13 Ulster

Benetton Treviso 13 x 16 Munster

Zebre 10 x 27 Leinster

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
LeinsterIrlandaDublin2273
ConnachtIrlandaGalway2273
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2272
UlsterIrlandaBelfast2269
ScarletsGalesLlanelli2263
MunsterIrlandaLimerick/Cork2263
Cardiff BluesGalesCardiff2256
OspreysGalesSwansea2255
EdinburghEscóciaEdimburgo2254
DragonsGalesNewport2226
ZebreItáliaParma2224
Benetton TrevisoItáliaTreviso2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

Foto: Connacht x Ospreys ©INPHO/Ryan Byrne

2 COMENTÁRIOS