David Rogers/Getty Images

Tempo de leitura: 3 minutos

Sábado o mundo oval irá parar para ver o grande e tão aguardado confronto entre os All Blacks e os British and Irish Lions, no Eden Park, em Auckland, onde a Nova Zelândia não sofre uma derrota desde 1986.

Com os Lions sendo formados somente de 4 em 4 anos e viajando à Nova Zelândia apenas uma vez a cada 12 anos, os confrontos ganham ares singulares, por serem os jogos de uma geração inteira de atletas.

Para a primeira das três partidas entre os dois selecionados ícones do rugby, o técnico dos All Black, Steve Hansen, terá um time próximo do seu ideal, contando com a capitania de Kieran Read, que volta ao time com a camisa 8 no lugar de Ardie Savea, agora no banco. O irmão de Ardie, Julian, é o desfalque mais notado e para seu posto na ponta foi escalados o jovem Rieko Ioane, que ganhará sua primeira chance no XV titular dos kiwis. Outra novidade é Ryan Crotty no segundo centro, com Anton Lienert-Brown indo para o banco. Sonny Bill Williams e Israel Dagg foram confirmados com a 12 e a 14.

- Continua depois da publicidade -

Já Warren Gatland, técnico dos Lions, não terá seu capitão original, Sam Warburton, que começará no banco. Em seu lugar como titular e como capitão estará o irlandês Peter O’Mahony, que fará dupla de asas com seu compatriota Sean O’Brien e terá como oitavo o galês Toby Faletau, apontado até aqui como um dos melhores do tour. Uma formação capaz de bater de frente com Sam Cane, Jerome Kaino e Kieran Read, que estarão do outro lado com as camisas pretas.

A primeira linha britânica também mudou bastante e terá o irlandês Tadgh Furlong ao lado dos ingleses Jamie George e Mako Vunipola. A segunda linha terá o inglês George Kruis ao lado da referência galesa Alun Wyn Jones, que duelarão com dois mitos dos All Blacks, Sam Whitelock e Brodie Retallick.

Na criação, para fazer frente à dupla neozelandesa mágica de Aaron Smith e Beauden Barrett, Gatland apostou no irlandês Conor Murray jogando ao lado do inglês Owen Farrell. Uma dupla dos sonhos, mas que ainda não teve muita rodagem jogando junta. Os centros vermelhos serão o galês Jonathan Davies e o inglês Ben Te’o, ao passo que os pontas serão os ingleses Anthony Watson e Elliot Daly, ao passo que caberá ao fullback galês Liam Williams fazer frente ao brilhante neozelandês Ben Smith.

A última vez em que All Blacks e Lions se enfrentaram foi em 2005. Naquele tour, os All Blacks venceram todos os 3 jogos. A última vez que os Lions conseguiram uma vitória sobre os All Blacks foi em 1993. Nenhum atleta de 2005 estará em campo por nenhuma das equipes.

 

versus copiar

04h35 – Nova Zelândia x British and Irish Lions, em Auckland – Watch ESPN AO VIVO / ESPN VT às 21h00

Árbitro: Jaco Peyper (África do Sul)

Nova Zelândia: 15 Ben Smith, 14 Israel Dagg, 13 Ryan Crotty, 12 Sonny Bill Williams, 11 Rieko Ioane, 10 Beauden Barrett, 9 Aaron Smith, 8 Kieran Read, 7 Sam Cane, 6 Jerome Kaino, 5 Sam Whitelock, 4 Brodie Retallick, 3 Owen Franks, 2 Codie Taylor, 1 Joe Moody;

Suplentes: 16 Nathan Harris, 17 Wyatt Crockett, 18 Charlie Faumuina, 19 Scott Barrett, 20 Ardie Savea, 21 TJ Perenara, 22 Aaron Cruden/Lima Sopoaga, 23 Anton Lienert-Brown;

British and Irish Lions: 15 Liam Williams, 14 Anthony Watson, 13 Jonathan Davies, 12 Ben Te’o, 11 Elliot Daly, 10 Owen Farrell, 9 Conor Murray, 8 Taulupe Faletau, 7 Sean O’Brien, 6 Peter O’Mahony (c), 5 George Kruis, 4 Alun Wyn Jones, 3 Tadgh Furlong, 2 Jamie George, 1 Mako Vunipola;

Suplentes: 16 Ken Owens, 17 Jack McGrath, 18 Kyle Sinckler, 19 Maro Itoje, 20 Sam Warburton, 21 Rhys Webb, 22 Jonathan Sexton, 23 Leigh Halfpenny;
Jogo 1 de 2005

Jogo 2 de 2005

Jogo 3 de 2005