Campeão Panasonic Wild Knights larga com derrota na Top League japonesa

Foi dada a largada para a Top League, o Campeonato Japonês 2016-17! E logo na primeira rodada teve clássico e grandes jogos.

 

O jogo da rodada

Wild Knights e Yamaha Júbilo abriram a temporada 2016-2017 no Príncipe Chichibu.  O placar teve sua primeira movimentação aos 15 minutos com try de Male Sa’u que Gerhard van den Heever converteu. Mose Tuiali’i deu o passe preciso para o segundo try do Yamaha, Nakazono na ponta esquerda, convertido. O desconto para os atuais campeões veio com Keisuke Moriya que anotou seu try aos 28 minutos, Berrick Barnes converteu.  Van den Heever fechou a primeira etapa com cobrança de penal. Yamaha 17 a 7.

No segundo tempo o Panasonic foi precocemente golpeado por um penal try. A resposta foi com Akihito Yamada aos 17, com conversão de Barnes. O final da partida reservou um confronto digno destas duas equipes. Berrick Barnes fez um cruzamento perfeito para Akihito Yamada que recebeu livre pela ponta direita para mergulhar no ingoal, fazendo assim seu segundo try no jogo, convertido. Van den Heever foi expulso aos 66 minutos, por sorte dos Azuis de Iwata, Naoki Kawamata foi amarelado nos últimos minutos de jogo, 14 para cada lado, congelando assim o placar até o final. Yamaha Júbilo 24, Panasonic Wild Knights 21.

Sungoliath, Rams e Lupus vencem no sufoco

Em um jogo de pouca movimentação no placar, Yasumasa marcou todos os pontos do Kintetsu Liners contra o Suntory Sungoliath, um try, uma conversão e dois penais, porém foi Kosei Ono com seus três chutes de penal o “Homem do Jogo”. Um try no fim do  feito por Masakatsu Nishikawa definiu a vitória chorada dos amarelos de Tóquio por 14 a 13.

Colin Bourke fez do dropgoal que sacramentou a vitória do Ricoh Black Rams contra o NEC Green Rockets, aos 30 do segundo tempo. 23 a 20 foi o placar do jogo.  Yuki Miyamae quase recebeu um cruzamento na ponta e por pouco não marcou para os verdes o que seria o ultimo lance da partida, try da vitória desperdiçado.

Olho neles! O Toshiba Brave Lupus mostrou velocidade e agressividade no embate contra o Kubota Spears. Louis Fouché com penal abriu o placar para o  Kubota e como resposta veio o try dos vermelhos, Matsuoka na extrema esquerda, derrubando a bandeirinha. Otukolo diminuiu para os azuis com try.

No segundo tempo, Fouché novamente abriu os trabalhos com duas cobranças de penal para os visitantes. Yu Tamura chutou cruzado para a recepção de Masuda que mergulhou para mais um try vermelho, belo lance. Com uma posse de bola de 70% a equipe do Kubota Spears pressionou e chegou ao try aos 39 minutos, fechando assim o placar. Toshiba Brave Lupus 22 a 19.

Demais resultados

O Kobelco Steelers venceu em casa o NTT Shining Arcs por 27 a 17. O jogador de Tonga Fraser Anderson marcou três tries e foi eleito o “Homem do Jogo”. O Jogo foi limpo, sem cartões, com os vermelhos de Kobe terminado o primeiro tempo atrás no placar.  Publico pequeno, pouco mais de 4.000 expectadores. O Coca-Cola começou com o pé esquerdo e perdeu para o Canon Eagles que com os bons chutes de Juan-Claude Ross marcou expressivos 31 a 14. No embate dos “Toyotas” melhor para o Verblitz que venceu bem o Shuttles por 39 a 18, vitória mais expressiva da rodada.

Se a vitória mais expressiva foi a dos verdes de Toyota, a mais valiosa foi a do Munakata Sanix Blues que bateu fora de casa o Honda Heat por 33 a 22. Os azuis começaram vencendo, pontuando logo no primeiro minuto e ficando na dianteira por todo o certame. O ponto bônus não veio, mas a equipe recém promovida ocupa a terceira colocação e enfrenta o Toyota Shuttles em casa na próxima rodada, a possibilidade de uma vitória é alta, um preparo para o primeiro grande desafio que é receber o Yamaha Júbilo em casa na terceira rodada.

 

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Wild Knights 21 x 24 Jubilo

Sungoliath 14 x 13 Liners

Black Rams 23 x 20 Green Rockets

Heat 22 x 33 Blues

Steelers 27 x 17 Shining Arcs

Brave Lupus 22 x 19 Spears

Verblitz 39 x 18 Shuttles

Red Sparks 14 x 31 Eagles

 

Clube Prefeitura Jogos Pontos
Yamaha Jubilo Shizuoka 10 48
Suntory Sungoliath Tóquio 10 47
Panasonic Wild Knights Gunma 10 38
Kobelco Steelers Kobe 10 38
Toyota Verblitz Toyota 10 33
NTT Shining Arcs Chiba 10 26
Ricoh Black Rams Tóquio 10 24
Toshiba Brave Lupus Tóquio 10 22
Munakata Sanix Blues Munakata 10 21
NEC Green Rockets Chiba 10 20
Canon Eagles Tóquio 10 16
Kubota Spears Chiba 10 15
Kintetsu Liners Osaka 10 13
Coca-Cola West Red Sparks Fukuoka 10 12
Honda Heat Suzuka 10 06
Toyota Industries Shuttles Nagoya 10 06

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

– 1º ao 3º lugares = classificação ao All-Japan Rugby Championship 2017 (Copa do Japão);
– 13º ao 15º lugares = repescagem contra o rebaixamento contra 3 equipes do Top Challenge 1 (2ª divisão);
– 16º lugar = rebaixamento

 

Escrito por: Leandro Vieira

Foto: Akio Kubo – Yamaha Jubilo

Comentários