Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 tem um novo/velho líder: o Clermont (1º), que continua a jogar um grande rugby e não teve dificuldade para bater em casa o Castres (9º), beneficiando-se da derrota do La Rochelle (2º), derrotado pelo Stade Français em Paris (8º). A briga lá em cima embolou, com o Toulon (3º) crescendo após vencer em seus domínios o Montpellier (4º). No meio da tabela, e empatados em pontos, estão Toulouse e (5º) e Brive (7º), que venceram em casa Grenoble (14º) e Racing (11º), enquanto o Bordeaux (6º) viajou para superar o Pau (10º). No duelo dos desesperados, Bayonne (13º) e Lyon (12º) não saíram de um empate no País Basco.

 

Clermont na liderança

- Continua depois da publicidade -

Os amarelos são os novos líderes do Top 14 batendo em casa o Castres por 29 a 19 e se beneficiando da derrota do La Rochelle em Paris. Em uma partida muito truncada, em que mais uma vez os donos da casa deixaram escapar o ponto bônus, a força física e o scrum fixo garantiram a vitória do Clermont, que anotou três tries, com os pontas David Strettle e Noa Nakaitaci e o asa Juricael Cancoriet. O Castres, prejudicado pela indisciplina, deixou sua marca com o abertura Benjamin Urdapilleta. O Clermont continua em casa, defendendo a liderança contra o Toulouse, que vem na ascendente enquanto o Castres viaja para enfrentar o Montpellier.

 

Toulon em grande forma

Depois da boa vitória contra o Clermont, o Toulon não tomou conhecimento do Montpellier, vencendo por 28 a 6 e deixando a crise definitivamente para trás. Em uma partida de apenas uma equipe só os donos da casa entraram no in-goal com o hooker Guilhem Girardo, o ponta Josua Tuisova e o asa reservan Liam Gill. O Toulon sai de casa para medir forças com o surpreendente La Rochelle enquanto o Montpellier tenta se recuperar desse grande golpe em casa contra o Castres.

 

Bordeaux vence primeira fora

Faltou pouco para o Pau conquistar a primeira sequencia de três vitória seguidas desde a volta da equipe ao Top 14, sendo derrotada nos minutos finais, em casa, pelo Bordeaux por 30 a 28. O jogo foi muito equilibrado com os donos da casa anotando um try, com o ponta Louis Dupichot, e o segundo centro Tom Taylor acertando sete chutes. O Bordeaux igualaria em um try do scrum half Baptiste Serin e viraria a partida faltando apenas três minutos, em uma bola interceptada do centro Reserva Romain Lonca.

 

A derrota complica a situação da Section Paloise, que vê a zona de rebaixamento mais próxima, o time agora viaja para enfrentar o Lyon, em uma partida fundamental para as ambições da equipe. O Bordeaux consolida o bom momento e tem a chance de dar um salto na classificação quando recebe o Brive.

 

Toulouse faz a lição

Em um jogo de apenas uma equipe o Toulouse atropelou em casa o lanterna Grenoble por 31 a 3, não dando chance para os alpinos, que mesmo no começo da temporada já parecem ter aceitado o rebaixamento. Conquistando o primeiro ponto bônus da temporada os occitanos entraram no in-goal quatro vezes, com o oitavo Gillian Galan, o fullback Maxime Medard, o asa Talalei Gray e o segundo centro Florian Fritz.  O Toulouse agora viaja para enfrentar o empolgado Clermont enquanto o Grenoble volta para casa jogar a vida contra o Bayonne.

 

Brive, o matador de gigantes

Depois da vitória em casa na primeira rodada diante do Toulon, o Brive aprontou mais uma batendo os atuais campeões franceses do Racing por 25 a 16. As equipes empataram em tries, o oitavo Koyamaibole anotou para os donos da casa enquanto os parisienses fizeram com o ponta Juan Inhoff, a diferença no placar foi construída na indisciplina dos visitantes, que seguem sem vencer longe da cidade luz. O Brive sairá de casa para enfrentar o Bordeaux enquanto o Racing volta para Paris enfrenta o Stade Français no clássico da capital francesa.

 

Stade Français se garante em casa

Os parisienses do Stade Français receberam o La Rochelle e fizeram valer o fator casa, conquistando uma importante vitória por 31 a 26. Anotando quatro tries, com os asas Antonie Burban (duas vezes) e Raphael Lakafia e um penal try, o time da cidade luz diminuiu o ritmo no segundo tempo, sofrendo muita pressão dos atlânticos, que entraram no in-goal com o abertura Brock James e o centro reserva Arthur Retiere e saem da capital com um importante ponto bônus.
 
A vitória vem em boa hora para o time da capital, que ainda não convenceu esse ano e tem o clássico de Paris contra o Racing. O La Rochelle sai da capital com um bom resultado e se prepara para receber o Toulon, em um jogo que pode colocar os atlânticos definitivamente entre os favoritos.

 

Um empate ruim para os dois lados

Bayonne e Lyon se enfrentaram no País Basco saindo de campo com um 22 a 22 que decepcionou as duas equipes. Os bascos perdem a chance de vencer um adversário direto na luta contra o rebaixamento enquanto o time da segunda maior cidade francesas deixou escapar boas chances de voltar para casa com uma vitória que seria fundamental na luta pela permanência. A partida teve tries apenas na segunda etapa o abertura Michael Harris anotou primeiro para os visitantes com o ponta Romain Martial respondendo para os bascos.

 

O Bayonne se complica com o resultado viajando agora para enfrentar o desesperado Grenoble, em uma final para as duas equipes. O Lyon respira na tabela de classificação e volta para casa enfrentar outro adversário na luta contra o rebaixamento, a Section Paloise.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Clermont 29 x 19 Castres

Pau 28 x 30 Bordeaux

Bayonne 22 x 22 Lyon

Toulouse 31 x 03 Grenoble

Brive 25 x 16 Racing

Stade Français 31 x 26 La Rochelle

Toulon 28 x 06 Montpellier

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Escrito por: Diego Gutierrez

Foto: LNR