Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Depois de duas semanas de parada, para a realização da primeira rodada da Copa Europeia, o Top 14 francês voltou a todo vapor. O Clermont (1º) continua dominando e não tomou conhecimento, fora de casa, do Brive (10º). Toulon (3º) e Montpellier (2º) fizeram a lição de casa batendo Grenoble (13º) e La Rochelle (4º). No meio da tabela, tudo embolado com o Toulouse (5º) batendo fora de casa o Pau (12º) e o Castres (9º) superando em casa o Bordeaux (6º). Os parisienses tiveram uma boa rodada com Stade Français (8º) batendo o Lyon (11º) na Cidade Luz e o Racing (7º) superando o Bayonne (14º) no País Basco.

 

Clermont mais líder que nunca

- Continua depois da publicidade -

No clássico do Maciço Central o Clermont não teve dó do irmão menor Brive, atropelando o time de Limousin fora de casa, os rivais regionais por 40 a 16. O time amarelo dominou em todos os aspectos do jogo entrando no in-goal com o abertura Patricio Fernandez (duas vezes), o scrum-half Charlie Cassang e o ponta Seru Nakaitaci. O Brive tentou  não decepcionar a sua torcida, mas conseguiu  anotar apenas um try, com o pilar   Soso Bekoshvili.  O Clermont parece imparável, tanto na Europa quanto no Top 14 recebendo na próxima rodada o combalido Grenoble enquanto o Brive recebe o Bayonne.

 

Montpellier vence na sorte e no coração

Na partida entre duas equipes que estão no topo da tabela o Montpellier levou a melhor batendo em casa o La Rochelle por 12 a 11 em uma partida decidida no ultimo minuto.  Apesar da vitória os donos da casa não fizeram uma boa partida, dominados em quase todos os aspectos e cedendo o único try do jogo, para o pilar Uini Atonio.  A vitória foi conquistada apenas no ultimo minuto da partida, graças primeiramente a inexperiência do fullback Charles Bouldoire que errou o chute para fora, dando mais uma chance para os donos da casa atacarem e conquistarem o penal decisivo.

 

A vitória vem graças ao pragmatismo do Montpellier, que não desistiu e seguiu o plano de jogo, mas mostra uma equipe ainda com muitas falhas que precisam ser corrigidas quando a equipe enfrentar o Racing em Paris. O ponto bônus não apaga a decepção do La Rochelle que deixou escapar uma vitória garantida e a primeira colocação, o time recebe o Pau e tem todas as condições de fazer um bom jogo.

 

Castres faz valer fator casa

Jogando em casa o Castres conquistou uma vitória fundamental na luta por uma vaga nas finais batendo o Bordeaux por33 a 27. Jogando um rugby pragmático e apostando na dominação no scrum o Castres anotou três tries, um penal try e com o segundo centro Thomas Combezou e o abertura reserva Antoine Dupont. O time da terra dos vinhos não ficou para trás entrando no in-goal com o scrum-half Baptiste Serin, o fullback Jean Buttin e o segundo centro Jayden Spence. O resultado coloca o Castres na briga por uma vaga nas finais, o time agora viaja para enfrentar o Toulouse. O Bordeaux volta para casa enfrentar o Stade Français.

 

Sem problemas para o Toulon

A equipe mais rica da Europa teve uma semana complicada, com muitas polêmicas e a indicação de um novo técnico, Mike Ford. Mesmo assim o time não teve problemas para bater em casa o frágil Grenoble por 42 a 12. Os donos da casa dominaram o jogo em todos os aspectos, entrando no in-goal com o segundo centro Mathieu Bastareaud, o segunda linha Mamuka Gorgodze, o asa reserva Jocelino Suta, o ponta Axel Aranda e dois penais try. Os alpinos ainda tiveram condições de anotar duas vezes, com o ponta Edward Sawailau e o fullback Gio Aplon. O Toulon viaja para enfrentar o Lyon enquanto o Grenoble continua na estrada para medir forças com o imparável Clermont.

 

Toulouse vence primeira em casa

Depois de dois jogos ruins pela Copa Europeia o Toulouse viajou para o interior medir forças com o Pau, voltando para casa com uma boa vitória por 24 a 20. Em um jogo marcado pela eficiência dos visitantes que se aproveitaram melhor das chances anotando dois tries com os asas Thierry Desautoar  e Iosefa Tekori. A Section, como sempre em casa, foi muito valente fazendo os visitantes lutarem por cada bola, anotando também seus dois tries, com o segunda linha Daniel Ramsay e o ponta Watisoni Votu.

 

A Section perde mais uma em casa, pontos que estão fazendo falta para o time, que conta com uma temporada desastrosa de Bayonne e Grenoble para se manter na divisão de elite, a quipe viaja para o atlântico enfrentar o La Rochelle. A vitória vem em boa hora para o Toulouse, que precisava recuperar um pouco da confiança, o time agora tem uma missão mias complicada recebendo o Castres.

 

Primeira vitória para o Racing na estrada

No País Basco o Racing conquistou sua primeira vitória longe de Paris, batendo o Bayonne por 16 a 3. Apesar do resultado positivo o jogo não foi a melhor demonstração de rugby, com duas equipes com pouca técnica e muito indisciplinadas, o juiz distribuiu cinco amarelos ao todo na partida. Mesmo assim o ponta Juan Imhoff conseguiu entram no in-goal e garantir uma importante vitória para os parisienses.

 

O Racing volta para casa medir forças com o Montpellier, uma equipe de longe mais qualificada. O Bayonne, que parece ter se resignado com o rebaixamento viaja para enfrentar o Brive.

 

Stade Français se impõe diante do Lyon

No jogo que colocou em lados opostos as duas maiores cidades francesas o time de Rosa levou a melhor batendo em Paris o Lyon por 25 a 19. Em um jogo sem um grande nível técnico os donos da casa conquistaram a vitória jogando de forma eficiente e se aproveitando melhor das falhas do Lyon. Os time empataram em tries com o ponta Waisea Nayacalevu anotando para os donos da casa e o scrum-half Resultados da pesquisa Baptiste Amédée Couilloud respondendo.

 

A vitória trás alívio para o Stade Français, que se afasta da zona de rebaixamento, mas mostra uma equipe ainda com muitas deficiências, o time agora sai da capital para enfrentar o Bordeaux. A derrota já estava nos planos do Lyon que volta para casa enfrentar o Toulon.

 

Líder Agen perde na Pro D2

Na segunda divisão, o destaque foi a derrota do líder Agen fora de casa diante do Oyonnax, 21 x 16, em duelo das equipes que jogaram o Top 14 na temporada passada. A jornada foi ainda feliz para o Biarritz, que “tirou o pé da lama” derrotando fora de casa o tradicional Bourgoin, 22 x 15. Já o Perpignan ficou no empate em 20 x 20 com o caçula revelação Angoulême.



 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Pau 20 x 24 Toulouse

Stade Français 25 x 19 Lyon

Montpellier 12 x 11 La Rochelle

Toulon 42 x 12 Grenoble

Bayonne 03 x 16 Racing

Castres 33 x 27 Bordeaux

Brive 16 x 40 Clermont

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2016-17

Oyonnax 21 x 16 Agen

Montauban 21 x 03 Narbonne

Bourgoin 15 x 22 Biarritz

Vannes 34 x 06 Albi

Mont de Marsan 28 x 20 Carcassonne

Angoulême 20 x 20 Perpignan

Aurillac 32 x 09 Béziers

Colomiers 46 x 22 Dax

 

ClubeCidadeJogosPontos
OyonnaxOyonnax3090
AgenAgen3087
MontaubanMontauban3086
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3083
BiarritzBiarritz3081
PerpignanPerpignan3079
ColomiersColomiers3078
AurillacAurillac3070
CarcassonneCarcassonne3064
BéziersBéziers3063
VannesVannes3061
NarbonneNarbonne3061
AngoulêmeSoyaux-Angoulême3061
DaxDax3059
AlbiAlbi3057
BourgoinBourgoin-Jallieu3017
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Escrito por: Diego Gutierrez

Foto: Clermont – LNR.fr