Tempo de leitura: 3 minutos

Quartas de final do Campeonato da Europa sub-18, com realização em Lisboa. França, Roménia, Bélgica, Rússia, Geórgia, Alemanha, Portugal e Espanha a discutirem o título de campeão europeu da modalidade. Na sexta-feira dia 22 de Março, o Europeu foi aberto pela Geórgia-Roménia e Bélgica-Rússia. Os lelos não tiveram dificuldade em arrumar os carvalhos, num jogo entre chuva intensa e um relvado pesado. Logo aos 3’ G. Narimanidze aproveitou um excelente cross kick do seu nº10, G. Aprasidze, para abrir a contagem. Até ao final, os georgianos não tiraram o pé do acelerador, apesar, de em certos momentos terem cometido erros menos “normais” para o nível que têm apresentado nas duas últimas edições dos campeonatos de Europa de formação.

 

No outro jogo à mesma hora, Rússia e Bélgica tiveram um “encontro” interessante do ponto de vista do resultado final, com um 08-06. Porém, o jogo foi quase sempre mal jogado, com vários avants, erros de handling, perdendo o tempo entre alinhamentos sem entusiasmo ou formações ordenadas repetitivas. Valeu o ensaio com uma penalidade do defesa belga para garantir uma vitória histórica que lhes garante a meia-final de apuramento para campeão.

- Continua depois da publicidade -

 

Nos jogos da tarde, França dominou em absoluto a Espanha, apesar dos espanhóis terem ainda esboçado um bom jogo na primeira parte, a nível defensivo. Contudo, os campeões em título não foram de “modas” e fazendo vincar o seu melhor rugby (notou-se algum perfume dos juniores Bleus) atingiram a marca de 56-14 (8 ensaios contra 2), mantendo o objectivo de voltarem à conquista do ceptro de campeão.

 

Portugal com uma exibição de gala e com 10 ensaios contra 1, voltou a garantir a manutenção na Elite europeia. Não só isto, como demonstraram que existe um futuro para o rugby português. Entre jogadas de classe (handling é um must destes jovens Lobos), uma formação ordenada dominadora e um alinhamento altamente eficaz, arrumaram com a Alemanha por 64-05.

 

O Campeonato da Europa segue na próxima terça-feira com Portugal-Geórgia e Bélgica-França para apurar o Campeão Europeu. A lutar para não descer Roménia-Alemanha e Rússia-Espanha vão ter que digladiar-se para se manterem na divisão de Elite.

 

Inglaterra, Gales, Escócia, Irlanda e Itália decidiram não jogar o torneio críticos à possibilidade de serem rebaixados.

 

Europeu M18 – em Lisboa, Portugal

Quartas de final

França 56 x 14 Espanha

Geórgia 49 x 10 Romênia

Portugal 64 x 5 Alemanha

Rússia 6 x 8 Bélgica

 

Semifinais pelo 5º lugar – dia 22/03

Espanha x Rússia

Romênia x Alemanha

 

Semifinais – dia 22/03

França x Bélgica

Geórgia x Portugal

 

Escrito por: Francisco Isaac

 

No Pacific Challenge, os finalistas foram conhecidos

Já na quinta-feira, o Pacific Challenge chegou à terceira rodada em Suva, Fiji, com nova vitória do time da casa, ainda invicto, e de Samoa, que venceu a segunda, batendo o Japão. Com isso a final ocorre no dia 21 entre fijianos e samoanos. Tonga é a grande decepção, acabando em último lugar na primeira fase, com 50 x 0 nas costas contra Samoa. O torneio é disputado pelos times de desenvolvimento de Fij, Samoa, Tonga e Japão e apoiado pelo World Rugby.

 

2ª rodada – dia 12/03

Fiji Warriors 44 x 14 Junior Japan

Samoa A 50 x 00 Tonga A

 

3ª rodada – dia 17/03

Fiji Warriors 56 x 18 Tonga A

Samoa A 42 x 22 Junio Japan

 

Finais – dia 21/03

3º lugar: Tonga A x Junior Japan

Final: Fiji Warriors x Samoa A