Tempo de leitura: 22 minutos

hurricanes rebels

Como um tufão! Ninguém segura os Hurricanes no Super Rugby. O time de Wellington somou neste fim de semana sua sexta vitória em seis jogos disputados na liga do Sul e segue como líder e único invicto da competição. A vítima da vez foi o fraco Rebels, da Austrália, garantindo 3 pontos de frente, e com um jogo a menos, sobre o Chiefs. Na outra ponta da tabela, a situação de Reds e Blues segue calamitosa, com derrotas, respectivamente, para Lions e Waratahs. Destaque também para o triunfo do Bulls sobre o Crusaders e para a derrota do Stormers frente o Highlanders.

Apenas uma equipe teve descanso na sétima rodada: o Brumbies. Na próxima rodada, os Hurricanes recebem os Stormers, ao passo que o Chiefs pega o Blues. Destaque também para o duelo entre Sharks e Crusaders e o clássico entre Lions e Bulls.

- Continua depois da publicidade -

 

Neozelandeses em alta

A pergunta no momento na Nova Zelândia é: quem segura o Hurricanes. Os amarelos da capital, por incrível que pareça, ainda não tinham jogado em Wellington nesta temporada. E não decepcionaram os pouco mais de 13 mil torcedores – público decepcionante – que compareceram ao Westpac Stadium para verem os ‘Canes vencerem os Rebels por 36 x 12. O primeiro tempo foi mais duro, com Perenara fazendo o único try dos donos da casa. Mas, os Hurricanes deslancharam no segundo tempo e conquistarem o bônus ofensivo, graças aos tries de Cory Jane, Gibbins e Milner-Skudder (duas vezes).

Vitória importante também do Chiefs, que segue na cola do Hurricanes. 37 x 27 em casa, em jogo empolgante, contra o Cheetahs. Foi um jogo de muitos tries, sendo 4 para os neozelandeses e 3 para os sul-africanos. O bônus custou a sair, vindo apenas aos 76′ para os Chiefs. O primeiro tempo foi muito ruim para os donos da casa, que cederam muitos penais aos Cheetahs e foram duas vezes reduzidos a 14 homens. Henrich Brüssow deixou seu try aos 54′ e jogou a pressão para os kiwis. Mas, com try crucial de Sam Cane, aos 68′, os Chiefs cresceram na reta final da partida e conseguiram seu objetivo com try de Andrew Horrell.

Em outro duelo entre neozelandeses e sul-africanos, os kiwis falaram mais alto, com o Highlanders vencendo o Stormers e subindo para o quarto lugar. O time do Cabo acumulou seu segundo insucesso seguido e saiu da zona de classificação ao mata-mata. Foi um jogo exuberante da parte dos Highlanders, que precisaram de apenas 48′ para conquistarem o bônus ofensivo, com tries de Naholo, duas vezes, Aaron Smith e Osborne. Os Stormers correram atrás do prejuízo e encostaram no marcador com tries de Juan de Jongh e Michael Rhodes, mas Dan Pryor definiu a sorte a favor dos azuis de Dunedin. 39 x 21.

 

Neozelandeses em baixa

Em Pretória, o Bulls salvou a honra sul-africana contra os neozelandeses, batendo o Crusaders por 31 x 19. Os Touros Azuis impressionaram, com um começo avassalador: dois tries em 8 minutos, com Hougaard e Odendaal, com com estilo. Carter reduziu para os vermelhos com dois penais e muita potência do scrum de Canterbury. E, aos 22′, Nadolo correu para o try da virada dos ‘Saders, 13 x 12. Antes do intervalo, Pollard devolveu a frente aos Bulls com dois penais, e seguiu sua forma com mais dois chutes precisos no início da segunda etapa, com o pack sul-africano voltando a se impor. O golpe fatal veio aos 65’, após erro dos Crusaders, que permitiram a Grant Hattingh correr 50 metros para cravar o try da vitória dos Bulls.

Pior impossível é a situação do time da maior cidade da Nova Zelândia, o Blues, que segue na lanterna do Super Rugby, com seis jogos e seis derrotas. Os azuis visitaram os campeões Waratahs e acumularam nova derrota: 23 x 11, com Nick Phipps e Peter Betham fazendo os tries dos ‘Tahs, que não convenceram.

 

Sharks e Lions vencem no detalhe

Em situação semelhante ao do Blues está o Queensland Red. Campeão do Super Rugby em 2011, o time vermelho vive um pesadelo. Apesar dos esforços de Quade Cooper, que voltou a mostrar um rugby razoável, os Reds sucumbiram em casa diante do fraco Lions e seguem na penúltima colocação. Foram dois tries para cada lado e a sepultura dos anfitriões foi consumada aos 72′, quando Jantjes arrematou o penal da virada, 18 x 17 para os sul-africanos.

Completando a rodada, outro time sul-africano foi vencedor: o Sharks, que segue é no momento o melhor do país. A vitória, contudo, não foi nada convincente. Jogando em casa, o Sharks penou para vencer o Western Force. 15 x 9, com tries de Marais e Mvovo.

 

super rugby

 

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Hurricanes 36 x 12 Rebels, em Wellington

Reds 17 x 18 Lions, em Brisbane

Chiefs 37 x 27 Cheetahs. em Hamilton

Highlanders 39 x 21 Stormers, em Dunedin

Waratahs 23 x 11 Blues, em Sydney

Sharks 15 x 9 Force, em Durban

Bulls 31 x 19 Crusaders, em Pretória

 

vodacom cup 2013 copy

Vodacom Cup

Blue Bulls 20 x 18 Pumas, em Pretória

Western Province 32 x 12 Sharks, na Cidade do Cabo

Free State 52 x 15 Boland Cavaliers, em Bloemfontein

Falcons 26 x 48 Golden Lions, em Kempton Park

Border Bulldogs 17 x 27 Eastern Province, em East London

Welwitschias 28 x 32 Griffons. em Windhoek

SWD Eagles 12 x 19 Griquas, em George