Tempo de leitura: 3 minutos

Não teve jeito. Cerca de 70 mil pessoas encheram as arquibancadas do Stadio Olimpico de Roma para apoiarem a Itália em seu primeiro jogo em casa no Six Nations 2016, mas assistiram a uma vitória impactante da Inglaterra, 40 x 9.

 

Antes da partida, Eddie Jones, técnico da Inglaterra, falou que seu time atropelaria. Os italianos usaram as declarações como combustível para o primeiro tempo, mas não resistiram na segunda etapa e viram uma avalanche de tries da Rosa.

- Continua depois da publicidade -

 

Os Azzurri começaram fortes a partida, com o primeiro penal sendo arrancado aos 8′ para Carlo Canna abrir o marcador, 3 x 0. A resposta foi imediata, com Farrell respondendo na mesma moeda, 3 x 3. Canna ainda tentou um drop goal sem sucesso, mas quem passou a levar perigo foi a linha inglesa e, em ação de Joseph com Farrell, novo penal foi ganho e Farrell virou o placar, mas por pouco tempo. A Itália ganhou penal no minuto seguinte e Canna igualou tudo de novo.

 

A Itália conseguiu manter o jogo em equilíbrio, mas o primeiro try seria inglês. Aos 21′, Garcia desperdiçou penal de longa distância para os Azzurri e, aos 24′, a Inglaterra deu o troco, com Ben Youngs conduzindo a jogada e servindo Ford para o primeiro try da partida. 11 x 6!

 

Os azuis ainda reagiriam antes do intervalo, sólidos no lateral e iguais em posse de bola. Canna reduziu aos 35′ com penal e teve a chance de virar o placar no começo do segundo tempo, aos 50′, quando a Itália conquistou novo penal, mas o chute não saiu bom.

 

Com 11 x 9 para os ingleses, a torcida italiana mantinha esperanças. Haskell pego McLean no ar e não levou amarelo e, na sequência, Inglaterra pressiona a saída italiana das 22, Bellini se complicou e Sarto teve seu passe interceptado por Joseph, que correu para o segundo try da Rosa.

 

Com a pixotada e o try sofrido, a Itália desmontou. Aos 57′, Danny Care deu lindo passe com os pés para Joseph cravar seu segundo try na partida e liquidar as esperanças dos Azzurri. E tinha mais. Com domínio absoluto da posse de bola, a Inglaterra ampliou quatro minutos depois com mais um penal de Farrell e, aos 70′, Joseph recebeu na ponta e levou a defesa consigo até o in-goal, atropelando para o seu terceiro try na partida, o quarto da Rosa no jogo.

 

Ainda houve tempo para Farrell fazer seu try e dar números finais ao duelo. Inglaterra 40 x 9 Itália, e os italianos seguem com o tabu de jamais terem derrotado a Inglaterra na história. Na próxima rodada, no dia 27, a Itália recebe a Escócia, em duelo das equipe que perderam seus dois jogos até aqui, enquanto a Inglaterra recebe a Irlanda, no mesmo dia, buscando se manter na liderança. Ótimo início de trabalho de Eddie Jones.

 

italia copy copy09versus(14)40rfu

Itália 09 x 40 Inglaterra, em Roma

Árbitro: Glen Jackson (Nova Zelândia)

 

Itália

Penais: Canna (3)

15 Luke McLean, 14 Leonardo Sarto, 13 Michele Campagnaro, 12 Gonzalo Garcia, 11 Mattia Bellini, 10 Carlo Canna, 9 Edoardo Gori, 8 Sergio Parisse, 7 Alessandro Zanni, 6 Francesco Minto, 5 George Fabio Biagi, 4 Marco Fuser, 3 Lorenzo Cittadini, 2 Ornel Gega, 1 Andrea Lovotti,

Suplentes: 16 Davide Giazzon, 17 Matteo Zanusso, 18 Martin Castrogiovanni, 19 Valerio Bernabò, 20 Andries Van Schalkwyk, 21 Guglielmo Palazzani, 22 Kelly Haimona, 23 Andrea Pratichetti.

 

Inglaterra

Tries: Joseph (3), Ford e Farrell

Conversões: Farrell (3)

Penais: Farrell (2) e Ford (1)

15 Mike Brown, 14 Anthony Watson, 13 Jonathan Joseph, 12 Owen Farrell, 11 Jack Nowell, 10 George Ford, 9 Ben Youngs, 8 Billy Vunipola, 7 James Haskell, 6 Chris Robshaw, 5 George Kruis, 4 Courtney Lawes, 3 Dan Cole, 2 Dylan Hartley (c), 1 Mako Vunipola.

Suplentes: 16 Jamie George, 17 Joe Marler, 18 Paul Hill, 19 Joe Launchbury, 20 Maro Itoje, 21 Jack Clifford, 22 Danny Care, 23 Alex Goode

 

SeleçãoJogosPontos
Inglaterra510
Gales57
Irlanda55
Escócia54
França54
Itália50
Vitória = 2 pontos;
Empate = 1 ponto;
Derrota = 0 pontos

 

Foto: ©INPHO/Billy Stickland