Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Super Rugby viveu neste fim de semana rodada cheia, com todos os 18 times em campo pela última vez até julho, por contas dos amistosos internacionais e dos British and Irish Lions. Os Crusaders seguiram invictos na liderança na Australásia, enquanto os Lions continuam voando baixo na África.

 

Mas os destaques ficaram com as definições de 6 dos 8 classificados ao mata-mata final. Na Nova Zelândia, os Blues foram eliminados matematicamente com um empate contra os Chiefs, definindo que Crusaders, Hurricanes, Highlanders e Chiefs estarão nas quartas de final. Na África do Sul, os Sharks se juntaram aos Lions como classificados ao vencerem os Stormers, que precisam apenas de 1 ponto em 3 jogos para também se confirmarem matematicamente no mata-mata e eliminarem os Bulls de vez. Quem lamentou foram os Jaguares, que perderam na Argentina para os Brumbies e deram adeus às chances de avançarem. Apenas a vaga australiana está em aberto, com os Brumbies, no entanto, muito próximos de se confirmarem, mas ainda com Waratahs e Force sonhando com um milagre.

- Continua depois da publicidade -

 

No próximo fim de semana, somente os times neozelandeses e australianos estarão em campo, enquanto os sul-africanos terão uma pausa para os Springboks se prepararem para os 3 tests contra a França, que começam no dia 10. Depois, o Super Rugby terá uma pausa de três semanas.

 

Crusaders e Lions de vento em popa

Na parte de cima da tabela, Crusaders e Lions seguem implacáveis. Os Crusaders se mantiveram invictos, alcançando 13ª vitória em 13 jogos ao baterem fora de casa os Rebels, segunda pior equipe da liga, por 41 x 19. Foi outro passeio do time de Christchurch e sua jovem geração de ouro, com 6 tries, sendo 4 só no primeiro tempo. Jed Brown (2 vezes), Mataele, Tamanivalu, Havili e Drummond cruzaram o in-goal para os líderes.

 

Já os Lions duelaram com os Kings e acabaram com as esperanças de classificação do time de Porto Elizabeth com sonoros 54 x 10. Rugby sempre vistoso do time de Joanesburgo, que correu para 8 tries, com destaque para 2 de Kwagga Smith.

 


 

Bye bye, Blues

Na Nova Zelândia, o jogo decisivo rolou já na sexta-feira, com os Blues fazendo o duelo de vida ou morte em casa contra os Chiefs. E o clássico do norte terminou em empate, que foi um duro golpe para o time de Auckland. Rieko Ioane fez o primeiro try para os Blues, aos 30′, mas McKenzie deu o troco antes do intervalo para os Chiefs. Os pés de Piers Francis mantiveram os Blues em vantagem até os 68′, quando Faauli recebeu chute de McKenzie e cruzou o in-goal para o try que poderia ter dado o triunfo aos visitantes, mas com a conversão perdida o jogo ficou em 16 x 16. Francis teve ainda a chance da vitória dos Blues com penal, mas jogou fora.

 

Classificados pelo empate dos Blues, Hurricanes e Highlanders seguiram suas formas com mais vitória sobre equipes dos demais países. Os Highlanders fizeram um jogão em casa com os Waratahs, com uma vitória por 44 x 28 que complicou a situação do time de Sydney na briga pelo mata-mata. Os australianos deram muito trabalho no primeiro tempo. Buckman, aos 15′, fez o primeiro try do jogo para os kiwis, mas Folau e Naiyaravoro fizeram os tries da virada dos ‘Tahs no placar, 14 x 13. Porém, o segundo tempo foi todo dos Highlanders, que atropelaram rumo à vitória com tries de Coltman (push-over do scrum), Tevita Li (em pintura, apanhando chute de Sopoaga), Thompson, Lienert-Brown e Sopoaga. Jake Gordon ainda guardou 2 tries no fim para os australianos, mas sem tempo de reação.

 

Já os Hurricanes foram à África do Sul e praticamente sepultaram os Bulls vencendo bem por 34 x 20. Foi um atropelo no primeiro tempo, com com os sul-africanos correndo para 4 tries, com Jordie Barrett, Laumape, Wes Goosen, Abbott. Apisai ainda fez um último try no segundo tempo.

 



 

Adiós, Jaguares

Na outra chave, os times de África do Sul, Argentina e Japão foram separados em 2 grupos, sendo que os campeões de cada grupo e o melhor segundo colocado irão ao mata-mata. E o melhor segundo colocado já soma mais pontos que o primeiro colocado do outro grupo. É o Sharks, do grupo “África 2”, que recebeu o líder do “África 1”, o Stormers, no grande clássico da jornada. Uma vitória dos Sharks jogaria muita pressão na sequência sobre os Jaguares argentinos, que estão em terceiro lugar no “África 2”. E foi o que ocorreu. Os Sharks brilharam com um forte primeiro tempo de dois tries, de Deysel e Lewies. SP Marais guardou o try da reação do time do Cabo aos 56′, mas Nkosi, aos 63′, liquidou a fatura a favor dos alvinegros de Durban.

 

Os Jaguares não puderam se salvar e decepcionaram o torcedor em Buenos Aires caindo contra os australianos do Brumbies por 34 x 15. Na força do pack, Sam Carter inaugurou o placar aos 13′ para o time de Canberra, mas a resposta argentina foi rápida, com Lavanini, aos 19′. Os Jaguares depois pararam e foram dominados pelos visitantes, que mostraram um rugby muito mais aberto e ofensivo, punindo a desorganização defensiva dos donos da casa. Foram 2 tries seguidos do fullback Thomas Banks, aos 25′ e aos 29′. E, no segundo tempo, aos 56′, Henry Speight correu para o quarto try dos Brumbies, sepultando as esperanças dos Jaguares. Tinha mais ainda e os australianos guardaram mais 2 tries, ambos com Muirhead. Apenas aos 78′ Petti descontou com o segundo try argentino.

 


 

Uma nova esperança

A vitória deu aos Brumbies 9 pontos de frente sobre os Waratahs na briga pela vaga australiana nas quartas de final. Já 11 pontos abaixo dos Brumbies, mas ainda sonhando em avançar com 3 rodadas pela frente, está o Western Force, que ganhou sobrevida na sexta ao vencer fora de casa o dérbi australiano da rodada contra o Queensland Reds. O time de Brisbane largou na frente com try de Paia’aua, depois de bela finta de Quade Cooper. Mas, o Force estava bem no jogo e chegou a seu try antes do intervalo, com Haylett-Petty. Atrás no placar, o Reds reagiu no segundo tempo com uma sequência com try Lui, aos 42′, respondido com um penal try a favor do Force aos 44′. O Reds virou o placar com 2 tries seguidos do veterano Stephen Moore, na força do pack, que abriam 26 x 23 para os donos da casa, mas o Force seguia no jogo e, aos 62′, Brache recolocou o time de Perth em vantagem com terceiro try. E o lance decisivo veio aos 70′, com Polota-Nau rompendo para o try da vitória do Force, quando os Reds jogavam com 14 homens. 40 x 26 que renovaram as esperanças na costa oeste australiana.

 

Fechando o giro, os Cheetahs, já eliminados, foram ao Japão e mantiveram os Sunwolves com a pior campanha até aqui. Foi um baile sul-africano, com 47 x 07 no placar, para preocupar qualquer torcedor japonês, com direito a 7 tries para os Cheetahs.

 

 

Super Rugby logo

Super Rugby – Liga do Hemisfério Sul

Blues 16 x 16 Chiefs

Reds 26 x 40 Force

Sunwolves 07 x 47 Cheetahs

Highlanders 44 x 28 Waratahs

Rebels 19 x 41 Crusaders

Bulls 20 x 34 Hurricanes

Sharks 22 x 10 Stormers

Jaguares 15 x 34 Brumbies

Lions 54 x 10 Kings

 

EquipeConferência*PaísCidadeJogosPontos
Grupo Australásia
CrusadersNeozelandesaNova ZelândiaChristchurch1563
HurricanesNeozelandesaNova ZelândiaWellington1558
ChiefsNeozelandesaNova ZelândiaHamilton1557
HighlandersNeozelandesaNova ZelândiaDunedin1551
BluesNeozelandesaNova ZelândiaAuckland1537
BrumbiesAustralianaAustráliaCanberra1534
ForceAustralianaAustráliaPerth1526
RedsAustralianaAustráliaBrisbane1521
WaratahsAustralianaAustráliaSydney1519
RebelsAustralianaAustráliaMelbourne1509
Grupo África do Sul
LionsÁfrica 2África do SulJoanesburgo1565
StormersÁfrica 1África do SulCidade do Cabo1543
SharksÁfrica 2África do SulDurban1542
JaguaresÁfrica 2ArgentinaBuenos Aires1533
KingsÁfrica 2África do SulPorto Elizabeth1528
CheetahsÁfrica 1África do SulBloemfontein1521
BullsÁfrica 1África do SulPretória1520
SunwolvesÁfrica 1JapãoTóquio1512
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

Classificam-se às quartas de final:
- o 1º colocado de cada uma das 4 conferências*;
- mais três equipes de melhor campanha no Grupo Australásia;
- mais a equipe de melhor campanha no Grupo África do Sul;

 

Próxima rodada

Dia 02/06 – Blues x Reds

Dia 02/06 – Crusaders x Highlanders

Dia 03/06 – Chiefs x Waratahs

Dia 03/06 – Brumbies x Rebels

Dia 03/06 – Force x Hurricanes

 

Foto: Jaguares