Na Top League, Kobelco Steelers atropela Yamaha Jubilo na reta final da fase de grupos

Top League japonesa está na reta final da fase de grupos, com o Grupo A embolado e com o Grupo B tendo o Kobelco Steelers na liderança liderança após atropelo sobre o forte Jubilo.

 

Yamaha cai em casa cheia diante o Kobelco

Ayumu Goromaru agora é ninja, porém suas habilidades apuradas não foram suficientes para levar o Yamaha Jubilo a continuar o único imbatível, até então, para mais uma vitória. O agora líder Kobelco Steelers se impôs e venceu os azuis de Iwata, mostrando quem está mais inteiro na fase classificatória.

 

A casa Yamaha Stadium, quase 13 mil pagantes viram o time de Goromaru começar despretensioso, aos 16 minutos p placar foi aberto por Fraser Anderson após Nakazono tentar aplicar um lençol no ponta que só teve o trabalho de apoiar a bola no ingoal. O ponta Ohashi marcou sozinho quatro tries, levando os Steelers ao placar de 36 a 0, um deles após linda jogada coletiva com troca rápida de passes definindo na extrema direita. Siale Piutau até esboçou uma reação com try aos 28 minutos da segunda etapa, mas nada adiantou. Cabia Ainda mais um try vermelho com Minamihara. O Yamaha fechou os trabalhos com try de Kyosuke Horie após boa formação de maul. A conversão de Goromaru foi fantástica, na extrema esquerda e próximo a linha dos 10 metros. Fim da invencibilidade, mas quem foi ao estádio recebeu um belo espetáculo. Placar Final Kobelco Steelers 43, Yamaha Júbilo 14.

 

Panasonic quase se complica

Os Wild Knights quase foram derrotados por um dos times que menos fizeram em toda a primeira fase, o Kubota Spears de Tatekawa. Em uma partida equilibrada onde os Spears dominaram durante boa parte, o cartão amarelo de Grant Hattingh foi derradeiro para a virada dos cavaleiros aos 26 minutos do segundo tempo quando o placar mostrava 27 a 23 para o time da casa. JP Pietersen fez o try da virada, Berrick Barnes entrou só na segunda etapa e foi dos pés dele que saíram os últimos pontos após a conversão. Final Panasonic Wild Knights 30, Kubota Spears 27.

 

A turma do fundão

Sete times já tiveram seu destinos selados e lutam agora para conseguir melhores colocações para o torneio playdown. Os “Galácticos” dos Hurricanes perderam mais uma, dessa vez para os Shuttles. Os vermelhos chegaram a vencer em alguns momentos do jogo e tomaram a dianteira nos 20 minutos finais, Os shuttles acabaram vencendo por 29 a 28 faltando poucos instantes para o apito final, try de Vatuvei, conversão de Gerrard.

 

Falando de Coca-cola e NEC, duas campanhas para serem esquecidas. Se há algo digno de nota nesta partida é o bom desempenho do Yu tamura que fez a metade dos pontos na vitória do NEC por 20 a 12, lembrando a todos que este nome ainda será muito falado durante o Super Rugby, já que ele será um dos centros do Sunwolves. Nick Cummins novamente começa no banco e não marcou nenhum ponto na Top League. Apesar dos dois times estarem fora da briga pela Lixil Cup, o Coca-cola é o time mais instável, nada da certo para os Red Sparks.

 

Grupo A: Quatro Times, três vagas

O Toshiba de Michael Leitch tem  o ataque mais positivo da temporada, goleadas monstruosas e quem não viu a cor da bola neste ultimo fim de semana foi o bom time do Kintetsu Liners. Tries de  Richard Kahui, Hiroki Yamamoto, Shohei Toyoshima, Hiroki Yuhara, François Steyn, Naohiro Kotaki, Takahiro Ogawa e Shin Ito selaram a vitoŕia por 58 a 12. 228 pontos em 6 jogos, uma média de 38 por partida, este é o Toshiba Brave Lupus que vem muito forte como favorito ao título.

 

Suntory Sungoliath e NTT Shining Arcs tiveram uma rodada contra times eliminados. Apesar do derby Sungoliath versus Black Rams ser mais complicado que Arcs contra Heat, os dois que ainda lutam pela classificação, não tiveram grandes dificuldades para vencer seus jogos.

 

Em um primeiro tempo equilibrado, os Black Rams de Bernard Foley levaram o empate de 10 a 10 para o vestiário. Na segunda fase a ofensiva amarela falou mais alto e foram marcados quatro tries, Yukio Morikawa, Shota Emi, Hendrik Tui e Kakinaga. O time do Black Rams acertou um try convertido (Colin Bourke) e um penal.

 

Os amarelos de Tóquio agora se preparam para a guerra com Toshiba Brave Lupus. Parece que o sorteio da tabela previa que justamente os postulantes as três vagas restantes se enfrentariam já que o NTT Shining Arcs também venceu na rodada o Heat por 29 a 15, ponto bônus ofensivo. Hoje não há ninguém garantido nas três colocações e a decisão sairá entre eles. Se persistir a tônica deste grupo A, o Sungoliath pode até perder de goleada pra o Toshiba, desde que Liners não vença o Arcs.

 

Duelo de Emergentes

No Grupo B, Canon Eagles e Toyota Verblitz já estão classificados e fizeram uma partida onde o Verblitz só pontuou na primeira etapa. No primeiro tempo terminado em 16 a 10, foi um try para cada lado, Thomas para os verdes e Morita para os Eagles. Na segunda etapa os Eagles anotaram dois tries fechando o placar em 26 a 10.

 

O que esperar da próxima rodada

Faltando apenas as definições mais relevantes no disputado grupo A, sabemos que Panasonic é fortíssimo favorito para terminar em primeiro, enquanto os demais batalharão em confronto direto. Há um sistema de pontos na segunda fase no qual o time que ficou mais bem colocado, recebe mais pontos na tabela, tanto na competição do título quanto na do descenso. Ninguém estará brigando por nada na rodada do dia 26 de dezembro.

 

O Ninja Goromaru

Se você, caro leitor, não entendeu porque Ayumu Goromaru foi chamado de ninja logo no inicio da matéria, pois bem, na semana passada o mesmo foi certificado como mestre ninja pelo Conselho Ninja japonês. Além de suas aparições constantes na TV, o fullback recordista agora tem uma estátua de bronze e seu nome em uma Girafa do zoológico de Shizuoka.

Escrito por: Leandro Vieira

 

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Shining Arcs 29 x 15 Heat

Spears 27 x 30 Wild Knights

Sungoliath 37 x 20 Black Rams

Liners 12 x 58 Brave Lupus

Jubilo 14 x 43 Steelers

Green Rockets 20 x 12 Red Sparks

Red Hurricanes 28 x 29 Shuttles

Eagles 26 x 10 Verblitz

 

ClubeJogosPontos
Grupo A
Panasonic Wild Knights731
Toshiba Brave Lupus726
Kintetsu Liners723
NTT Shining Arcs722
Suntory Sungoliath721
Kubota Spears710
Honda Heat705
Ricoh Black Rams702
Grupo B
Yamaha Jubilo729
Kobelco Steelers727
Toyota Verblitz726
Canon Eagles725
Toyota Industries Shuttles713
NTT-Docomo Red Hurricanes712
NEC Green Rockets707
Coca-Cola West Red Sparks703

 

Foto: Kenji Demura/Top League

Comentários