Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A última rodada da fase de grupos do Campeonato Mundial M20 foi feliz para Nova Zelândia, África do Sul, Inglaterra e França, que garantiram suas classificações para as semifinais do torneio, que está sendo realizado na Geórgia. O time da casa, por outro lado, lamentou nova derrota e disputará as semifinais contra o rebaixamento, assim como Samoa e as decepcionantes Argentina e Irlanda. Já a Itália comemorou a fuga da briga contra o descenso e se juntará a Escócia, Gales e Austrália nas disputas pelo 5º lugar.

Na próxima terça-feira, dia 13, a Inglaterra, atual campeã, terá pela frente a África do Sul, enquanto a Nova Zelândia, maior campeão, medirá forças com a França nas semifinais de olho no título. Já na luta contra o último lugar (o rebaixamento), a Argentina pegará a Geórgia e a Irlanda jogará sua reabilitação contra Samoa.

 

- Continua depois da publicidade -

Austrália faz Inglaterra suar frio

O Grupo A teve na disputa do primeiro lugar muita emoção até o fim. A Inglaterra era a grande favorita, mas passou um sufoco agonizante contra a Austrália, que fez seu melhor jogo no torneio. No primeiro tempo, com try do centro Tuipulotu e com os pés afiados de Goddard, os Young Wallabies se colocaram em vantagem e a Inglaterra, sendo pela primeira vez no torneio pressionada, só conseguiu reagir antes do intervalo, com try malabarista do ponta Ibitoye. A virada inglesa veio aos 51′, com try do pilar Street, mas a Austrália não deu espaços aos ingleses até o fim e, aos 71′, Nucifora chutou o penal que parecia dar a vitória aos australianos. Porém, aos 78′, a Inglaterra arrancou o penal salvador e Malins chutou com precisando, selando um 20 x 19 de arrepiar.

No outro embate do grupo, Gales jogou Samoa para a disputa contra o rebaixamento vencendo por 54 x 20 sem sustos. Foram 8 tries dos galeses, incluindo 2 do ótimo asa Lewis-Hughes.

 

 

Irlanda no inferno, Itália no paraíso

No Grupo B, a Nova Zelândia confirmou o primeiro lugar com um triunfo acachapante sobre uma apática e irreconhecível Irlanda por 69 x 03. O “chocolate” foi completo, com 11 tries para os Baby Blacks, incluindo dois hat-tricks (3 tries), do ponta Clarke e do fullback Jordan. Olho nessas duas máquinas, que fazem os neozelandeses jogarem rugby como se fosse basquete (com o perdão do trocadilho). Clarke e o inglês Ibitoye lideram no momento a artilharia de tries com 5 cada.

Já a Itália escapou da disputa contra o rebaixamento, superando os prognósticos. Na rodada final, os italianos caíram contra uma boa seleção escocesa, 17 x 16, mas fazendo um jogo excelente para não passar sufoco. A Escócia começou melhor, com o ponta Nairn primeiro perdendo um try incrível, largando a bola no in-goal, mas depois de redimindo e atropelando para o primeiro try do jogo. A Itália respondeu com o centro Zanon rompendo para o try, mas Crosbie fez o segundo try antes do intervalo para os escoceses. No segundo tempo, Rizzi, com penais, devolveu a frente aos Azzurini, mas, aos 65′, Dodd fez o try da vitória da Escócia.


 

Argentina vive pesadelo contra os Boks

No Grupo C, depois de empatarem no confronto direto, África do Sul e França atropelaram na rodada final e avançaram juntas às semifinais. Os Boks roubarem a cena primeiro, com uma vitória desconcertante por 72 x 14 sobre uma irreconhecível Argentina, que fez um jogo desastroso e assistiu os sul-africanos crescerem e passarem com 11 tries e um jogo coletivo vistoso. O hooker Grobbelaar se destacou cravando os 2 primeiros tries para os verdes, enquanto o ponta Lombard também cruzou 2 vezes o in-goal, sendo um após festival de offloads e outro em aula de rugby coletivo de passes dos sul-africanos.

Já a França não deu chances ao time da casa e bateu a Geórgia por 54 x 00. Foram 8 tries para os Bleuets, 4 em cada tempo.


 

Campeonato Mundial M20 – Geórgia 2017

3ª rodada

Gales 54 x 20 Samoa, em Tbilisi (Avchala)

Escócia 17 x 16 Itália, em Kutaisi

Argentina 14 x 72 África do Sul, em Tbilisi (Avchala)

Irlanda 03 x 69 Nova Zelândia, em Kutaisi

França 54 x 00 Geórgia, em Tbilisi (Avchala)

Inglaterra 20 x 19 Austrália, em Tbilisi (Avchala)

SeleçaoJogosPontos
Grupo A
Inglaterra314
Austrália310
Gales306
Samoa301
Grupo B
Nova Zelândia315
Escócia309
Itália306
Irlanda302
Grupo C
África do Sul312
França311
Argentina306
Geórgia300

 

Terça-feira, dia 13 de junho

Semifinais pelo 9º lugar

06h00 – Samoa x Irlanda, em Tbilisi (Avchala)

08h30 – Argentina x Geórgia, em Tbilisi (Avchala)

 

Semifinais pelo 5º lugar

08h30 – Austrália x Itália, em Tbilisi (Locomotive)

11h00 – Escócia x Gales, em Tbilisi (Avchala)

 

Semifinais pelo 1º lugar

11h00 – Inglaterra x África do Sul, em Tbilisi (Locomotive)

13h30 – Nova Zelândia x França, em Tbilisi (Locomotive)

 

*Horários de Brasília

 

Foto: World Rugby