Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – ATUALIZADO – Ela começou! A Champions Cup, a Copa Europeia, máxima competição de clubes da Europa, teve sua largada neste fim de semana, com sua primeira rodada rolando de sexta a domingo. Gigantes como Saracens, Leinster, Toulon, Racing e Clermont largaram fortes com vitórias, assim como as novas forças Exeter Chiefs e La Rochelle. O Wasps, por sua vez, decepcionou de novo caindo contra o Ulster, ao passo que a magia italiana acabou com o Treviso caindo contra o Bath. Um empate ainda foi registrado, entre Castres e Munster.

 

Grupo 1: La Rochelle empolga, Wasps decepciona

- Continua depois da publicidade -

O Grupo 1 foi o grupo que abriu a Champions Cup 2017-18 com o jogo de abertura da competição na sexta-feira entre Ulster e Wasps. O time inglês seguiu com sua má fase e saiu da Irlanda do Norte como nova derrota, desta vez por 19 x 09. Stockdale e McCloskey cruzaram o in-goal para o Ulster.

Já o debutante e sensação francesa La Rochelle estreou com uma inspiradora vitória fora de casa sobre o Harlequins. Foi um jogão em Londres, aberto e empolgante, com os franceses largando na frente com tries de Forbes, Doumayrou e Priso no primeiro tempo e Doumayrou novamente na segunda etapa. Apesar dos muitos erros, os Quins reagiram na segunda etapa, mas não conseguiram reverter a desvantagem. 34 x 27.

No próximo domingo o La Rochelle receberá o Ulster e os Wasps farão em casa o dérbi inglês com os Quins.


 

Grupo 2: Saracens e Clermont no topo

Como esperado, Saracens e Clermont lideram o Grupo 2, com ambos vencendo fora de casa. Primeiro, o Saracens atropelou o Northampton Saints em duelo inglês por 57 x 13, no mais brilhante desempenho da rodada. Os londrinos foram perfeitos do começo ao fim contra o forte rival, correndo para 8 tries em uma apresentação aberta e envolvente. Liam Williams marcou duas vezes, enquanto Brad Barritt, Calum Clark, Vincent Koch, Mako Vunipola, Alex Lozowski e Ben Spencer deixaram um try cada.

Enquanto isso, o Clermont superou o susto e venceu em Gales os Ospreys por 26 x 21. O começo dos franceses foi avassalador, com Raka e Spedding marcando 2 tries em 10 minutos, mas os galeses reagiram com try de Rhys Webb, aos 17′, deixando tudo em aberto. Os Ospreys passaram a dominar a posse de bola por completo, com 70% de controle, e encostaram no marcador aos 60′ com try do fullback Daniel Davies, mas seguiram pecando no acúmulo de penais, que permitiu a Morgan Parra manter o Clermont na frente até o fim. Aos 74′, a linha galesa funcionou, Evans marcou seu segundo try, mas a virada nçao aconteceu.

No próximo sábado tem o Clermont recebendo os Saints e os Saracens recebendo os Ospreys.


 

Grupo 3: Leinster e Exeter Chiefs largam com tudo no grupo da morte

O grupo da morte começou quente como esperado e com alegria para irlandeses e ingleses. Jogando em casa, o Leinster triunfou sobre o novo rico Montpellier por 24 x 17. Carbery e Josh van der Flier guardaram os dois primeiros tries para os donos da casa, mas antes do intervalo Nadolo aproveitou bola após scrum para deixar o primeiro try francês e apertar o marcador, 12 x 07. Na volta dos vestiários, no entanto, o Leinster aproveitou erro do Montpellier e Henshaw marcou o terceiro try. Os visitantes não se intimidaram e, aos 61′, o trator Nadolo rompeu para o segundo try, mas a resposta foi imediata com Daly marcando o try da vitória do Leinster.

Já o Exeter Chiefs, campeão da Premiership, recebeu o Glasgow, líder do PRO14, e venceu por 24 x 15 em outro ótimo duelo, que teve os escoceses largando na frente com try de Seymour apanhando chute cruado, mas com os ingleses virando antes da pausa com tries do pilar Harry Williams e do segunda linha Jonny Hill, mostrando a força do pack dos Chiefs. Os Warriors seguiram mostrando sua qualidade na linha e abriram o segundo tempo com Lee Jones marcando o segundo try e deixando o jogo totalmente em aberto. Mas, no finzinho, Exeter liquidou o duelo e deixou Glasgow sem bônus graças ao try de Simmonds.

O Leinster terá o desafio no sábado que vem de visitar o Glasgow, enquanto o Montpellier receberá o Exeter no domingão.


 

Grupo 4: Racing na frente em chave equilibrada

O Grupo 4 largou no sábado em Paris com o Racing superando o Leicester Tigers por 22 x 18. Os Tigers começaram com tudo com Luke Hamilton marcando o primeiro try logo aos 2′, mas os franceses atropelaram com uma sequência de 3 tries no primeiro tempo em questão de 11 minutos, com Nakarawa, Bernard Le Roux e Teddy Thomas. Jonny May manteve o Leicester vivo com o segundo try antes do intervalo, mas, a segunda etapa, que prometia tanto, não correspondeu, com apenas uma troca de penais e com as defesas prevalecendo.

No domingo, foi a vez do Castres receber o Munster em outra partida de grande equilíbrio, que acabou com um empate em 17 x 17. Ebersohn e Dumora deixaram os franceses na frente com tries no primeiro tempo, enquanto Zebo fez o primeiro try do Munster. Os irlandeses viraram o marcador com try de Kilcoyne após a pausa e suaram frio para segurarem a reação do Castres, que empatou com penal de Urdapilleta e pressionou até o fim.

O Munster receberá o Racing no próximo sábado, enquanto o Leicester Tigers buscará a reação recebendo o Castres.

Grupo 5: Toulon sobrevive

O Grupo 5 começou no sábado com o Bath derrotando o embalado Treviso por 23 x 00, com apenas 2 tries, de Mercer e Aled Brew, com os italianos batalhando mas parando no organizado azul inglês.

No domingo, quem brilhou foi o poderoso Toulon, que bateu em casa os Scarlets, campeões do PRO14, em um jogo eletrizante de 21 x 20. Os franceses largaram com tudo abrindo 15 x 00 com tries de Escandé e Guirado, na força do pack. Porém, os galeses voaram baixo na segunda etapa, com McNicholl e Halfpenny (ex Toulon) cruzando o in-goal com 2 tries que viraram o marcador. Mas, aos 63′, Trinh-Duc chutou o penal que devolveu a frente ao Toulon e no fim do jogo Halfpenny desperdiçou o penal que daria a vitória aos Scarlets. Vitória sofrida do Toulon.

Na sexta que vem, os Scarlets receberão o Bath, enquanto o Toulon precisará melhorar em sua visita de sábado à Itália.

champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

Ulster 19 x 09 Wasps

Leinster 24 x 17 Montpellier

Racing 22 x 18 Leicester Tigers

Harlequins 27 x 34 La Rochelle

Bath 23 x 00 Treviso

Exeter Chiefs 24 x 15 Glasgow Warriors

Castres 17 x 17 Munster

Toulon 21 x 20 Scarlets

Northampton Saints 13 x 57 Saracens

Ospreys 21 x 26 Clermont

ClubePaisCidadeJogosPontos
Grupo 1
La RochelleFrançaLa Rochelle620
WaspsInglaterraCoventry617
UlsterIrlandaBelfast617
HarlequinsInglaterraLondres67
Grupo 2
ClermontFrançaClermont-Ferrand622
SaracensInglaterraLondres618
OspreysGalesSwansea615
Northampton SaintsInglaterraNorthampton66
Grupo 3
LeinsterIrlandaDublin627
Exeter ChiefsInglaterraExeter615
MontpellierFrançaMontpellier613
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow67
Grupo 4
MunsterIrlandaLimerick621
RacingFrançaParis619
CastresFrançaCastres612
Leicester TigersInglaterraLeicester67
Grupo 5
ScarletsGalesLlanelli621
ToulonFrançaToulon619
BathInglaterraBath618
Benetton TrevisoItáliaTreviso64
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

Foto: La Rochelle x Harlequins – EPCR – Henry Browne/Getty Images