Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Hora de dar uma olhada no rugby doméstico das Américas! Nos Estados Unidos, o PRO Rugby esteve a todo vapor, enquanto na Argentina o URBA Top 14 é sempre destaque.

 

Ohio dispara no PRO RugbyPor Leandro Vieira

- Continua depois da publicidade -

Nos Estados Unidos, o fim de semana do PRO Rugby teve direito a duelo direto pela classificação e clássico californiano contra a lanterna.

 

Em San Francisco, o Rush recebeu seu rival californiano Sacramento Express e sofreu dura derrota, freando sua reação na tabela. Sacramento começou pressionando bastante pelo lado esquerdo e aos 5 minutos Falcon abriu o placar com try após um scrum, Bergamasco converteu. O segundo try veio aos 10 minutos após jogada rápida de inversão para a ponta direita, Cody Jerabek.

 

Aos 20 minutos, Langilangi Haupeakui recuperou a bola ainda no campo defensivo e correu sozinho mais de 50 metros para anotar mais um try. Kyle Sumsion fechou os primeiros quatro tries dos verdes que ainda se beneficiaram com o nervosismo do time da casa.

 

Tevita Tameilau marcou o primeiro try do Rush e o segundo saiu na jogada seguinte, Orene Ai’i. Fukofuka ainda marcou seu try no ultimo lance da primeira etapa, depois de um scrum muito bem executado com o passe de Orene Ai’i. Final de primeiro tempo: Express 26 a 19.

 

San Francisco não produziu pontos na segunda etapa.  Haupeakui anotou mais um try, de maneira oportunista, viu a brecha e carregou na saída do scrum, convertido por Bergamasco que ainda acertaria um penal.  Aos 29, scrum para os Express na linha dos 5 metros, a defesa vermelha não resistiu, penaltry. A equipe do Rush ainda teve que segurar muito a pressão até o apito final. Sacramento Express 43, San Francisco Rush 19.

 

No outro jogo da jornada, em Columbus, o Ohio Aviator recebeu o San Diego Breakers e deu um passo decisivo rumo à classificação à final. Os Breakers começaram pressionando o time da casa, mas com vacilo na defesa, cedeu os primeiros 3 pontos para os Aviators, Shaun Davies de penal. Kurt Morath descontou também com penal e assim foram os primeiros 20 minutos de um jogo difícil. O primeiro try veio após boa movimentação no maul que Dylan Fawsitt apoiou, com Shaun Davies garantindo a conversão. Morath descontou tambem em cobrança. Fawsitt parecia um back e aos 30 minutos marcou mais um try, dessa vez em velocidade numa linda jogada coletiva oriunda desde a linha defensiva dos 22. Final do primeiro tempo: Aviators 20 a 6.

 

No segundo tempo, demorou 8 minutos para um try aparecer. Na formação de scrum, os Breakers falharam e o oitavo dos Aviators não desperdiçou o try em uma defesa completamente desarranjada, o mesmo não podemos dizer de Davies que o vento desviou a trajetória da sua cobrança de conversão. Morath garantiu mais 3 pontos com penal, mas viu seu time perder o gás.

Estava demorando para Aaron Spike Davis aparecer, ele marcou seu try na extrema ponta direita, ignorando a presença da marcação. O artilheiro do campeonato novamente foi destaque, Davis fez mais um, a troca de passes do San Diego foi parar nas mãos do adversário, ele não pensou e logo foi correndo pra mergulhar.  Aos 67 minutos Kalm fez o o ultimo try do jogo após trabalho no maul. Placar Ohio Aviators 44, San Diego Breakers 21.

 

pro rugby logo

PRO Rugby – Liga profissional norte-americana

San Francisco 19 x 43 Sacramento

Ohio 44 x 21 San Diego

 

EquipeCidadeJogosPontos
Denver StampedeDenver1248
Ohio AviatorsColumbus1247
San Diego BreakersSan Diego1225
San Francisco RushSan Francisco1224
Sacramento ExpressSacramento1218

 

Belgrano vence clássico e lidera o URBA Top 14

Na Argentina, o destaque ficou por conta de um dos mais tradicionais clássicos de Buenos Aires: Belgrano x Alumni, pelo URBA Top 14, o Campeonato de Buenos Aires. 29 x 15 para El Marrón, que lidera a competição ao lado do Hindú. O Elefante também venceu, 28 x 17 sobre o lanterna Mariano Moreno, e se aproveitou das derrotas dos times de San Isidro. O CASI caiu diante do San Luis, magros9 x 6 em La Plata, ao passo que o SIC foi superado pelo CUBA em clássico regional por 16 x 10, reabilitando os “universitários”. Belgrano, Hindú e San Luis são os únicos invictos após 4 rodadas.

 

urba logo(4)

URBA Top 14 – Campeonato de Buenos Aires

CUBA 16 x 10 SIC

Mariano Moreno 17 x 28 Hindú

Pucará 06 x 14 Los Tilos

Atlético del Rosario 09 x 21 Regatas Bella Vista

Newman 10 x 15 La Plata

Belgrano 29 x 15 Alumni

San Luis 09 x 06 CASI

 

ClubeCidadePJVED4+7-PPPCSP
Joaca
Florianópolis411000015510
BC Rugby
Balneário Camboriú0100100515-10
Desterro
Florianópolis0000000000
Costão Norte
Florianópolis0000000000
Itajaí
Itajaí0000000000





Foto: Belgrano x Alumni – La Nación