Ospreys lidera o PRO12 após três rodadas

ARTIGO COM VÍDEOS – A terceira rodada do PRO12, a liga ítalo-celta, premiou os times de Gales e Irlanda. Ospreys e Cardiff Blues brilharam e agora quem lidera a competição é o time de Swansea. Munster, Ulster e Leinster fizeram a festa entre os irlandeses, enquanto o Connacht teve seu jogo com o Zebre adiado por conta das chuvas na Itália.

 

Ospreys e Cardiff em alta

O PRO12 tem um galês na liderança. Os Ospreys, de Swansea, asseguraram a ponta da tabela depois de uma vitória tranquila em casa sobre os italianos do Treviso, que, como esperado, já são os lanternas. 64 x 10 no marcador, com 8 tries de 8 atletas diferentes.

 

Os Ospreys se beneficiaram pela derrota do Glasgow Warriors. Os escoceses foram a Gales e caíram diante do Cardiff Blues, que começa uma temporada finalmente promissora. A partida teve um primeiro tempo de alto nível, com dois tries para cada lado, de Alex Cuthbert e Ray Lee-Lo, para os galeses, e Hogg e Horne, para os escoceses, em 20 minutos sensacionais antes do intervalo. Os penais de Anscombe deixaram os Blues na frente ainda por 6 pontos. Os Warriors cravaram mais um try no recomeço do segundo tempo, com Price, aos 48′, mas sem conversão, deixando o jogo em suspense até o fim. Foi somente aos 77′ que Steven Shingler chutou o penal que liquidou a fatura para Cardiff, selando o duelo em 23 x 19 para os anfitriões.

 

Leinster, Munster e Ulster triunfam

Os outros dois galeses perderam. Os Dragons receberam o Munster e foram derrotados por 20 x 16, em partida sofrida em Newport. Com try de Amos e penais de O’Brien, os donos da casa saíram na frente, mas os irlandeses correram atrás e o centro Cian Bohane fez o try da vitória na segunda etapa.

 

Já os Scarlets foram derrotados em visita à Irlanda do Norte: 19 x 8 a favor do Ulster. O sul-africano Louis Ludik fez o único try dos donos da casa no primeiro tempo e o jogo se arrastou até o fim em placar baixo. Foi apenas nos 10 minutos finais que a emoção cresceu com o oitavo Boyde fazendo o try aos 74′ que dava ao menos o bônus defensivo aos galeses. Porém, no minuto final, Iain Henderson fez o try que consumou a vitória do Ulster.

 

O Leinster completou o bom final de semana dos irlandeses derrotando na Escócia o Edinburgh por 33 x 20. O placar foi aberto para os donos da casa logo no primeiro minuto com Mark Allen, mas os irlandeses reagiram ainda no primeiro tempo com tries de Leavy, Nacewa (em seu 150º jogo pelo Leinster) e Ringrose. Os Gunners ainda buscaram uma reação no segundo tempo, com tries de Watson e Bradbury, mas Leavy marcou o último try do time de Dublin, fechando a vitória.

 

Na próxima rodada, o Leinster irá receber os Ospreys no grande jogo da rodada, enquanto o Ulster visitará o Glasgow Warriors em outra partida promissora. O Munster receberá o Edinburgh, o Connacht visitará os Scarlets e o Cardiff Blues irá à Itália encarar o Zebre. Já Treviso e Dragons farão o duelo menos badalado.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Ospreys 64 x 10 Treviso

Dragons 16 x 20 Munster

Edinburgh 20 x 33 Leinster

Ulster 19 x 08 Scarlets

Cardiff Blues 23 x 19 Glasgow Warriors

Zebre x Connacht – adiado

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
MunsterIrlandaLimerick/Cork933
LeinsterIrlandaDublin932
OspreysGalesSwansea931
ScarletsGalesLlanelli927
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow926
UlsterIrlandaBelfast823
Cardiff BluesGalesCardiff922
ConnachtIrlandaGalway815
DragonsGalesNewport915
EdinburghEscóciaEdimburgo914
ZebreItáliaParma707
Benetton TrevisoItáliaTreviso906

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

– 1º ao 4º lugares – classificação às Semifinais e à Champions Cup;
– 5º, 6º e 7º lugares – classificação à Champions Cup;
– Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

Foto: Cardiff Blues Facebook

Comentários