Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A Top League, o Campeonato Japonês, conheceu nesse fim de semana seus dois grandes finalistas, que decidirão o título no próximo domingo, dia 25. E são justamente os dois maiores campeões do país que se encontrarão na final no Estádio Príncipe Chichibu, em Tóquio: Panasonic Wild Knights, campeão das duas últimas edições, e Toshiba Brave Lupus, maior campeão japonês, com cinco conquistas, mas que não fatura a taça desde 2010.

 

Azuis de Gunma imparáveis

- Continua depois da publicidade -

Panasonic Wild Knights e Kobelco Steelers jogaram no Príncipe Chihcibu, em Tóquio, pela primeira semifinal da Lexil Cup, a fase de mata-mata da Top League. O melhor plantel entre todos os postulantes ao título sofreu uma importante baixa, o craque Berrick Barnes estava de fora do jogo, Hayden Parker assumia a camisa 10 dos cavaleiros selvagens. O Primeiro tempo foi todo de Parker, chutou todos os quatro penais marcados para o time azul e teve total êxito. O primeiro tempo fechou com o placar de 12 a 0.

 

Na segunda etapa, o placar se tornou mais elástico, e os Steelers viram suas esperanças de levarem a Lixil Cup para Kobe ruírem. Uma grande jogada articulada por Tanaka no qual Parker fez um belo cruzamento que com a recepção perfeita de J.P Pietersen e o offload de Kitagawa resultou no try de Sasakura. A persistência dos vermelhos de Kobe até resultou em um try de Matt Vant Leven, aos 9 minutos, depois aconteceu um penal, além da conversão. Dois tries ainda foram marcados pelos azuis de Gunma, JP Pietersen, e da ótima jogada para o try final de Sasakura. Panasonic Wild Knights 42, Kobelco Steelers 10.


 

All Black define classificação vermelha

Ayumu Goromaru e Michael Leitch foram protagonistas do duelo no Hanazono Stadium, o segundo jogo semifinal entre Toshiba Brave Lupus e Yamaha Jubilo. Com o placar aberto para o Toshiba pelo neozelandês Richard Kahui, aos 6 minutos, os azuis de Iwata partiram para o ataque. Rock Havili, marcou o primeiro try do Yamaha no jogo, tipica jogada de ponta, Goromaru caprichou na conversão. Aos 25 minutos, Kahui deixou Masuda no centro do ingoal com um offload bem executado, try vermelho. Em jogada genial, Goromaru colocou a bola no ingoal com chute rasteiro, Chikara Ito conquistou mais cinco pontos. Masuda ainda fez mais um belo try para os vermelhos após boa articulação na extrema esquerda, fechando assim o primeiro tempo. Toshiba 20 a 17.

 

Na disputa dos fullbacks chutadores Goromaru obviamente levou vantagem, o que equilibrou o placar foi justamente tal feito, François Steyn errou duas conversões.

 

Richard Kahui abriu a segunda etapa logo na primeira jogada fazendo mais tries, na raça e na força, foram dois. Veloz, Siale Piutau fez a ultima mexida no placar, não teve jeito, Yamaha desclassificado. O maior campeão está de volta a uma final após duas temporadas.


 

Demais partidas

Você não está lendo errado! Coca-Cola venceu um jogo, o NTT Red Hurricanes foi surpreendido pelos Red Sparks. Pouco mais de 3.000 pessoas estavam presentes nesta grande zebra, apesar das duas equipes estarem em má fase, o time do famoso refrigerante não venceu nenhuma partida na temporada. 39 a 21 foi o placar final. Mesmo com os Springboks Jesse Kriel e Eben Etzebeth em campo os Red Hurricanes terão que brigar contra a última posição. Um bom público (10 mil pagantes) acompanhou a vitória do Canon Eagles contra o Kintetsu Liners por 24 a 18. Yusuke Niwai foi o homem do jogo.

 

O Suntory Sungoliath com seis tries atropelou o Honda Heat por 45 a 14. Os tries dos amarelos de Tóquio foram marcados por Kenta Tsukamoto, Kosei Ono, Hendrik, Takamichi Sasaki e Satoshi Oshima. O Heat descontou com Goki Amano e Marcell Coetzee.

 

Bernard Folley, mais quatorze. O Wallaby marcou 16 pontos na vitória do Ricoh Black Rams sobre o NEC Green Rockets por 31 a 5, frente a um publico minúsculo de pouco mais de mil pessoas. Mais de 11.400 presenciaram a vitória do Toyota Verblitz contra o Shining Arcs, que segurou o placar de 32 a 21 mesmo com um homem a menos. O Kubota Spears foi sufocado pelo Toyota Shuttles durante toda a partida e sofreu a derrota de 30 a 19. Publico desinteressado nesta partida que pouco valia, 1.745 pessoas em Suzuka.

 

Vale ressaltar que os quatro últimos colocados da Top League japonesa irão enfrentar os quatro primeiros colocados da segunda divisão, em partidas valendo promoção e rebaixamento. Ao contrário do divulgado anteriormente, não haverá rebaixamento direto neste ano.

 

Uma equipe da Coreia do Sul na Top League?

Enquanto a Top League define seu campeão e seus rebaixados, uma equipe sul-coreana se movimenta para entrar na liga japonesa. Assim como no Japão, o rugby na Coreia do Sul tem como principais expoentes clubes ligados a conglomerados empresariais. E um deles quer entrar com uma equipe na Top League: o Hyundai Glovis, que é base da seleção coreana.

A Top League ainda não revelou como será seu formato em 2016-17, após a entrada do Sunwolves no Super Rugby, e já há especulações de que a competição seria reduzida e teria uma segunda divisão profissional criada, onde possivelmente entraria o Hyundai Glovis.

Escrito por: Leandro Vieira

 

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Lixil Cup

Semifinais

Panasonic Wild Knights 42 x 10 Kobelco Steelers

Toshiba Brave Lupus 34 x 22 Yamaha Jubilo

 

Semifinais pelo 5º lugar

Kintetsu Liners 18 x 24 Canon Eagles

Toyota Verblitz 32 x 21 NTT Shining Arcs

 

Semifinais pelo 13º lugar

Coca-Cola West Red Sparks 39 x 21 NTT-Docomo Red Hurricanes

NEC Green Rockets 05 x 31 Ricoh Black Rams

 

Semifinais pelo 9º lugar

Suntory Sungoliath 45 x 14 Honda Heat

Toyota Industries Shuttles 30 x 19 Kubota Spears

 

Finais

Final – dia 24/01

panasonic_wild_knightsversus(14)toshiba brave lupus

Panasonic Wild Knights X Toshiba Brave Lupus

 

Posicionamentos

Disputa do 3º lugar: 24/01 – Kobelco Steelers X Yamaha Júbilo

Disputa do 5º lugar: 23/01 – Canon Eagles X Toyota Verblitz

Disputa do 7º lugar: 23/01 – Kintetsu Liners X NTT Shining Arcs

Disputa do 9º lugar: 23/01 – Suntory SungoliathX Toyota Shuttles

Disputa do 11º lugar: 23/01 – Honda Heat X Kubota Spears

Disputa do 13º lugar: 23/01 – Coca-Cola X Ricoh Black Rams

Disputa do 15º lugar: 23/01 – NTT Red Hurricanes X NEC Green Rockets

 

1 COMENTÁRIO

  1. Seria viável uma liga entre os tigres asiáticos? Algo como 3 sul-coreanos, 3 de HK, 3 de Singapura… Talvez um clube malaio e tailandês. Talvez se tornasse rentável no médio prazo. Os melhores dessa liga poderiam, juntamente aos melhores japoneses e aos clubes da West Asian Champions League, disputar um verdadeiro torneio continental.