Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Quase tudo definido na Aviva Premiership, o Campeonato Inglês! Nesse fim de semana, a competição chegou à sua penúltima rodada, que se encerrou com a definição de todos os quatro semifinalistas – Saracens, primeiro colocado já antecipadamente, Exeter Chiefs, Wasps e Leicester Tigers – e de seu rebaixado – o London Irish -, deixando para a rodada final, no próximo sábado, somente a definição dos confrontos das semifinais (com os dois primeiros colocados da temporada regular tendo a vantagem do mando de jogo) e dos dois últimos classificados à Champions Cup 2016-17, a Copa Europeia – com Northampton Saints, Harlequins e Sale Sharks brigando pelas duas vagas remanescentes.

 

Saracens garante a semifinal em casa, enquanto Exeter vence duelo direto com Wasps

- Continua depois da publicidade -

O Saracens fez se dever de casa e assegurou com uma rodada de antecipação a primeira colocação da Premiership, com uma vitória suada contra o Newcastle Falcons, que permitirá aos Sarries pouparem jogadores no próximo fim de semana, já pensando na grande final da Champions Cup, que ocorre no dia 14 deste mês.

 

Os líderes receberam o vice lanterna Newcastle Falcons, que jogava de olho na luta contra o rebaixamento. Ciente de que precisava vencer para não depender do placar do jogo do London Irish, o Newcastle fez um primeiro tempo grandioso e com dois tries do ponta Marcus Watson abriu 14 x 3 no placar. Mas, os londrinos sabiam que a vitória contra os Falcons era obrigatória para poderem se focar logo na final europeia e dominaram por completo o segundo tempo, com a força de seu conjunto do pack e o oitavo Jackson Wray finalizou dois tries de maul em sequência para lhes garantir a frente. O Newcastle não conseguiu reagir e Maro Itoje ainda faria o terceiro try dos Saracens, novamente saindo de maul e selando a vitória por 23 x 14. Festa no Allianz Park, embalada pela despedida do grande Jacques Burger, o asa namibiano que marcou época no Saracens e se despediu nesse fim de semana do clube.
 
Jogando em casa, o Exeter Chiefs recuperou a vice liderança da Premiership derrotando seu concorrente direto pelo mando de jogo nas semifinais, o Wasps. E o time do técnico Rob Baxter dominou por completo as ações, com muita força no scrum e versatilidade de seus homens com a bola em mãos. O placar ficou em 0 x 0 até os 26′, quando o ponta Woodburn recebeu no lado cego da formação e atropelou para o primeiro try. Woodburn quase fez o segundo try, mas o contra golpe foi anulado por impedimento de Parling na jogada. Daly ainda descontou com penal antes do intervalo para os Wasps, mas em vão. O segundo tempo foi de mais domínio de Exeter, com o fullback Phil Dollman anotoando o segundo try quebrando a desordenada defesa dos Wasps aos 57′. A vitória foi selada aos 70′, com Jack Nowell cruzando o in-goal. 24 x 3.

 
Já o Leicester Tigers também confirmou sua classificação às semifinais confirmando sua vitória sobre o Worcester Warriors. Goneva, Fonua, Veainu e Will Evans fizeram os 4 tries da vitória dos Tigres, que deslancharam na segunda etapa após primeiro tempo mais parelho. Pelo 12º ano seguido Leicester está nas semifinais da Premiership.

 
Na última rodada, Exeter visitará o Harlequins e precisará vencer para assegurar o segundo lugar e o mando de jogo das semifinais, sem depender de outros resultados. Enquanto isso, o Wasps receberá o rebaixado London Irish, indo em busca da vitória e torcendo pelo tropeço dos Chiefs para ter a vantagem de sediar seu jogo de semifinal. O Leicester Tigers, por sua vez, visitará o eliminado Bath e sonho com os tropeços de Chiefs e Wasps. Os três clubes somam o mesmo número de vitórias, que é o critério de desempate caso dois times terminem empatados a temporada regular da Premiership.
 



 

Northampton e Quins vencem, London Irish se despede
Na luta pela Champions Cup, o Northampton Saints também fez sua parte e venceu o Bath por 15 x 14, em jogo de tempos distintos. O Bath, ainda lutando por um fio de esperança, abriu 14 x 0 na primeira etapa, com 2 tries do ponta Jeff Williams, mas sofreu a reação dos donos da casa na volta dos vestiários. O oitavo Teimana Harrison e o hooker Mike Haywood, aos 74′, fizeram os tries da virada dos Saints, que lamentaram a perda da vaga nas semifinais, mas seguem focados no objetivo da Copa Europeia.
 
Apenas 1 ponto abaixo dos Saints está o Harlequins, que divide suas atenções entre suas frentes, a Premiership e a Challenge Cup. Os Quins visitaram, venceram a rebaixaram o London Irish no último domingo, em um dos melhores jogos da jornada. O London Irish precisava de qualquer forma da vitória para seguir com chances de se salvar da degola, mas começou a disputa da pior forma possível, levando três tries em 20 minutos, sendo dois do ponta Charlie Walker e um de Ross Chisholm. Contudo, o desespero é sempre um estímulo e os Exiles reagiram antes do intervalo, quando os Quins foram reduzidos a 14 homens. O asa Luke Narraway e o ponta Asaeli Tikoirotuma cruzaram o in-goal para o London Irish e, aos 56′, o hooker David Paice virou o placar com try de maul para os verdes. A esperança não durou, pois Sinckler, aos 67′, fez o try do triunfo dos Quins.
 
Rebaixamento decretado para o London Irish, que jogará a segunda divisão pela primeira vez desde 1995-96, temporada em que o profissionalismo foi instituído.
 
Ainda na briga pelo quinto e sexto lugares, que dão vaga na Champions Cup, o Sale Sharks lamentou derrota para o Gloucester e caiu do quinto para o sétimo lugar, 2 pontos abaixo dos Saints. O Gloucester precisava vencer para sonhar em se manter vivo e conseguiu, mas em vão, já que Quins e Saints também venceram. 12 x 11 foi o placar em Salford, com 6 x 6 no intervalo. No segundo tempo, o centro Johnny Leota fez o únio try do jogo, para os Sharks, mas o escocês Laidlaw deu a vitória ao Gloucester nos penais, dando o chute da virada aos 76′ e quebrando um jejum: desde 2001 o Gloucester não vencia na Grande Manchester.
 
Na rodada derradeira, Northampton visitará o Gloucester, enquanto o Sale Sharks visitará o Newcastle. O Quins tem vida mais dura, recebendo o Exeter Chiefs. Apesar de estarem brigando entre si pelas três vagas na Champions Cup, Northampton, Harlequins e Sale poderá se classificar juntos caso o Harlequins seja campeão da Challenge Cup, que garantiria o time londrino na próxima Champions Cup e abriria vaga para o sétimo colocado da Premiership. Nesta temporada, a EPCR, organizadora da Copa Europeia, optou por não realizar playoff entre o sétimo da Premiership, o sétimo do Top 14 e o sétimo do PRO12 pela última vaga na competição, dando vaga direta ao campeão da Challenge Cup.
 



 

Bristol e Doncaster largam na frente nas semifinal do Championship

Na segunda divisão, foi dada a largada nesse domingo para as semifinais, com dois jogos que praticamente já definiram os finalistas. Os dois mandantes foram derrotados por placares elásticos e dificilmente reverterão a diferença no próximo domingo. O Bristol, melhor time da temporada regular, passou pelo Bedford Blues por 45 x 1, enquanto o Doncaster Knights derrotou em Leeds o Carnegie, no clássico do Yorkshire, por 30 x 17.

 

AvivaPremiershipLogo

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Sale Sharks 11 x 12 Gloucester

Leicester Tigers 31 x 17 Worcester Warriors

Northampton Saints 15 x 14 Bath

Exeter Chiefs 24 x 3 Wasps

London Irish 25 x 32 Harlequins

Saracens 23  x 14 Newcastle Falcons

 

ClubeCidadeJogosPontos
SaracensLondres2280
Exeter ChiefsExeter2274
WaspsCoventry2272
Leicester TigersLeicester2265
Northampton SaintsNorthampton2260
Sale SharksSalford2258
HarlequinsLondres2255
GloucesterGloucester2249
BathBath2248
Worcester WarriorsWorcester2235
Newcastle FalconsNewcastle2227
London IrishReading2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
- 12º lugar = rebaixamento

 

GKIPA Championship

GKIPA Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Semifinais – jogos de ida

Bedford Blues 16 x 45 Bristol, em Bedford

Yorkshire Carnegie 17 x 30 Doncaster Knights, em Leeds