PRO12 larga com troco de juros altos do Glasgow sobre o campeão Connacht

Foi dada a largada para a temporada 2016-17 do PRO12, a Liga Ítalo-Celta, competição que reúne equipes de Irlanda, Gales, Escócia e Itália e que teve seu pontapé inicial nesta semana, com todos os jogos rolando entre sexta e sábado. O grande destaque da abertura foi a reedição de uma das semifinais da temporada passada, com o Connacht, atual campeão e grande zebra de 2015-16, recebendo os escoceses do Glasgow Warriors, campeões de 2014-15. Desta vez, os escoceses deram o troco e foi com juros!

 

Glasgow festeja revanche

Entre maio e setembro muita coisa parece ter mudado. No dia 21 de maio deste ano, os irlandeses do Connacht receberam os escoceses do Glasgow em uma das semifinais do PRO12, que terminara com triunfo irlandês por 16 x 11 – e uma semana depois o Connacht faturaria o título da liga vencendo o Leinster por 20 x 10 em Edimburgo.

 

A volta dos Warriors a Galway foi mais do que feliz nesse sábado. E a torcida da casa que planejava festejar o título conquistado longe de casa só teve motivos para ficar preocupada. Depois de perder alguns importantes atletas para 2016-17, Connacht mostrou muita fragilidade e viu os Warriors fazerem 41 x 05, em uma chuva de tries que começou com somente 13 x 5 no primeiro tempo, mas que acabou com Glasgow cravando um total de 6 tries. Tommy Seymour, com 2 tries, foi um dos nomes do jogo, com Hogg, Swinson, Puafisi e Lamont também cruzando o in-goal.

 

Demais rlandeses largam com vitórias

Os demais irlandeses apenas comemoraram suas vitórias iniciais. O vice campeão Leinster comemorou, mas não muito. O time de Dublin recebeu o Treviso, da Itália, e venceu, mas sem conquistar o bônus quase obrigatório. 20 x 08, com o jovem abertura Joey Carbery fazendo 2 tries em seu debut. O técnico Leo Cullen já disse que quer ver uma apresentação melhor do Leinster no próximo jogo.

 

O Ulster, por sua vez, venceu em casa os galeses do Dragons por 29 x 08, em jogo de 5 tries para os donos da casa em Belfast. Outro debutante, o jovem ponta Rob Lyttle fez 2 tries para os norte-irlandeses.

 

Já o Munster foi a Llanelli e venceu o Scarlets em jogo que poderá fazer a diferença lá na frente. 23 x 13 para os irlandeses, com tries do pilar James Cronin e do ponta Ronan O’Mahony, ambos no primeiro tempo. O scrum-half Gareth Davies descontou para os galeses ainda antes do intervalo e o segundo tempo de placar baixo viu apenas uma troca de penais movimentar o marcador, selando o triunfo dos visitantes.

 

Ospreys e Blues vencem para Gales

Em Gales quem venceu foi Ospreys e Cardiff Blues. O time de Swanse conquistou o maior placar da abertura, aplicando 59 x 05 sobre os italianos do Zebre. Foram ao todo 8 tries para os galeses, com o hooker Sam Perry fazendo um hat-trick (3 tries), enquanto o centro Ben John deixou outros 2 tries.

 

Os Blues, por sua vez, receberam na capital galesa os escoceses do Edinburgh e triunfaram por 34 x 16, em um jogão de 4 tries para os azuis. O abertura Steven Shingler e um penal try deram a frente aos anfitriões no primeiro tempo, enquanto o oitavo neozelandês Nick Williams e o jovem scrum-half Tomos Williams deram números finais com novos tries no segundo tempo.

 

Na próxima rodada, o Connacht recebe o Ospreys, Glasgow recebe o Leinster, os Blues visitam o Munster, os Scarlets vão a Edinburgh, o Dragons joga de mandante com o Zebre e o Treviso será anfitrião diante do Ulster.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Leinster 20 x 08 Treviso

Ulster 29 x 08 Dragons

Ospreys 59 x 05 Zebre

Scarlets 13 x 23 Munster

Connacht 05 x 41 Glasgow

Cardiff Blues 34 x 16 Edinburgh

 

Clube País Cidade Jogos Pontos
Ospreys Gales Swansea 13 49
Munster Irlanda Limerick/Cork 12 46
Leinster Irlanda Dublin 13 46
Glasgow Warriors Escócia Glasgow 13 41
Scarlets Gales Llanelli 13 40
Ulster Irlanda Belfast 12 33
Cardiff Blues Gales Cardiff 13 27
Connacht Irlanda Galway 12 21
Dragons Gales Newport 13 19
Edinburgh Escócia Edimburgo 12 18
Benetton Treviso Itália Treviso 13 11
Zebre Itália Parma 11 09

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

– 1º ao 4º lugares – classificação às Semifinais e à Champions Cup;
– 5º, 6º e 7º lugares – classificação à Champions Cup;
– Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

Foto: Connacht x Glasgow – ©INPHO/James Crombie

Comentários