Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Entre sexta e domingo, a Champions Cup, a Copa Europeia, viveu sua segunda rodada e tem apenas três clubes que chegaram à segunda vitória: Clermont (único com duas vitórias bonificadas), Connacht e Saracens. O Munster, por sua vez, estreou após a morte do técnico Anthony Foley e venceu, ao passo que o Wasps, com empate diante do Toulouse, também seguiu invicto.

 

A Champions Cup retornará com sua terceira rodada apenas nos dias 9, 10 e 11 de dezembro.

- Continua depois da publicidade -

 

Munster se supera e vence mesmo em luto

Depois da tragédia vivida no domingo passado com o falecimento de seu treinador Anthony Foley e o adiamento de seu primeiro jogo, contra o Racing, o Munster fez sua estreia jogando em casa na Champions Cup, em dia emotivo de homenagens. E o gigante vermelho irlandês se impôs sobre o bom time do Glasgow Warriors, 38 x 17, com um início fulminante de três tries em menos de 30 minutos, com Bleyendaal, Taute e Zebo. Keith Earls, aos 18′, recebeu cartão vermelho, deixando o Munster com um a menos durante mais de 60 minutos, e mesmo assim os irlandeses prevaleceram.  O quarto try veio logo após o intervalo, com um penal try, e somente aos 65′ e aos 69′ os escoceses conseguiram cruzar o in-goal dos donos da casa, esboçando reação, mas aos 74′ Scannell deu números finais à peleja com o quinto try do Munster.

 

Já o Racing estreou com derrota, sucumbindo fora de casa diante do Leicester Tigers, 27 x 17. Dan Carter chegou a fazer mágica para os franceses, mas os pés de Freddy Burns asseguraram o triunfo inglês, em jogo de dois tries para cada lado.

 


 

Connacht é o dono do Grupo 2

No Grupo 2, a liderança isolada é do Connacht, que vai engrenando na temporada e segue mostrando personalidade na Copa Europeia. Os irlandeses foram a Parma e anotaram 52 x 07 sobre o Zebre. O ponta Stacey Ili foi o nome do jogo fazendo três tries (hat-trick) para os irlandeses, enquanto o fullback Cian Kelleher marcou outros dois tries.

 

No jogo mais aguardado da jornada pelo grupo, o Wasps foi à França, à temível Toulouse, e empatou com o time da casa em 20 x 20, em duelo dramático. Após um primeiro tempo em 6 x 6, Census Johnston cravou o primeiro try francês, aos 49′, mas a reação inglesa não tardou, com try aos 61′ do ponta Bassett. O Toulouse respondeu rápido com Fickou cravando o segundo try cortando na velocidade a defesa inglesa, porém, aos 77′, a pressão dos Wasps rendeu e o oitavo Hughes fez o try do empate.

 


 

Toulon vence sem convencer no Grupo 3

Pelo Grupo 3, o Toulon se reergueu da derrota em casa na estreia vencendo fora de casa o Sale Sharks, 15 x 05, sem bônus. Todos os pontos foram marcados no primeiro tempo, com o jogo vivendo uma segunda etapa ruim. O Toulon começou com uma blitz, fazendo dois tries em 11 minutos, com o asa Charles Ollivon e o fullback Halfpenny, e foi só.

 

A liderança seguiu nas mãos do campeão Saracens, que derrotou o bravo Scarlets por 44 x 26, em um jogão em Londres. Mako Vunipola e Tompkins fizeram os tries ingleses na primeira etapa, enquanto Patchell manteve os galeses no páreo com quatro penais. No segundo tempo, Marcelo Bosch e Chris Wyles fizeram mais dois tries para os Sarries, enquanto Shingler e Jonathan Davies cravaram os tries da reação tardia dos Scarlets. No fim, Rhodes ainda fez o quinto try dos anfitriões, selando a vitória em jogo dinâmico, aberto e envolvente.

 


 

Tudo embolado no Grupo 4

O Grupo 4 é o mais empolgante do início da competição, com os quatro times somando uma vitória e uma derrota. Nesta rodada, as vitórias couberam a Castres e Montpellier, em sábado francês. O Castres atropelou o Northampton Saints por 41 x 07, fazendo cinco tries, sendo dois do ponta samoano David Smith.

 

Já o Montpellier venceu o Leinster por 22 x 16, em jogo na França que viu o fijiano Nemani Nadolo passando como um rolo compressor pelos poderosos irlandeses. Dois tries para o ponta, enquanto o centro Vincent Martin deixou um try ainda para os donos da casa. Apenas no minuto final o Leinster fez seu try de honra, com Isa Nacewa, o que rendeu ao time de Dublin um precioso bônus fora de casa.

 


 

Clermont de vento em popa

Apenas uma equipe venceu suas duas partidas com bônus ofensivo: o Clermont. Nesse sábado, os amarelos receberam o Bordeaux, em duelo francês, e venceram por empolgantes 49 x 33, em um jogão de seis tries para o Clermont e cinco para o Bordeaux. Os dois primeiros tries foram do Bordeaux, com Buttin e Spence, mas o Clermont reagiu antes do intervalo com try de Nakaitaci. No segundo tempo, Lapandry e Fofana fizeram logo dois tries após o reinício virando o marcador e, aos 62′, Vahaamahina cravou o quarto try dos anfitriões, assegurando boa margem. Buttin ainda descontou para o Bordeaux, mas Strettle (em linda jogada com os pés) e Timani fizeram mais dois tries para assegurar o triunfo, enquanto Talebula garantiu o quarto try e um preciso bônus como visitante ao Bordeaux.

 

O Ulster, por sua vez, recebeu o Exeter Chiefs e conseguiu uma importante vitória. O asa Sean Reidy fez o único try do jogo para os irlandeses aos 30′, depois de arrancada de Piutau. O jogo tenso foi decidido pelos penais, com Jackson e Steenson trocando penais. O fim foi emocionante, com Steenson virando o placar para os Chiefs com drop goal aos 76′. O troco foi imediato com Jackson respondendo com drop goal para os norte irlandeses. E Steenson ainda arriscou o drop goal da vitória para os ingleses, mas não teve sorte. 19 x 18 para o Ulster, placar final.

 


 

champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

Sale Sharks 05 x 15 Toulon

Munster 38 x 17 Glasgow Warriors

Castres 41 x 07 Northampton Saints

Clermont 49 x 33 Bordeaux

Saracens 44 x 26 Scarlets

Ulster 19 x 18 Exeter Chiefs

Montpellier 22 x 16 Leinster

Toulouse 20 x 20 Wasps

Zebre 07 x 52 Connacht

Leicester Tigers 27 x 17 Racing

 

ClubePaisJogosPontos
Grupo 1
MunsterIrlanda624
Glasgow WarriorsEscócia619
Leicester TigersInglaterra608
RacingFrança605
Grupo 2
WaspsInglaterra622
ToulouseFrança618
ConnachtIrlanda618
ZebreItália600
Grupo 3
SaracensInglaterra624
ToulonFrança616
ScarletsGales611
Sale SharksInglaterra604
Grupo 4
LeinsterIrlanda623
MontpellierFrança616
CastresFrança612
Northampton Saints Inglaterra609
Grupo 5
ClermontFrança626
BordeauxFrança614
Exeter ChiefsInglaterra612
UlsterIrlanda610
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

Foto: EPCR/Inpho