Saracens é o primeiro classificado às semifinais da Aviva Premiership

ARTIGO COM VÍDEOS – O Campeonato Inglês alcançou sua 19ª rodada e conheceu seu primeiro time matematicamente classificado às semifinais: é o líder Saracens, que derrotou fora de casa o Bath e abriu 16 pontos sobre o quinto colocado, com apenas 15 pontos (3 jogos) para o fim da primeira fase. Mas, a rodada teve mais destaques, com o Leicester Tigers retornando à zona de classificação às semifinais ao vencer o Gloucester e se beneficiar da derrota do Northampton Saints para o Wasps. Na parte de baixo, Newcastle Falcons e London Irish seguem ameaçados pelo descenso.

 

Saracens e Exeter vencem e briga pela ponta segue

O Saracens carimbou oficialmente sua vaga no mata-mata ao vencer o Bath por 30 x 10, complicando um pouco mais a vida do adversário em sua luta por um lugar na próxima Copa Europeia. O primeiro tempo foi todo dos londrinos, que abriram logo 18 x 3, com tries do asa Will Fraser, logo no começo, após bela arrancada de Marcelo Bosch, e do ponta Mike Ellery, em jogada iniciada com a força de Billy Vunipola e concluída pela qualidade da linha dos Sarries. E na largada para o segundo tempo, o Bath se complicou ainda mais, com Anthony Watson recebendo cartão vermelho. A “casa caiu” para uma eventual reação dos donos da casa e os Saracens fecharam o placar com dois tries de Chris Ashton, o último aos 69′, assegurando o bônus e a passagens às semifinais.

 

Apesar de já ter a vaga nas semifinais, o Saracens ainda briga para garantir o mando de jogo, dado aos dois melhores da primeira fase. Na sua cola está o Exeter Chiefs, 3 pontos atrás, e o Wasps, 5 pontos abaixo. Os Chiefs fizeram sua parte e também venceram na rodada, estando a um empate da classificação agora. Implacáveis 50 x 12 sobre o Worcester Warriors, que já não briga por nada. Foram 8 tries dos Chiefs, com o oitavo artilheiro Thomas Waldrom (que é o maior anotador de tries de toda a temporada da Premiership, com 13, 4 a mais que o segundo colocado) e o ponta Olly Woodburn outros três, em dobradinha de hat-tricks.


 

Leicester volta à zona de classificação após derrota do Northampton

O Wasps, por sua vez, venceu o Northampton Saints em Coventry, no jogo mais aguardado da rodada. Os aurinegros foram superiores a partida toda, mas falharam em obter o bônus ofensivo. O primeiro tempo foi movimentado, com George Smith liderando o Wasps, mas apenas um try foi marcado antes do intervalo, com o fullback Rob Miller, 10 x 3. Os Saints mantiveram sua defesa bem montada e ainda reduziram a diferença com novo penal batido por Stephen Myler, aos 51′. Mas, a persistência dos Wasps foi recompensada, com Rob Miller correndo 40 metros aos 66′. Ainda havia tempo para mais e Stevenson cravou o terceiro try, aos 78′. Mas, o bônus ofensivo não saiu. 28 x 6.

 

A derrota custou aos Saints uma posição na classificação, deixando o G4. Quem entrou na zona de classificação foi o Leicester Tigers, que suou, mas venceu o Gloucester por 35 x 30, em um jogão no sábado. Os Tigers começaram a partida acelerados e cruzaram o in-goal logo de cada duas vezes, com Veainu, aos 7′, e Manu Tuilagi, aos 11′. Mas, o Gloucester retomou as rédeas da partida e dominou por completo o restante do primeiro tempo, fazendo 3 tries sem resposta, com McColl, Trinder e McAllister, conduzidos por Laidlaw, em grande forma. 27 x 13 no intervalo para os visitantes. Mas, a preocupação da torcida verde foi superada com uma grande atuação de Leicester no segundo tempo, com Tuilagi fazendo seu segundo try logo após o intervalo. Laidlaw ainda manteve os Cherry and Whites em vantagem com penal, mas os Tigers rugiram nos 15 minutos finais, com tries aos 66′ do centro Peter Betham e aos 73′ do fijiano Goneva, virando o placar e abocanhando o precioso bônus ofensivo.

 

Newcastle e London Irish perdem: o rebaixamento segue em aberto

Na parte de baixo da tabela, o Newcastle Falcons falhou em sua missão de se afastar da zona da degola, sendo derrotado pelo Harlequins por 46 x 25, em outro jogo ótimo de se assistir. Foram 6 tries dos Quins, contra 3 dos Falcons, mantendo os londrinos na briga pelas semifinais. O primeiro tempo foi todo dos donos da casa, que abriram 21 x 6, mas os Falcons ainda reagiram no segundo tempo, expondo-se e tornando a partida aberta. Nili Latu fez dois tries para Newcastle, mas o quarto e precioso try para o bônus não aconteceu.

 

Enquanto isso, o London Irish também não fez melhor e caiu em casa contra o Sale Sharks por 30 x 15. A pá de cal veio apenas nos minutos finais, com Danny Cipriani e TJ Ioane, aos 71′ e aos 76′, fazendo os tries da vitória dos Sharks, que seguem bem na luta por um lugar na Champions Cup.

 

Leeds se garante nas semifinais do Championship

Na segunda divisão, o Yorkshire Carnegie, o Leeds, se tornou o terceiro time matematicamente garantido nas semifinais, juntando-se a Bristol e Doncaster. O Carnegie derrotou fora de casa o London Welsh por 31 x 28 e, de quebra, tirou as chances matemáticas de promoção para o Welsh, rebaixado da Premiership no ano passado. Com duas rodadas para o fim, apenas a última vaga às semifinais está em aberto, com o Bedford Blues precisando de simples vitória na próxima rodada para se assegurar na próxima vaga. Bedford protagonizou no sábado um dos jogos mais eletrizantes da temporada, quando venceu por 54 x 46 o Cornish Pirates.

 

AvivaPremiershipLogo

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Bath 10 x 30 Saracens

Exeter Chiefs 50 x 12 Worcester Warriors

Harlequins 46 x 25 Newcastle Falcons

London Irish 15 x 30 Sale Sharks

Leicester Tigers 35 x 30 Gloucester

Wasps 28 x 6 Northampton Saints

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Saracens Londres 22 80
Exeter Chiefs Exeter 22 74
Wasps Coventry 22 72
Leicester Tigers Leicester 22 65
Northampton Saints Northampton 22 60
Sale Sharks Salford 22 58
Harlequins Londres 22 55
Gloucester Gloucester 22 49
Bath Bath 22 48
Worcester Warriors Worcester 22 35
Newcastle Falcons Newcastle 22 27
London Irish Reading 22 20

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
– 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
– 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
– 12º lugar = rebaixamento

 

GKIPA Championship

GKIPA Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Moseley 23 x 38 Doncaster Knights

Nottingham 22 x 18 Ealing

London Welsh 28 x 31 Yorkshire Carnegie

Bedford Blues 54 x 46 Cornish Pirates

London Scottish 16 x 21 Bristol

Jersey 44 x 27 Rotherham Titans

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Bristol Bristol 22 95
Doncaster Knights Doncaster 22 79
Yorkshire Carnegie Leeds 22 78
Bedford Blues Bedford 22 64
London Welsh Londres 22 58
Jersey Jersey 22 57
Nottingham Nottingham 22 56
London Scottish Londres 22 49
Cornish Pirates Penzance 22 48
Rotherham Titans Rotherham 22 38
Ealing Trailfinders Londres 22 37
Moseley Birmingham 22 26

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
– 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais;
– 12º lugar = rebaixamento

Comentários