Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Campeonato Inglês alcançou sua 19ª rodada e conheceu seu primeiro time matematicamente classificado às semifinais: é o líder Saracens, que derrotou fora de casa o Bath e abriu 16 pontos sobre o quinto colocado, com apenas 15 pontos (3 jogos) para o fim da primeira fase. Mas, a rodada teve mais destaques, com o Leicester Tigers retornando à zona de classificação às semifinais ao vencer o Gloucester e se beneficiar da derrota do Northampton Saints para o Wasps. Na parte de baixo, Newcastle Falcons e London Irish seguem ameaçados pelo descenso.

 

Saracens e Exeter vencem e briga pela ponta segue

- Continua depois da publicidade -

O Saracens carimbou oficialmente sua vaga no mata-mata ao vencer o Bath por 30 x 10, complicando um pouco mais a vida do adversário em sua luta por um lugar na próxima Copa Europeia. O primeiro tempo foi todo dos londrinos, que abriram logo 18 x 3, com tries do asa Will Fraser, logo no começo, após bela arrancada de Marcelo Bosch, e do ponta Mike Ellery, em jogada iniciada com a força de Billy Vunipola e concluída pela qualidade da linha dos Sarries. E na largada para o segundo tempo, o Bath se complicou ainda mais, com Anthony Watson recebendo cartão vermelho. A “casa caiu” para uma eventual reação dos donos da casa e os Saracens fecharam o placar com dois tries de Chris Ashton, o último aos 69′, assegurando o bônus e a passagens às semifinais.

 

Apesar de já ter a vaga nas semifinais, o Saracens ainda briga para garantir o mando de jogo, dado aos dois melhores da primeira fase. Na sua cola está o Exeter Chiefs, 3 pontos atrás, e o Wasps, 5 pontos abaixo. Os Chiefs fizeram sua parte e também venceram na rodada, estando a um empate da classificação agora. Implacáveis 50 x 12 sobre o Worcester Warriors, que já não briga por nada. Foram 8 tries dos Chiefs, com o oitavo artilheiro Thomas Waldrom (que é o maior anotador de tries de toda a temporada da Premiership, com 13, 4 a mais que o segundo colocado) e o ponta Olly Woodburn outros três, em dobradinha de hat-tricks.


 

Leicester volta à zona de classificação após derrota do Northampton

O Wasps, por sua vez, venceu o Northampton Saints em Coventry, no jogo mais aguardado da rodada. Os aurinegros foram superiores a partida toda, mas falharam em obter o bônus ofensivo. O primeiro tempo foi movimentado, com George Smith liderando o Wasps, mas apenas um try foi marcado antes do intervalo, com o fullback Rob Miller, 10 x 3. Os Saints mantiveram sua defesa bem montada e ainda reduziram a diferença com novo penal batido por Stephen Myler, aos 51′. Mas, a persistência dos Wasps foi recompensada, com Rob Miller correndo 40 metros aos 66′. Ainda havia tempo para mais e Stevenson cravou o terceiro try, aos 78′. Mas, o bônus ofensivo não saiu. 28 x 6.

 

A derrota custou aos Saints uma posição na classificação, deixando o G4. Quem entrou na zona de classificação foi o Leicester Tigers, que suou, mas venceu o Gloucester por 35 x 30, em um jogão no sábado. Os Tigers começaram a partida acelerados e cruzaram o in-goal logo de cada duas vezes, com Veainu, aos 7′, e Manu Tuilagi, aos 11′. Mas, o Gloucester retomou as rédeas da partida e dominou por completo o restante do primeiro tempo, fazendo 3 tries sem resposta, com McColl, Trinder e McAllister, conduzidos por Laidlaw, em grande forma. 27 x 13 no intervalo para os visitantes. Mas, a preocupação da torcida verde foi superada com uma grande atuação de Leicester no segundo tempo, com Tuilagi fazendo seu segundo try logo após o intervalo. Laidlaw ainda manteve os Cherry and Whites em vantagem com penal, mas os Tigers rugiram nos 15 minutos finais, com tries aos 66′ do centro Peter Betham e aos 73′ do fijiano Goneva, virando o placar e abocanhando o precioso bônus ofensivo.

 

Newcastle e London Irish perdem: o rebaixamento segue em aberto

Na parte de baixo da tabela, o Newcastle Falcons falhou em sua missão de se afastar da zona da degola, sendo derrotado pelo Harlequins por 46 x 25, em outro jogo ótimo de se assistir. Foram 6 tries dos Quins, contra 3 dos Falcons, mantendo os londrinos na briga pelas semifinais. O primeiro tempo foi todo dos donos da casa, que abriram 21 x 6, mas os Falcons ainda reagiram no segundo tempo, expondo-se e tornando a partida aberta. Nili Latu fez dois tries para Newcastle, mas o quarto e precioso try para o bônus não aconteceu.

 

Enquanto isso, o London Irish também não fez melhor e caiu em casa contra o Sale Sharks por 30 x 15. A pá de cal veio apenas nos minutos finais, com Danny Cipriani e TJ Ioane, aos 71′ e aos 76′, fazendo os tries da vitória dos Sharks, que seguem bem na luta por um lugar na Champions Cup.

 

Leeds se garante nas semifinais do Championship

Na segunda divisão, o Yorkshire Carnegie, o Leeds, se tornou o terceiro time matematicamente garantido nas semifinais, juntando-se a Bristol e Doncaster. O Carnegie derrotou fora de casa o London Welsh por 31 x 28 e, de quebra, tirou as chances matemáticas de promoção para o Welsh, rebaixado da Premiership no ano passado. Com duas rodadas para o fim, apenas a última vaga às semifinais está em aberto, com o Bedford Blues precisando de simples vitória na próxima rodada para se assegurar na próxima vaga. Bedford protagonizou no sábado um dos jogos mais eletrizantes da temporada, quando venceu por 54 x 46 o Cornish Pirates.

 

AvivaPremiershipLogo

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Bath 10 x 30 Saracens

Exeter Chiefs 50 x 12 Worcester Warriors

Harlequins 46 x 25 Newcastle Falcons

London Irish 15 x 30 Sale Sharks

Leicester Tigers 35 x 30 Gloucester

Wasps 28 x 6 Northampton Saints

 

ClubeCidadeJogosPontos
SaracensLondres2280
Exeter ChiefsExeter2274
WaspsCoventry2272
Leicester TigersLeicester2265
Northampton SaintsNorthampton2260
Sale SharksSalford2258
HarlequinsLondres2255
GloucesterGloucester2249
BathBath2248
Worcester WarriorsWorcester2235
Newcastle FalconsNewcastle2227
London IrishReading2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
- 12º lugar = rebaixamento

 

GKIPA Championship

GKIPA Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Moseley 23 x 38 Doncaster Knights

Nottingham 22 x 18 Ealing

London Welsh 28 x 31 Yorkshire Carnegie

Bedford Blues 54 x 46 Cornish Pirates

London Scottish 16 x 21 Bristol

Jersey 44 x 27 Rotherham Titans

 

ClubeCidadeJogosPontos
BristolBristol2295
Doncaster KnightsDoncaster2279
Yorkshire CarnegieLeeds2278
Bedford BluesBedford2264
London WelshLondres2258
JerseyJersey2257
NottinghamNottingham2256
London ScottishLondres2249
Cornish PiratesPenzance2248
Rotherham TitansRotherham2238
Ealing TrailfindersLondres2237
MoseleyBirmingham2226
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais;
- 12º lugar = rebaixamento