Tempo de leitura: 2 minutos

Que pepino! Na Challenge Cup, a segunda copa europeia, o sábado foi conturbado na Romênia, com o adiamento do duelo da 5ª rodada entre o time local Timisoara Saracens (da “família” mundial do Saracens) e o Stade Français, da França. O motivo foi o congelamento do campo de Timisoara (no extremo oeste da Romênia) por conta das baixas temperaturas.

 

Porém, a história não é tão simples, com desentendimento entre as partes. Em outubro, o clube romeno informou à EPCR (organizadora da competição) que a temperatura em janeiro em Timisoara pode chegar a -20 ºC, sugerindo que todos os seus jogos em casa fossem entre outubro e dezembro, exatamente como ocorre com os clubes russos. Porém, o jogo foi mantido para janeiro. Pelo regulamento da Challenge Cup, o Timisoara seria responsável por proteger o gramado do frio três dias antes da partida, porém o clube optou por jogar no estádio de futebol da cidade, maior, não tomando as medidas com antecedência. Com o gramado congelado, o Timisoara alugou um gerador para descongelar o campo ao valor de 10 mil euros, colocando o equipamento para funcionar na véspera do jogo. Pelas fotos publicadas (foto acima) pelo clube, o gramado estaria em condições de jogo no dia, mas a partida fora cancelada minutos antes, com o árbitro atendendo aos pedidos do Stade Français de que jogar. O clube francês, estranhamente publicou a decisão em suas redes sociais antes que o árbitro a confirmasse. Ao decidir se hospedar em Budapeste, capital da Hungria (mais próxima de Timisoara que a capital romena Bucareste), o Stade Français também não realizou o tradicional “captain’s run”, o reconhecimento do campo de jogo.

- Continua depois da publicidade -

 

Por fim, a EPCR considerou que o gramado, mesmo não estando congelando, estava duro e colocava em risco a integridade dos atletas, e que o Timisoara Saracens deveria ter tomado precauções com maior antecedência, previstas no regulamento, considerando, assim, o resultado um W. O. a favor do Stade Français, que segue no páreo da briga por uma vaga nas quartas de final.

 

ClubePaisJogosPontos
Grupo 1
GloucesterInglaterra625
La RochelleFrança624
Benetton TrevisoItália608
BayonneFrança601
Grupo 2
OspreysGales630
LyonFrança616
Newcastle FalconsInglaterra612
GrenobleFrança605
Grupo 3
BriveFrança623
DragonsGales614
Worcester WarriorsInglaterra613
EniseiRússia609
Grupo 4
BathInglaterra623
Cardiff BluesGales622
BristolInglaterra610
PauFrança602
Grupo 5
EdinburghEscócia624
Stade FrançaisFrança620
HarlequinsInglaterra618
Timisoara SaracensRomênia600
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.