Tempo de leitura: 5 minutos

A Copa do Mundo acabou e agora o Top 14 pode contar com todas as suas estrelas em campo, o que deve deixar o campeonato ainda mais competitivo, os maiores beneficiados foram Toulon (4º) e Stade Français (11º) que, em casa, conseguiram duas importantes vitórias contra Montpellier (6º) e Clermont (1º). O Toulouse (2º) continua forte em busca do líder atropelando em casa o Grenoble (8º) enquanto o Racing (3º) tropeçou longe de Paris, diante de um inspirado Castres (10º). A surpresa do campeonato, o Brive (5º) não teve dificuldade para bater em casa o Bordeaux (7º). Na parte de baixo da tabela o La Rochelle (9º), jogando no atlântico, massacrou o Oyonnax (13º) enquanto no duelo dos desesperados o Pau (12º) bateu, jogando em casa, o Agen (14º).

 

Toulon mostra suas garras

- Continua depois da publicidade -

Com o fim da Copa do Mundo, os olhos do rugby mundial se voltam para o poderoso Toulon, que finalmente vai poder colocar todas as suas estrelas em campo, e se depender dessa primeira demonstração, a equipe vai mais uma vez dominar o rugby europeu, com o time atropelando, em casa, o Montpellier por 52 a 8.

 

As estrelas do Toulon fizeram incríveis 8 tries, com o segunda linha Samuela Manoa, os pontas Lachlan Turner (duas vezes) e Josua Tuisova (três vezes), o oitavo Steffon Armitage e o scrum-half Sebastien Tillous Borde, o try de honra dos visitantes foi marcado pelo ponta Julien Malzieu. Nesse festival de pontos o destaque vai para um jogador que não marcou, o polêmico abertura australiano Quade Cooper teve uma estreia dos sonhos com muitos passes e dribles. O jogador é a primeira estrela contratada durante a parada de copa do mundo a entrar em campo, os outros nomes de peso são oitavo sul-africano Duane Vermeulen e o centro neozelandês Ma’a Nonu que chegam para formar, no papel uma das melhores equipes do mundo.

 

O Toulon pega a estrada para enfrentar o líder Clermont, dessa vez com todas as suas estrelas em campo, podendo mostrar que mais uma vez pode dominar o rugby europeu. O Montpellier acumula mais uma derrota, continuando uma temporada muito irregular recebendo o La Rochelle na próxima rodada.

 

Toulouse mais uma vez encanta

Se o Toulon mostrou porque é a equipe mais forte do rugby mundial da atualidade, o Toulouse respondeu mostrando porque é o maior campeão francês da história, atropelando o Grenoble por 52 a 12, marcando também oito tries, com o centro Gael Fickou (três vezes), o scrum-half Sebastien Bézy (duas vezes), o abertura Toby Flood, o oitavo Louis Picamoles e o ponta Timoci Matanavou. Em meio ao ataque occitano o Grenoble ainda conseguiu anotar duas vezes, com o segunda linha Hendrik Roodt e o abertura Gilles Bosch. O Toulouse agora viaja para Paris, onde enfrenta o Racing enquanto o Grenoble volta para casa medir forças com o Stade Français.

 

Stade Français respira aliviado na reprise da última final

O líder Clermont viajou até Paris para enfrentar um desesperado Stade Français, que depois de conquistar o título temporada passada começava a se preocupar com o rebaixamento. A capital, porém, presenciou um grande jogo onde, a reprise da última final do Top 14, que terminou com mais uma vitória do time da Cidade Luz, 12 a 9. Se a qualidade técnica ficou em segundo plano o SF mostrou um jogo coletivo e de muita dedicação para marcar o único try do dia, com o asa Jonathon Ross.

 

O Stade Français respira aliviado, vendo a zona de rebaixamento a uma distância segura, mas ainda está longe de fazer a temporada que era esperada de uma equipe com a sua força econômica, o time agora tem um desafio dos mais difíceis, quando enfrenta o Grenoble nos Alpes. O Clermont sofre um revés, mas ainda se mantém na liderança, a equipe tem na próxima rodada um duro desafio, quando recebe o Toulon.

 

Castres surpreende parisienses

O Racing viajou para o interior enfrentar um cambaleante Castres, que vinha de três derrotas seguidas, sendo surpreendido por uma boa equipe, que dominou completamente os rucks para vencer por 34 a 8. A equipe da casa conquistou um importante ponto bônus ofensivo, entrando no in-goal cinco vezes, com o asa Alexandre Bias, o oitavo Alex Tulou (duas vezes), o ponta David Smith e o ponta Remy Grosso. O try de honra dos parisienses foi feito pelo ponta Louis Dupichot. O resultado traz alívio para a torcida do Castres, a temporada porém ainda está longe do esperado, o time viaja para enfrentar o frágil Agen e pode acumular sua segunda vitória seguida. O Racing tem um compromisso mais duro, quando recebe um empolgado Toulouse.

 

Brive começa a sonhar com algo a mais

O Brive mais uma vez começou o ano com o objetivo de não cair, e mais uma vez a equipe supera as expectativas, tanto que dessa vez até o mais cético dos tecedores começa a sonhar com uma classificação para as finais. A vítima da vez, em casa, foi o Bordeaux, derrotado por 16 a 3, resultado que manteve o Brive na zona de classificação para as finais pela terceira rodada seguida. Com um jogo eficiente e coletivo a partida teve apenas um try, dos donos da casa, com o ponta Guillaume Namy. O Brive tem mais uma chance de mostrar seu potencial viajando para enfrentar o Oyonnax, o Bordeaux volta para casa onde enfrenta o frágil Section Paloise.

 

La Rochelle mostra sua força

Os Atlânticos receberam o Oyonnax e mostraram porque o Top 14 é um dos campeonatos mais competitivos do mundo, vencendo por 38 a 3. Para os que não veem a importância das formações fixas os atlânticos deram uma lição importante, tendo na dominação no scrum o sua principal força e ponto chave para entrar no in-goal, com o asa Afaesetiti Amosa (duas vezes), o segundo centro Pierre Aguillon e o centro Levani Botia. Os atlânticos agora tem uma dura batalha contra o Montpellier, fora de casa, enquanto o Oyonnax recebe o Brive.

 

Section Paloise vence duelo dos desesperados

O primeiro ano na elite do Top 14 é sempre o mais difícil, com as duas equipes que subiram ano passado, Pau e Agen, ocupando, no inicio da rodada o 14º e 13º lugar respectivamente, se enfrentando em Pau, e no final os donos da casa levaram a melhor, vencendo por 33 a 31, em uma das melhores partidas da rodada, com sete tries. Os visitantes e deram melhor nesse quesito, entrando no in-goal quatro vezes, com os pontas George Tilsley e Tamaz Mchedlidze (duas vezes) e o scrum-half reserva Clement Darbo. O Section Paloise se aproveitou da superioridade nas formações fixas para anotar muitos penais e três tries com o segundo centro Santiago Fernandez, o ponta Sereli Bobo e o centro Julien Fumat. O Section Paloise viaja para enfrentar o Bordeaux e o Agen volta para casa enfrentar o Castres.

 

Bayonne triunfa no clássico basco

Na segunda divisão, o destaque da rodada foi o clássico basco entre Bayonne e Biarritz. E a fase do gigante Biarrit vai de mal a pior. O clube outrora vice-campeão europeu cai mais uma vez, 32 x25, em grande jogo que manteve o Biarritz na lanterna do campeonato.

 

A liderança segue com o Lyon, que atropelou o Tarbes por 46 x 6.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Toulon 52 x 8 Montpellier

La Rochelle 38 x 3 Oyonnax

Pau 33 x 31 Agen

Brive 16 x 3 Bordeaux

Toulouse 52 x 12 Grenoble

Castres 34 x 8 Racing

Stade Français 14 x 9 Clermont

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 2015-16 – 2ª divisão do Campeonato Francês

Colomiers 10 x 14 Bèziers

Perpignan 13 x 20 Montauban

Lyon 46 x 6 Tarbes

Albi 23 x 19 Provence

Aurillac 29 x 15 Dax

Carcassonne 15 x 13 Bourgoin

Narbonne 22 x 12 Mont de Marsan

Bayonne 32 x 25 Biarritz

 

ClubeCidadeJogosPontos
LyonLyon30117
BayonneBayonne3086
AurillacAurillac3081
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3078
ColomiersColomiers3078
BéziersBéziers3077
PerpignanPerpignan3073
BiarritzBiarritz3064
Bourgoin*Bourgoin-Jallieu3062
AlbiAlbi3062
NarbonneNarbonne3060
MontaubanMontauban3058
Tarbes*Tarbes3053
CarcassonneCarcassonne3049
DaxDax3048
ProvenceAix-en-Provence3046
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento