Tempo de leitura: 3 minutos

O Top 14 está pegando fogo e nesse final de semana conheceu o primeiro classificado para as finais, o Toulouse (1º) que bateu em casa o Clermont (2º), também praticamente classificado, em um duelo épico. Enquanto a disputa pelas quatro vagas restantes continua acirrada com sete equipes com chances de classificação.

Toulouse e Clermont, líder e vice-líder, fizeram uma partida épica, digna do que muitos apostam será a final da competição, com direito a 10 tries e muitas trocas de liderança, terminando em 47 a 44. Com a vitória o Toulouse se torna a primeira equipe matematicamente classificada para as finais. A profundidade do elenco dos occitanos é tanta que a equipe até se deu ao luxo de poupar alguns jogadores, como o fullback Maxime Medard, já que a equipe enfrenta o Leinster na próxima semana pelas finais da copa europeia. O Clermont perde uma partida importante más volta para casa com um ponto bônus defensivo e a vaga quase praticamente garantida.

- Continua depois da publicidade -

Paris também presenciou um embate épico entre Racing (4º) e Montpellier (9º), que terminou em 26 a 25 para os donos da casa. O resultado é um grande passo para os parisienses enquanto praticamente acaba com as chances de classificação do Montpellier. O elenco milionário do time visitante ainda não conseguiu se encontrar nessa temporada, ficando muito abaixo do esperado, o único destaque fica por conta do scrum-half Benoit Paillaugue, que anotou dois tries sendo um dos poucos responsáveis pelos bons momentos do time.

O Lyon (3º) fez a lição de casa batendo o Perpignan (14º) por 47 a 9, conquistando o ponto bônus ofensivo e se consolidando na terceira posição, ainda em condições de roubar a vice liderança do Clermont . Os catalães, por outro, lado seguem com apenas uma vitória e uma das piores campanhas da história do rugby francês a espera do inevitável rebaixamento.

Em uma rodada de grandes jogos os Stade Français (8º) fez sua parte, batendo em casa o Agen (12º) por 25 a 22, se mantendo vivo na luta pela classificação. A partida ganhou tons dramáticos devido aos dois cartões vermelhos recebidos pelos donos da casa aos 32’ do primeiro e aos 10’ do segundo tempo, pelo mesmo penal, ir para o contato com o cotovelo levantado, sendo essa a primeira vez que dois jogadores de uma mesma equipe são expulso por essa falta. O Agen por outro lado perde um chance importante de vencer fora de casa.

O Castres (5º) conseguiu uma vitória gigante jogando fora de casa contra o Bordeaux (6º) por 16 a 12. Os visitantes se aproveitaram de um dia ofensivamente muito ruim do time da terra dos vinhos, para impor seu estilo de jogo pragmático, apostando principalmente na posição territorial.

O La Rochelle (7º) se recuperou de uma série de cinco derrotas seguidas na competição, atropelando em casa a Section Paloise (11º) por 71 a 21, com direito a ponto bônus ofensivo. Os atlânticos tiveram uma atuação completa, dominando todos os aspectos do jogo. O resultado mantém o time na briga pelas ultimas vagas na próxima fase.

O Toulon (10º) continua sua dolorosa caminhada rumo ao final da temporada, sendo derrotado fora de casa pelo Grenoble (13º) por 19 a 18. O resultado mantém os alpinos na luta para fugir da penúltima colocação e da repescagem contra o vice da segunda divisão.

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Bordeaux 12 x 16 Castres

Stade Français 22 x 25 Agen

Lyon 47 x 9 Perpigan

La Rochelle 47 x 21 Section Paloise

Grenoble 19 x 18 Toulon

Racing 26 x 25 Montpellier

Toulouse 47 x 44 Clermont

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto