Tempo de leitura: 3 minutos

Ao longo dos últimos meses, você acompanhou no Portal do Rugby a Currie Cup, o Campeonato Sul-Africano, que terá sua fase principal começando no dia 05 de agosto. Já a cobertura dos campeonatos principais na Argentina segue com o URBA Top 14 esquentando. Mas, e as demais ligas dos países do Super Rugby?

 

Mitre 10 Cup larga no dia 20 de agosto

- Continua depois da publicidade -

Conhecido até 2015 como ITM Cup, o Campeonato Neozelandês terá início no dia 20 de agosto. A competição trocou de patrocinador e, portanto, de nome, virando Mitre 10 Cup, mas o modelo seguirá o mesmo, com os 14 times provinciais profissionais separados em 2 divisões de 7 times, a Premiership e o Championship, com cada equipe fazendo 10 jogos na primeira fase, sendo 6 contra equipes de sua divisão e 4 contra equipes da outra divisão. Os quatro primeiros colocados de cada divisão jogarão as semifinais, com a final do Championship (valendo promoção à Premiership) ocorrendo no dia 28 de outubro e a final da Premiership (valendo o título nacional) rolando no dia 29.

 

NRC perde uma equipe

Já o National Rugby Championship, o Campeonato Australiano, terá neste ano uma mudança: a redução de 9 para 8 times, com o fim da franquia do Sydney Stars. Com isso, a cidade de Sydney passará a contar com duas equipes, o Sydney Rays (antigo North Harbour Rays, rebatizado para 2016) e o Greater Sydney Rams, além do Country Eagles, que seguirá dividindo seus jogos entre Sydney e cidades do interior do estado de Nova Gales do Sul.

 

O NRC 2016 terá seu início no dia 27 de agosto, com todos os times se enfrentando uma vez, no total de 7 rodadas. Os quatro melhores avançarão às semifinais e a final acontecerá no da 23 de outubro.

 

Top League japonesa ganha maior duração

No Japão, a rica Top League terá modelo diferente para este ano, ganhando duração maior. A competição segue com 16 times e desta vez todos se enfrentarão na primeira fase, em um total de 15 rodadas, tendo início no dia 26 de agosto e término no dia 11 de janeiro. Desta vez, a Top League não terá mais mata-mata, com o título sendo conferido ao primeiro colocado dos pontos corridos. O último colocado será rebaixado, enquanto as equipes classificadas de 13º a 15º lugares terão que enfrentar os times classificados de 2º a 4º na Top Challenge, a segunda divisão, valendo a promoção ou rebaixamento.

 

Nas duas semanas seguintes à definição do campeão da Top League, será disputado o All-Japan Rugby Championship, a Copa do Japão, que passará a ter 4 times, sendo os 3 primeiros da Top League e o campeão universitário do país, como prega a tradição do torneio, que jogarão semifinais e final em janeiro. No mesmo período ainda serão jogados os duelos de promoção e rebaixamento.

 

Copa Anglo-Galesa voltará nesta temporada

Da Europa hoje veio também a notícia da volta nesta temporadas das disputas da LV= Cup, a Copa Anglo-Galesa, que reunirá os 12 times da Premiership inglesa e os 4 times galeses do PRO12. O modelo será o mesmo de 2014-15, com as 16 equipes divididas em 4 grupos com 4 equipes cada, sendo que cada time jogará apenas contra equipes dos outros grupos, fazendo um total de 4 jogos na primeira fase. Apenas os campeões de cada grupos avançarão às semifinais.

 

Todos os jogos da LV= Cup serão jogados em finais de semana que terão a seleção inglesa e a seleção galesa em ação, o que significa que a competição inteira será jogada sem os atletas das seleções nacionais. Serão duas rodadas em novembro e duas em fevereiro na primeira fase. As semifinais serão no dia 11 de março e a final na sequência no dia 18.

 

No ano passado, o torneio não foi disputado pelo aperto do calendário com a Copa do Mundo. Em 2014-15, o campeão foi o Saracens. Os grupos já foram conhecids:

 

Grupo A: Dragons, Saracens, Northampton Saints e Bath

Grupo B: Ospreys, Exeter Chiefs, Sale Sharks e Worcester Warriors

Grupo C: Cardiff Blues, Bristol, Wasps e Harlequins

Grupo D: Scarlets, Leicester Tigers, Newcastle Falcons e Gloucester