Tempo de leitura: 2 minutos

Nesse domingo será dado o pontapé inicial para a edição 2016 do Sul-Americano B, pela segunda vez seguida no Peru, envolvendo Colômbia, Venezuela, Equador e os donos da casa. Desta vez, o palco será o Estádio Manuel Bonilla, em Miraflores, Lima, com 6500 lugares.

 

O formato é o mesmo das últimas temporadas, com todos os times se enfrentando. Quem se sagrar campeão ganhará vaga para encarar o Paraguai em repescagem, em novembro, valendo um lugar no Sul-Americano A de 2017. Os Tucanos da Colômbia já se destacam como o time a ser batido, depois de vencer as duas últimas edições – sendo que a última vez que o título não foi colombiano, em 2013, o torneio contava com a participação do Paraguai. A última vez que a Colômbia foi derrotada pelos seus vizinhos foi na edição 2011, quando a Venezuela se sagrou campeã.  O Peru foi campeão pela última vez em 2010, enquanto o Equador ainda não venceu nenhuma partida em sua curta história na competição.

- Continua depois da publicidade -

 

O campeão do Sul-Americano B também ganhará o direito de enfrentar o campeão do Rugby Americas North Championship deste ano em repescagem válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019. Por essa razão, a taça Webb Ellis está em Lima nesta semana, dando um toque a mais no torneio.

 

Calendário

Domingo dia 02/10

Colômbia x Equador

Peru x Venezuela

 

Quarta-feira, dia 05/10

Vencedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2

Vencedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 1

 

Sábado, dia 08/10

Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2

Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2

 

México e Guiana também entrarão em campo – e decidindo taça

No sábado, dia 1º de outubro, a América do Norte viverá a decisão do Rugby Americas North Championship, o campeonato que envolve as seleções da América do Norte e Caribe, excetuando Canadá e Estados Unidos.

 
Pela segunda vez na história, o México garantiu sua vaga na grande final e desta vez terá a vantagem de jogar em casa, no Estádio Tapatio Mendes, na Cidade do México, contra a Guiana, campeã de 2014. No ano passado, Las Serpientes mexicanas perderam na final para Trinidad e Tobago, mas em 2016 a Green Machine da Guiana despachou os trinitinos. O México jamais foi campeão.

 

Quem vencer a partida irá encarar no dia 29 de outubro o campeão do Sul-Americano B pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019. A equipe de melhor ranking terá o mando.

 

Foto: Facebook Federação Peruana de Rugby