Tempo de leitura: 2 minutos

O sábado foi grande para o rugby uruguaio, com sua seleção de desenvolvimento, o Uruguay XV, conquistando sua promoção à segunda divisão do Campeonato Argentino de seleções provinciais.

 

Os uruguaios haviam já conquistado a terceira divisão, o Ascenso B, e nesse sábado foram à Patagônia, a Neuquén, encarar o último colocado da segunda divisão (Ascenso A), o Alto Valle, que esteve inclusive na primeira divisão argentina em 2013 e 2014.

- Continua depois da publicidade -

 

Como esperado, a partida foi dura, mas os charruas se colocaram na frente ainda no primeiro tempo, com tries do asa Agustín Alonso e do ponta Matías Pla antes do intervalo. Na segunda etapa, Alto Valle reagiu, fez dois tries, mas cedeu penais para Martín Secco manter os uruguaios no páreo até o try final da virada e da vitória com o oitavo Martín Diana. 31 x 27.

 

Já na repescagem entre o último colocado da primeira divisão, o poderoso Tucumán, e o campeão da segunda divisão, o Nordeste, de Concepción e Chaco, a vitória e a permanência ficaram com Los Naranjas tucumanos, mas com muito sofrimento: 27 x 24. O jogo foi em Tucumán, mas o Nordeste mostrou sua evolução. Tucumán largou na frente a abriu tranquilos 17 x 00 em 15 minutos de jogo, mas viu o Nordeste reagir no segundo tempo e teve que se segurar para não ser rebaixado.

 

Uruguai e Chile ativos no sevens já

Enquanto disputava a promoção no XV, o Uruguai também colocava sua seleção de sevens em ação, já pensando no Circuito Sul-Americano que começa no início de janeiro. Os Teros 7 foram a Rosario, na Argentina, encarar o Seven do GER, vencendo as províncias argentinas de Mar del Plata, Terra do Fogo e Entre Ríos e empatando com Santa Fe, antes de perder a decisão do título para Rosario (33 x 07).

 
Já o Chile entrou em campo com seu sevens em Montevidéu, no torneio realizado pelo Old Christians. O título no Uruguai ficou com os chilenos, que encararam clubes locais.

 

campeonato argentino

Campeonato Argentino – Campeonato Argentino de Seleções Provinciais

Repescagens

Tucumán 27 x 24 Nordeste – Tucumán permanceu na 1ª divisão

Alto Valle 27 x 31 Uruguay XV – Uruguai promovido à 2ª divisão (Ascenso A)

 

Foto: URU – Twitter