ARTIGO COM VÍDEO – Apreensão definia o pré jogo para a Austrália. Neste momento, Perth não parecia ser o local mais acolhedor para os Wallabies mandarem seu jogo contra os Springboks, afinal, a cidade acabava de perder seu time no Super Rugby, o Western Force, com a cidade do extremo oeste do país se mobilizando para pintar o estádio de azul, a cor do Force. Ademais, Perth é casa da maior colônia de sul-africanos na Austrália, que prometiam apoiar os Boks do começo ao fim nesse bom momento vivido pela equipe da África do Sul. Porém, a Austrália mostrou que está voltando a encontrar seu caminho e o empate acabou sendo o justo resultado. 23 x 23 que também não foram tão ruins para os sul-africanos, ainda a menos de uma vitória de distância dos All Blacks.

A partida começou com Bernard Foley e Elton Jantjies trocando penais logo no começo. Os dois times começaram errando formações e o vento atrapalhava os chutes. Reece Hodge teve chance de penal para os Wallabies, mas não foi feliz, e o placar só voltou a ser movimentado aos 24′. Andries Coetzee chutou para o fundo do campo Wallaby, Michael Hooper se complicou diante da pressão de Raymond Rhule e a bola sorriu para Jesse Kriel cair no in-goal para o primeiro try sul-africano.

A resposta, no entanto, foi imediata. Os Boks se complicaram na recepção do chute de saída e Kurtley Beale achou o espaço com uma finta desconcertante e try. 10 x 10. Os visitantes tiveram a chance de voltarem a frente, mas Jantjies não converteu penal aos 31′. Quem não faz, leva, e os Wallabies foram ao intervalo na frente com Foley arrematando com precisão penal no lance final, 13 x 10.

O segundo tempo largou perfeito para os donos da casa. Aos 48′, os Wallabies ganharam lateral nas 22 e emplacar um maul mal defendido pelos Boks. Polota-Nau guardou o try, colocando 20 x 10 no marcador. Jantjies logo reduziria com penal para a África do Sul, que seguia com menos território, mas sempre forte no contato. E o empate veio na mesma moeda, com um maul finalizado por Malcolm Marx, aos 60′.

- Continua depois da publicidade -

Precisando vencer para não verem o All Blacks abrirem margem na liderança, os Springboks efetuaram trocas importantes e ganharam fôlego na reta final do jogo, com Jantjies, aos 68′, colocando os verdes na frente com novo penal. A resposta, todavia, foi imediata, com Foley guardando o penal dourado. A pressão final foi sul-africana, com os Boks tendo uma longa sequência de fases no campo de ataque, mas o scrum-half François Hougaard não foi capaz de abrir a bola com qualidade para o drop goal da vitória de Jantjies, que quando arriscou o chute aos postes estava sob pressão. 23 x 23, números finais.

No sábado que vem a África do Sul irá à Nova Zelândia para um jogo decisivo, ao passo que a Austrália receberá a Argentina, com ambos precisando da vitória para não ficarem na lanterna.

 

23versus copiar23

Austrália 23 x 23 África do Sul, em Perth

Árbitro: Glen Jackson (Nova Zelândia)

Austrália

Tries: Beale e Polota-Nau

Conversões: Foley (2)

Penais: Foley (3)

15 Israel Folau, 14 Henry Speight, 13 Tevita Kuridrani, 12 Kurtley Beale, 11 Reece Hodge, 10 Bernard Foley, 9 Will Genia, 8 Sean McMahon, 7 Michael Hooper (c), 6 Ned Hanigan, 5 Adam Coleman, 4 Rory Arnold, 3 Sekope Kepu, 2 Tatafu Polota-Nau, 1 Scott Sio;

Suplentes: 16 Jordan Uelese, 17 Tom Robertson, 18 Allan Alaalatoa, 19 Rob Simmons, 20 Jack Dempsey, 21 Nick Phipps, 22 Samu Kerevi, 23 Curtis Rona;

África do Sul

Tries: Jesse Kriel e Marx

Conversões: Jantjies (2)

Penais: Jantjies (3)

15 Andries Coetzee, 14 Raymond Rhule, 13 Jesse Kriel, 12 Jan Serfontein, 11 Courtnall Skosan, 10 Elton Jantjies, 9 Ross Cronje, 8 Uzair Cassiem, 7 Jaco Kriel, 6 Siya Kolisi, 5 Pieter-Steph du Toit, 4 Eben Etzebeth (c), 3 Coenie Oosthuizen, 2 Malcolm Marx, 1 Tendai Mtawarira;

Suplentes: 16 Bongi Mbonambi, 17 Steven Kitshoff, 18 Trevor Nyakane, 19 Lood de Jager, 20 Jean-Luc du Preez, 21 François Hougaard, 22 Handré Pollard, 23 Damian de Allende;

PaísApelidoJogosPontos
Nova ZelândiaAll Blacks628
AustráliaWallabies615
África do SulSpringboks614
ArgentinaLos Pumas60

Foto: ARU