Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta semana, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) publicou seu calendário oficial de competições para a temporada 2016-17 e adicionou um amistoso contra o Brasil a ser disputado em solo português no dia 03 de dezembro deste ano.

 

A partida foi marcada no calendário como ainda a confirmar, o que significa que o jogo ainda não foi confirmado. Já era conhecido que os Tupis viajarão para a Europa em novembro e enfrentarão a Alemanha em dois jogos, nos dias 19 e 26, sendo que o Super 8, o Campeonato Brasileiro, terá a sua grande final no dia 5 de novembro.

- Continua depois da publicidade -

 

Se confirmada a partida, essa será a segunda vez na história que Brasil e Portugal – Tupis e Lobos – se enfrentam no XV, sendo que a única partida aconteceu em 2013, na Arena Barueri, quando os portugueses venceram por 68 x 00 (foto). Desde então, a Seleção Brasileira teve grande evolução, vencendo o Chile pela primeira vez em um Sul-Americano em 2014 e os Estados Unidos no histórico duelo deste ano pelo Americas Rugby Championship. Já Portugal vive um momento de declínio, tendo sido rebaixado para o Rugby Europe Trophy (o “Six Nations C”, depois de décadas na divisão de elite da Rugby Europe (o antigo Europeu de Nações 1A, o “Six Nations B”, atual Rugby Europe Championship).

 

A estreia dos Lobos no Rugby Europe Trophy 2016-17 ocorrerá justamente em novembro, quando Portugal irá encarar a Suíça no dia 19, já que, diferente do Rugby Europe Championship e do Six Nations, o Trophy tem seus jogos divididos entre o segundo e o primeiro semestre do ano. Antes, no dia 12 de novembro, Portugal deverá enfrentar a Bélgica em amistoso.

 
Hoje, Portugal ocupa o 30º lugar no Ranking Mundial, enquanto o Brasil é o 35º. Uma distância bem menor do que em 2013.