Tempo de leitura: 3 minutos

brasil quenia

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) acaba de anunciar a celebração de um Memorando de Entendimentos com a Federação de Rugby de Canterbury e com o Crusaders, da Nova Zelândia, com a finalidade de auxiliar o desenvolvimento do rugby no Brasil e a implementação do programa de alto rendimento da Confederação.

O Crusaders é uma equipe neozelandesa profissional de rugby sediada em Chirstchurch que disputa o torneio Super Rugby. Trata-se da equipe mais vitoriosa na história do Super Rugby, com sete títulos (1998, 1999, 2000, 2002, 2005, 2006 e 2008). A franquia do Crusaders foi criada como uma das cinco equipes neozelandesas no Super 12. Originalmente denominado Canterbury Crusaders, a área de franquia do Crusaders engloba a região norte da Ilha Sul da Nova Zelândia, e foi formada pelas Uniões de Rugby de Buller, Canterbury, Marlborough, Mid-Canterbury, Nelson Bays, South Canterbury e West Coast.

- Continua depois da publicidade -

Enquanto os Crusaders representam todo o norte da Ilha do Sul no Super Rugby, cada união provincial da região participa com seus selecionados do Campeonato Provincial da Nova Zelândia, dividido entre a profissional ITM Cup e o amador Heartland Championship.  Canterbury, sendo a união de rugby que mais atletas contribui para o Crusaders, venceu quatro títulos nacionais, entre 2008 e 2011, sendo o segundo maior campeão neozelandês, com 9 conquistas. Da ITM Cup participam as equipes do Canterbury e do Tasman (resultado da fusão de Martlborough com Nelson Bays).

De acordo com a CBRu, um acordo provisório de 60 dias propiciará à CBRu, Canterbury e Crusaders a oportunidade de alcançar algumas metas de curto prazo, enquanto as partes desenvolvem os detalhes do acordo principal. Em 12 de abril, Tabai Matson (“Tabs”), ex-All Black, técnico e educador de técnicos, chegará em São Paulo para iniciar os trabalhos com a gestão da CBRu, visando o preparo de um relatório de avaliação preliminar, bem como liderar os treinamentos da Seleção Brasileira Masculina. Em 28 de abril, um técnico de jogadores de linha (¾’s) e um técnico de avançados (forwards) chegarão em São Paulo para auxiliar a preparação da equipe nacional que disputará o Consur “A” (Campeonato Sul-Americano de XV), em Santiago do Chile, entre 17 e 27 de maio. Após esse período de 60 dias, o Presidente da CBRu fará reuniões com representantes do Canterbury e do Crusaders na Nova Zelândia, com a finalidade de assinar o contrato definitivo de longo prazo.

O Presidente da CBRu, Sami Arap, comentou a importância do acordo: “Se o Brasil tem a ambição de unir-se ao seleto grupo composto das melhores equipes de rugby do mundo, é fundamental que nossos programas de desenvolvimento e alto rendimento sejam implementados sob a coordenação do Crusaders, a equipe mais vitoriosa na história do Super Rugby da Nova Zelândia. O Brasil terá uma oportunidade única para aprender as melhores práticas do Crusaders e desenvolver soluções que incluem educação e competição de alto nível. Trata-se de fantástica oportunidade para a história do esporte brasileiro. Considerando o foco de ambas partes no longo prazo, faremos tudo da forma correta para assegurar que esse modelo será o mais eficiente para o futuro.”

O CEO da União de Rugby de Canterbury e do Crusaders, Hamish Riach, acompanhou os sentimentos do Presidente da CBRu: “Na qualidade de uma grande nação de Rugby, tivemos o privilégio de trabalhar e desenvolver muitos de nossos jovens atletas dos clubes até os All Blacks. Vivemos o progresso de atletas como Dan Carter e Richie McCaw, que foram promovidos através de nossos programas locais de desenvolvimento até tornarem-se atletas internacionalmente reconhecidos. Estamos estimulados com o desejo do Brasil de melhorar seu nível de rugby e disponíveis para apoiar as iniciativas da Confederação no desenvolvimento de atletas e técnicos. Desejamos estabelecer uma parceria de longo prazo com a CBRu que combine a cultura do rugby sul-americano com as metodologias e práticas comprovadas de nossa organização.”

crusaders canterbury cbru novo