Tempo de leitura: 11 minutos

Chiefs 2012

Saem os tests internacionais, volta o Super Rugby em sua reta final! Após 3 semanas de folga, o Super Rugby retornou com a antepenúltima rodada da 1ª fase. Os grandes times do Hemisfério Sul já fazem contas e mais contas para saberem quem seguirá firme e forte na briga pelo título da grande liga meridional.

A liderança do Super Rugby segue nas mãos dos Chiefs, da Nova Zelândia, que venceram fora de casa os Highlanders, complicando a vida do oponente na luta por um lugar no mata-mata. Em segundo estão os Stormers, da África do Sul, que derrotaram os Lions no clássico das duas maiores cidades do país. Os Stormers são seguidos de perto pelos Bulls, que atropelaram os Cheetahs, no outro dérbi sul-africano.

- Continua depois da publicidade -

Na Austrália, a liderança segue com os Brumbies, que passaram fora de casa pelo Force. Na perseguição ao time de Canberra estão os atuais campeões Reds, que conseguiram uma boa vitória fora de casa sobre os Rebels. Mas, o grande jogo da rodada foi entre Crusaders e Hurricanes, clássico neozelandês. Os Hurricanes venceram fora de casa e embolaram totalmente a luta pelas vagas na segunda fase. São 6 times brigando por 2 vagas e separados por 7 pontos. Sharks, Waratahs e Blues folgaram no fim de semana.

Além do Super Rugby, o sábado marcou o início da Currie Cup First Division, a 2ª divisão profissional da África do Sul. Na partida inaugural, os Kings conseguiram uma importante vitória sobre o Boland Cavaliers, campeão do ano passado, fora de casa.

 

Chiefs já estão classificados ao mata-mata

Os Chiefs já estão matematicamente classificados às finais do Super Rugby. Os líderes da competição venceram fora de casa os Highlanders, em dérbi neozelandês, e garantiram a vaga com 3 rodadas de antecipação. A vitória, de quebra, complicou e muito a vida dos Highlanders para a classificação, que agora fazem contas e mais contas para saberem do que necessitam para seguirem na briga pelo título.

A partida começou perfeita para os Chiefs, que fizeram o primeiro try logo aos 2′, com Nanai-Williams, após contra-ataque fulminante. Os Highlanders valeram-se de seu pack para reduzir a vantagem por meio dos penais de Noakes. Aos 37′, no entanto, os Chiefs conseguiram com estilo o segundo try, com Robbie Robinson. 18 x 9 no intervalo.

Na segunda etapa, os Highlanders reagiram, com try de Andrew Hore aos 45′. Porém, foi a vez dos Chiefs capitalizarem com os penais de Cruden, levando o jogo para os 10 minutos finais em vantagem de 27 x 14. Aos 75′, Hosea Gear cravou o try dos Highlanders, que deu esperanças ao time do extremo sul. Mas, a virada não ocorreu, 27 x 21 para os Chiefs.

 

Stormers e Bulls nas nuvens

Stormers e Bulls também venceram, e a briga pelo primeiro lugar sul-africano entre a segunda e a terceira melhores equipes de toda a liga segue intensa.

Em duelo entre as duas maiores cidades da África do Sul, Stormers (da Cidade do Cabo) e Lions (de Joanesburgo) mediram forças no estádio de Newlands. E o líder do país derrotou o lanterna, em jogo duro, com os Lions desesperados para deixarem a última posição, e temerosos de perderem a vaga no Super Rugby.

Com 6 x 3 no placar, o primeiro tru foi dos Stormers, com Gio Aplon, aos 29′, em rápida transição do pack para a linha. 13 x 3 no intervalo. Logo no início do segundo tempo, os Lions reagiram, com try de Josh Strauss, mostrando muita força para romper a defesa dos Stormers e correr para um belo try. Com 13 x 10 no placar, a partida se tornou dramática, com muito equilíbrio ao longo de todo o segundo tempo. Somente aos 70′, Sinclair, pela ponta, anotou o segundo try dos Stormers. Os Lions sentiram o golpe, e o time da casa fez mais um try aos 76′, com Van den Heever, encontrado o espaço para a corrida. O time de Jo’burg lutou pela honra e fez seu try aos 79′, com Franco van der Merwe. 27 x 17, placar final.

Já os Bulls tiveram menos problemas para derrotarem os Cheetahs, em Pretória. Foi uma verdadeira avalanche de tries no primeiro tempo. Spies, Greyling, Kirchner e Hougaard garantiram o ponto-bônus ofensivo já no primeiro tempo, 26 x 0.

E o banho continuou no segundo tempo. Kruger e Basson logo fizeram 40 x 0. No último quarto, o Cheetahs incrivelmente tentou uma reação, fazendo surpreendentes 4 tries e garantindo um improvável ponto-bônus. Nel, Le Roux, Nel novamente e Brüssow fizeram para o time de Free State. 40 x 24.

 

Clássico vencido e final dramático à vista

Em Christchurch, os Crusaders tiveram uma grande chance para praticamente garantirem a classificação ao mata-mata. Mas os atuais vice-campeões, sem Dan Carter, foram derrotados pelo guerreiro time dos Hurricanes, que ocupa brilhantemente seu lugar na zona de classificação.

O jogo começou bem para os Crusaders, com 2 penais chutados por Tom Taylor. Aos 13′, Barrett diminuiu com penal e, aos 16′, após grande jogada de Andre Taylor, Conrad Smith cravou o primeiro try do jogo a favor dos Hurricanes, virando o placar para 10 x 6. Jogando em casa, os ‘Saders não deixaram barato, e não tardaram a reagir, com lindo try de Zaz Guildford, em mortal contra-ataque, correndo mais de meio campo. Antes do intervalo, no entanto, os ‘Canes viraram o placar novamente, com novo try de Conrad Smith, com muita classe. 17 x 16 no intervalo.

Na segunda etapa, o equilíbrio absoluto se manteve, com Tom Taylor virando o placar com 2 penais, com com Barrett reduzindo com outro chute correto, aos 65′. 22 x 20 para os Crusaders. Os Hurricanes intensificaram a pressão na base, e conseguiram o precioso penal da virada aos 73′, que Barrett não desperdiçou. No final, os anfitriões tiveram a chance da vitória, com penal para Taylor chutar, mas o jovem chutador não foi feliz. No último minuto, os ‘Saders tiveram novo penal, só que do meio campo. Bleyendaal arriscou, e não obteve sucesso. Vitória dos ‘Canes, 23 x 22.

 

Disputa esquenta na Austrália

Na Austrália, a briga pelo primeiro lugar da conferência está a todo o vapor, com os Brumbies com vantagem de 5 pontos sobre os Reds. Nesta rodada, ambos venceram anotando 4 tries, e tudo pode acontecer nas duas rodadas finais.

Jogando fora de casa, os Reds não deram chances aos Rebels. Foi um atropelamento na primeira etapa, mostrando que os atuais campeões estão voltando à boa forma. Feauai-Sautia (15), Shipperley (25) e Wallace-Harrison (34) fizeram os tries para levar o jogo ao intervalo em 24 x 3. Entretanto, o quarto e crucial try não saiu no início da segunda etapa, e os Rebels iniciaram a reação, com tries de Kurtley Beale (55) e Lachlan Mitchell (66), levando o placar a 27 x 17. O apagão dos Reds foi resolvido no fim do jogo, com os vermelhos insurgindo. Aos 73′, Frisby anotou o quarto try, finalizando o triunfo em 32 x 17.

Os Brumbies foram ao extremo oeste australiano e venceram o fraco Western Force. Ao contrário dos Reds, os Brumbies fizeram o ponto-bônus ofensivo logo no primeiro try, fazendo impiedosos 4 tries e 22 x 0. Tries com Mogg (1), Alexander (10), Speight (28) e Holmes (37). Mas, à semelhança dos Reds, os Brumbies perderam o ritmo no segundo tempo, e o Force reagiu, com 2 tries de Cummins e um de Lynn. Porém, com os penais chutados por Holmes, os Brumbies não se viram ameaçados, vencendo por 28 x 17.

 

ABSA Currie Cup First Division

Na África do Sul, a segunda divisão provincial teve seu pontapé inicial com um grande duelo entre dois fortes candidatos ao título, que terminou com a vitória dos Kings sobre os Cavaliers. No confronto entre os dois últimos rebaixados, a vitória foi dos Leopards sobre os Pumas. Em duelos entre potenciais lanternas, triunfos de Griffons e Eagles sobre Falcons e Bulldogs, respectivamente. Para compreender melhor o segundo escalão da Currie Cup, clique aqui.

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Highlanders 21 x 27 Chiefs, em Dunedin

Rebels 17 x 32 Reds, em Melbourne

Crusaders 22 x 23 Hurricanes, em Christchurch

Force 17 x 28 Brumbies, em Perth

Stormers 27 x 17 Lions, na Cidade do Cabo

Bulls 40 x 24 Cheetahs, em Pretória

Super Rugby 2012 copiar copiar

 

CurrieCupLogo-300x236

ABSA Currie Cup First Division – 2ª divisão do Campeonato Su-Africano

Falcons 27 x 37 Griffons, em Kempton Park

Leopards 32 x 23 Pumas, em Potchefstroom

Eagles 46 x 8 Bulldogs, em George

Cavaliers 20 x 25 Kings, em Wellington