Tempo de leitura: 6 minutos

all-blacks-vs-australiahaka1

Depois de apresentarmos Argentina e África do Sul, chegou a hora de falar dos dois campeões de 2011: a Austrália, atual campeã do Tri Nations, e a Nova Zelândia, a grande campeã mundial. É a nossa prévia para o inaugural Rugby Championship!

As duas grandes novidades foram a convocação de Sonny Bill Williams para os All Blacks e a confirmação dos canais ESPN de que o Rugby Championship será exibido para o Brasil!

- Continua depois da publicidade -

 

Wallabies

Os atuais campeões

Os australianos cheham desfalcados para o primeiro Rugby Championship da história. Ou, para os australianos, para a defesa de seu título do Tri Nations de 2011. Os Wallabies sofreram com muitas lesões antes do torneio, e terão como principais desfalques os excelentes James O’Connor e Pat McCabe. O veterano Rocky Elsom também não está mais nos planos do técnico Robbie Deans. Por outro lado, o time aussie terá o retorno do aclamado ponta Drew Mitchell, talismã da equipe.

A equipe dos Wallabies para o grande torneio do Sul é experimentado e conta com boa parte dos atletas que triunfaram no Tri Nations no ano passado, batendo inclusive com louvor os All Blacks, mas que naufragou na Copa do Mundo, quando muitos esperavam que a Austrália se tornasse o grande oponente da Nova Zelândia na disputa pelo título. Para 2012, Robbie Deans apostou nos atletas consagrados, mas chamou também alguns novatos, como Gill, Schatz e Douglas, debutantes com a camisa dourada.

A Austrália será capitaneada por David Pocock, o brilhante terceira linha considerado por muitos peça-chave para a vitória dos Wallabies sobre os Springboks na polêmica partida de quartas-de-final do Mundial 2011. Entre os veteranos, o destaque vai para Nathan Sharpe, que deverá se despedir neste ano da seleção. O trunfo da equipe ainda são seus jovens, mas agora renomados, 3/4s, com Kurtley Beale, Will Genia, Quade Cooper e Digby Ioane, todos vindos de irregulares campanhas com suas equipes no Super Rugby. Esta é a hora dos destaques australianos de 2011 acordarem, caso contrário os Wallabies não serão capazes de conformar o bicampeonato (cois títulos em sequência).

 

Avançados: Saia Fainga’a (Reds), Stephen Moore (Brumbies), Tatafu Polota-Nau (Waratahs), Ben Alexander (Reds), Benn Robinson (Waratahs), James Slipper (Reds), Kane Douglas (Waratahs), Nathan Sharpe (Force), Radike Samo (Reds), Rob Simmons (Reds), Sitaleki Timani (Waratahs), Dave Dennis (Waratahs), David Pocock (c) (Brumbies), Jake Schatz (Reds), Liam Gill (Reds), Michael Hooper (Waratahs), Scott Higginbotham (Reds) e Sekope Kepu (Waratahs).

Linha: Nic White (Brumbies), Nick Phipps (Rebels), Will Genia (Reds), Berrick Barnes (Waratahs), Quade Cooper (Reds), Anthony Fainga’a (Reds), Mike Harris (Reds), Rob Horne (Waratahs), Digby Ioane (Rebels), Drew Mitchell (Waratahs), Adam Ashley-Cooper (Waratahs) e Kurtley Beale (Rebels).

Técnico: Robbie Deans

 

Histórico da Austrália nos confrontos diretos

vs Nova Zelândia: 143 jogos, 41 vitórias, 5 empates e 97 derrotas. Último jogo: Nova Zelândia 20 x 6 Austrália, em 2011 (Copa do Mundo)

vs África do Sul: 74 jogos, 32 vitórias, 1 empate e 41 derrotas. Último jogo: Austrália 11 x 9 África do Sul, em 2011 (Copa do Mundo)

vs Argentina: 17 jogos, 12 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. Último jogo: Austrália 24 x 8 Argentina, em 2003 (Copa do Mundo)

 

all blacks

O melhor time do mundo

Agora sim, indiscutivelmente os melhores do mundo. Com o bicampeonato mundial em 2011, os All Blacks se igualaram a Wallabies e Springboks como os maiores campeões da Copa do Mundo de Rugby. Porém, os neozelandeses têm grande vantagem sobre seus rivais no Tri Nations (10 títulos, contra 3 de australianos e sul-africanos). Nos confrontos diretos, a vantagem também é kiwi. Nenhuma seleção do mundo venceu mais do que perdeu para os All Blacks. Campeões do Tri Nations de forma invicta em 2010, os neozelandeses são os grandes favoritos para o título do Rugby Championship, sendo fortes nas duas unidades e em todas as posições.

A Nova Zelândia contará com uma equipe que pode ser considerada tão forte quanto aquela que conquistoueo mundo. Os estrelados All Blacks chegou ao torneio meridional com uma equipe experiente e estrelada, liderada pelos icônicos Richie McCaw e Dan Carter. Conrad Smith, que era dúvida para a partida de estreia, foi confirmado no elenco, com Steve Hansen deixando o polêmico Sonny Bill Williams de fora. De fora por opção do treinador também ficou o 3/4s Zac Guildford. Já Jerome Kaino, Colin Slade, Richard Kahui e Ali Williams perderão a competição por conta de lesões. O único debutante no elenco kiwi será o pilar Charlie Faumuina. No elenco, estão também muitos jovens de grande qualidade, como Julian Savea, Aaron Smith, Sam Cane e Brodie Rettalick, mostrando incrível capacidade de renovação.

Os duelos contra as terceira linhas adversárias serão muito interessantes, com os All Blacks colocando em campo, além do mago McCaw, o grande nomes dos Chiefs, campeões do Super Rugby, Liam Messam, e os implacáveis Kieran Read e Adam Thomson. Na posição de scrum-half, a fraca temporada de Piri Weepu coloca sua posição em risco, ainda mais com a sombra do jovem e ascendente Aaron Smith. Para a posição de abertura, os kiwis podem ficar tranquilos. Caso algo de pior ocorra com Dan Carter, seu subsituto Aaron Cruden estão em forma exuberante. 

A notícia de última hora é a liberação de Sonny Bill Williams para jogar contra a Austrália. Após ser campeão do Super Rugby, SBW se transferiu para o Panasonic Wild Knights, do Japão, e foi incorporado por Steve Hansen ao elenco. Essa deverá ser a despedida de SBW dos All Blacks. 

Nos amistosos de junho, o time comandado por Steve Hansen atropelou a Irlanda em duas das três partidas, sendo que sofreu muito e venceu “na bacia das almas” o outro duelo. Apesar dessa “quase derrota”, a Nova Zelândia mostrou grande poderio, e é sem dúvida alguma o time a ser batido no mundo. 

 

Avançados: Andrew Hore (Highlanders), Keven Mealamu (Blues), Wyatt Crockett (Crusaders), Charlie Faumuina (Blues), Ben Franks (Crusaders), Owen Franks (Crusaders), Tony Woodcock (Blues), Brodie Retallick (Chiefs), Luke Romano (Crusaders), Sam Whitelock (Crusaders), Sam Cane (Chiefs), Richie McCaw (Crusaders), Liam Messam (Chiefs), Kieran Read (Crusaders), Adam Thomson (Highlanders) e Victor Vito (Hurricanes).

Linha: Aaron Smith (Highlanders), Piri Weepu (Blues), Dan Carter (Crusaders), Aaron Cruden (Chiefs), Tamati Ellison (Highlanders), Ma’a Nonu (Blues), Conrad Smith (Hurricanes), Sonny Bill Williams (Wild Knights, Japão), Israel Dagg (Crusaders), Hosea Gear (Highlanders), Cory Jane (Hurricanes), Ben Smith (Highlanders) e Julian Savea (Hurricanes).

Técnico: Steve Hansen

 

Histórico da Nova Zelândia nos confrontos diretos

vs Austrália: 143 jogos, 97 vitórias, 5 empates e 41 derrotas. Último jogo: Nova Zelândia 20 x 6 Austrália, em 2011 (Copa do Mundo)

vs África do Sul: 83 jogos, 46 vitórias, 3 empates e 34 derrotas. Último jogo: África do Sul 18 x 5 Nova Zelândia, em 2011

 vs Argentina: 14 jogos, 13 vitórias e 1 empate. Último jogo: Nova Zelândia 33 x 10 Argentina, em 2011 (Copa do Mundo)

 

The Rugby Championship copiar

The Rugby Championship

*Horários de Brasília

18 de agosto

Austrália x Nova Zelândia – ANZ Stadium – Sydney – 07:05

África do Sul x Argentina – DHL Newlands Stadium –  Cidade do Cabo – 12:00

 
25 de agosto

Nova Zelândia x Austrália – Eden Park – Auckland – 04:35

Argentina x África do Sul – Estadio Malvinas Argentinas – Mendoza – 16:10
 

8 de setembro

Austrália x África do Sul – Patersons Stadium – Perth – 07.35

Nova Zelândia x Argentina – Westpac Stadium – Wellington – 04:35
 

15 de setembro

Austrália x Argentina – Skilled Park – Gold Coast – 07:05

Nova Zelândia x África do Sul – Forsyth Barr Stadium – Dunedin – 04:35
 

29 de setembro

África do Sul x Austrália – Loftus Versfeld – Pretoria – 12:00

Argentina x Nova Zelândia – Estadio Ciudad de La Plata – La Plata – 20:10
 

6 de outubro

África do Sul x Nova Zelândia – FNB Stadium – Soweto – 12:00

Argentina x Austrália – Estadio Gigante de Arroyito – Rosario – 20:10