Tempo de leitura: 4 minutos

Neste sábado ocorre a última rodada da primeira fase do Super 10, a mais equilibrada dos últimos anos, e nenhuma posição está definida até o momento, com exceção de BH e Niterói, que se enfrentarão posteriormente para escapar do rebaixamento.

Em Bento Gonçalves, Farrapos (RS) e São José (SP) se enfrentam em clima de dever cumprido, já que as duas equipes estão classificadas para as quartas de finais do campeonato. Para o Farrapos vale a reabilitação, já que no último jogo a equipe saiu derrotada pelo Desterro (SC), frente ao torcedor gaúcho. Por outro lado, o São José busca a liderança da chave e a chance de jogar as quartas de finais contra o quarto colocado do grupo verde. As duas equipes se enfrentam com promessa de casa cheia, já que em Bento Gonçalves o rugby já vem sendo acompanhado por cerca de trezentas pessoas no estádio, e a equipe gaúcha precisa de uma vitória para mostrar que vem forte. Em 2011, o time de Bento Gonçalves fez sua estreia no Super 10 justamente contra os atuais campeões, quando saiu derrotado por 59 a 17.

- Continua depois da publicidade -

O capitão da equipe gaúcha, Claudinei Wronski conversou com o Portal do Rugby sobre o jogo. “Com certeza vai ser um jogo muito duro. São José sabe criar e aproveitar espaços, temos que ter muito cuidado quanto a isso.” Perguntado sobre a sequência da competição, ele comentou: “Tivemos tropeços no campeonato, e a equipe vem melhorando. Estamos trabalhando para fazer esses ajustes na equipe. Temos convicção de que faremos jogos melhores na próxima fase.”

Em São Paulo, o SPAC, líder do grupo verde, joga em casa e é o favorito contra o Rio Branco, que vem de derrota para o Niterói. Os ingleses enfrentaram os Pelicanos em duas ocasiões nesse ano, saindo vitoriosos nas duas ocasiões. Uma vitória para o Rio Branco pode colocar o time da zona oeste paulista na segunda posição, dependendo do resultado entre Bandeirantes e Curitiba, que se enfrentam na casa dos Touros e encerram os jogos do grupo Verde. Os Bandeirantinos também vem de derrota na rodada anterior, mas ainda ocupam a vice liderança,  dois pontos à frente do adversário desse fim de semana. Em 2011, a vitória foi bandeirantina em casa, mas os curitibanos evoluiram muito e esperam também contar com o fator casa para sair com a vitória, que significará a vice-liderança do grupo.

Fechando a rodada final do Super 10, o Pasteur enfrenta o Desterro, tentando quebrar a sequência de três vitórias seguidas dos catarinenses, sendo uma na casa dos paulistas, em 2010. As equipes estão empatadas na segunda posição, com dez pontos cada e ataques muito eficazes (o Desterro tem o melhor ataque, com 100 pontos, o Pasteur tem somente 6 pontos a menos), mas a defesa dos visitantes tem mostrado mais serviço, sofrendo apenas 40 pontos na competição. O vencedor da partida pode ainda terminar na liderança, caso o Farrapos vença os joseenses na rodada, então a partida ganha importância maior ainda e garantir o mando de campo na próxima fase. Em um campeonato tão equilibrado, esse ponto pode ser decisivo.

 

Veja a classificação do Super 10

 

Super 10

 

Dia 18/08/2012 às 15h – Farrapos X São José

Árbitro: Ricardo Sant’Anna (RS)

Local: Estádio da Montanha – Bento Gonçalves, RS

 

Dia 18/08/2012 às 15h – Curitiba X Bandeirantes

Árbitro: Henrique Platais (RJ)

Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR

 

Dia 18/08/2012 às 15h30 – SPAC X Rio Branco

Árbitro: João Mourinha (POR)

Auxiliares: Victor Hugo e Maurício Meira

4o árbitro: André Vaccaro

Delegado da partida: Leandro de Paula

Local: SPAC – São Paulo, SP

 

Dia 18/08/2012 às 15h30 – Pasteur X Desterro

Árbitro: Xavier Vouga (SP)

Auxiliares: Fermín Padilla e Luciano Sampaio

4o árbitro: Tamires Dias

Delegado da partida: Marcelo Murua

Local: Arena Paulista – São Paulo, SP

 

Escrito por Daniel Venturole e Lucas Mariuzza