Tempo de leitura: 3 minutos

O projeto APRENDENDO COM O RUGBY  começou em Americana ha quase dois anos por iniciativa do jogador dos Piratas Fabio Lopes que estagiava como educador físico no SESPA (Serviço Social Presbiteriano de Americana), que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nos bairros Mathiensen e Praia Azul em Americana. Tendo conhecimento da importância dos valores do rugby e o benefício que poderiam pra trazer a estes jovens, o professor Fabio Lopes com alguns materiais próprios e de treino do time dos Piratas começou com as primeiras aulas e posteriormente com a ajuda das coordenadoras sociais do SESPA Mônica e Janaína, desenvolveu o projeto para o surgimento do APRENDENDO COM O RUGBY.

No final de 2011 foi aberto uma seletiva de financiamento para projetos sociais pelo Banco do Brasil onde foi enviado o APRENDENDO COM O RUGBY, e com muita alegria por todos o projeto foi escolhido e contemplado pelo financiamento, sendo o único de Americana a receber o incentivo.

- Continua depois da publicidade -

O APRENDENDO COM O RUGBY hoje atende e transmite os valores estabelecidos no rugby para 130 crianças e adolescentes  entre os dois Nucleos de atendimento e com uma estruturação junto ao time do Piratas, pretende aumentar o projeto com um terceiro nucleo no Parque Novo Mundo, atualmente campo de jogo e treino dos Piratas Rugby Americana.

Apesar desse incentivo do financiamento, o projeto ainda carece de apoio, pois os materiais e equipamentos de treino e jogo , principalmente individuais , como protetores bucais e chuteiras são caros e fora da realidade dos jovens praticantes, materiais de primeiros socorros e manutenção dos campos de treino são as maiores dificuldades.

Mesmo com essas adversidades o projeto só cresce, com mais interessados e alunos com o passar do tempo e a prova do sucesso foi a participação do time do Circuito Paulista de Rugby Infantil em Maio de 2012 em São Paulo.

Veja os horários dos treinos na página do Piratas! 

 

No último dia 12, a família BHRugby ganhou seus mais novos adeptos. Nesse dia, no campo do Morro Velho, em Nova Lima, o time da casa recebeu o time infantil dos alvinegros para sua primeira partida. Com arbitragem do primeira linha da equipe principal, Jorge Imparato, reuniram-se garotos das duas equipes par aum amistoso, onde o placar era o que menos importava, mas que mostrou muita vontade de ambos os lados, com tackles e tries.

 

Fonte: BHRugby