Tempo de leitura: 3 minutos

A Copa do Brasil está se afunilando e, no último final de semana, um dos finalistas já foi definido: Indaiatuba Rugby Clube – o Tornados.
 
Os paulistas viajaram até o Rio Grande do Sul para enfrentarem a tradicional equipe gaúcha, Charrua Rugby Clube, em São Leopoldo, no sábado. A partida aconteceu no campo da UNISINOS, sob  um forte sol e clima quente, diferente do esperado. Com arbitragem de Mariano de Goycochea, o jogo começou com pressão da equipe gaúcha. Logo nos primeiros lances, veio o primeiro penal e o ponta indaiatubano Sandro Ripabello, o “Sandrinho”, abriu placar em 3 x 0 para o Tornados. O jogo seguiu e o Charrua iniciou trabalho de forwards muito intenso, com várias fases de maul, avançando pelo campo adversário, fazendo a defesa indaiatubana sofrer e ser pressionada. O segundo penal aconteceu e Sandrinho não perdoou, Tornados 6 x Charrua 0.
 
As linhas se encontraram algumas vezes, ambas defendendo com muita garra, deixando o jogo truncado, sem favoritismo. Mas o foco do jogo era mesmo o conjunto dos Fwds. O capitão gaúcho manteve incessantes investidas com seus potentes primeiras linhas. Em partidas decisivas, nas quais as forças se equiparam, os detalhes fazem a diferença e, baseados nisso, os gaúchos aproveitaram um penal e diminuíram o placar em Tornados 6 x Charrua 3, com chute do fullback charrua Filipe Aguiar.
 
O segundo tempo mostrou que ambas as equipes estavam determinadas a vencer, jogo equilibrado, line out disputado, scrum pesado e forte, de ambos os lados…de fato, uma partida entre duas equipes muito semelhantes. Batendo um penal nas 22 dos visitantes, o time da casa virou o placar para Charrua 8 x Tornados 6, com try de Diego Teixeira, não convertido. A reação foi quase que imediata, após scrum fixo dentro dos 22m do Charrua. O fullback Alcino Amato, em rápida penetração na linha, cravou o primeiro try alvi-laranja, convertido por Sandrinho, fazendo Tornados 13 x Charrua 8.
 
A partida se aproximava do final, quando os gaúchos, após várias fases de forwards, soltaram rapidamente a bola para a linha, correndo mão em  mão, até chegar no ponta que cravou no ingoal e empatou o jogo com um try de Bernard Caye a centímetros finais do campo, não convertido. Com placar 13 x 13, a partida foi para prorrogação.
 
O primeiro tempo da prorrogação mostrou que, apesar do calor, as equipes ainda contavam com todo o fulgor e vontade de vencer de seus atletas. Os dez minutos passaram sem pontuação. Deu-se início ao segundo tempo da prorrogação, que foi marcado por uma bela cena de troca de 6 chutes entre as linhas de fundo das duas equipes, ambas analisando a defesa adversária e tentando aproveitar o lance. Há 5 minutos do final da prorrogação, houve scrum fixo dentro das 22 da equipe Gaúcha. O Tornados pressionou e o asa Renan Ascoli cravou o try decisivo, este não convertido.
 
Os minutos finais foram marcados por fulminante ataque gaúcho, fazendo os alvi-laranjas arrancarem forças que já não pareciam mais ter, para defender. Então, após um tackle seguido de knock on gaúcho, o scrumhalf indaiatubano Keiti Sato chutou para fora e soou-se o apito final: Tornados classificado para a Final da Copa do Brasil de Rugby 2012 !!!
 
 
A final será em 22 de Setembro, em Embu, contra o vencedor de Alecrim X Goianos, que será decidido em 25/08.
 
Escrito por: Marcelo Amato