Tempo de leitura: 20 minutos

toulon toulouse copy

A 20ª rodada do Top 14 francês foi de grandes clássicos e importantes mudanças na tabela de classificação, com o campeonato se encaminhando para a reta final. Toulon e Clermont dispararam na ponta da tabela, com destaque para a grande vitória do Toulon sobre o Toulouse. Pela classificação ao mata-mata, Castres, Racing Métro e Perpignan falaram mais alto. Já no clássico basco, Bayonne e Biarritz ficaram no empate, enquanto o Bordeaux levou a melhor na briga contra o rebaixamento diante do Agen.

 

- Continua depois da publicidade -

Toulon atropela Toulouse e segue com tudo na ponta

Em grande apresentação diante de sua torcida, o líder Toulon superou o terceiro colocado Toulouse por 35 x 16, aumentando sua vantagem para 11 pontos sobre o rival, margem suficiente para lhe dar tranquilidade quanto à sua classificação às semifinais.

O placar foi aberto aos 4′ com Wilkinson arrematando o primeiro penal para o Toulon, repetindo a dose aos 8′. Aos 13′, contudo, o Toulouse deu seu cartão de visitas com o primeiro try do jogo, anotado pelas mãos do fijiano Matanavou. 7 x 6, finalizando boa linha de passes. O try deu poucos minutos de frente aos visitantes. Aos 18′, Wilkinson colocou os donos da casa novamente em vantagem com mais um penal cometido pelo Toulouse. Aos 22′, o Toulon ampliou, com Armitage cravando o primeiro try da equipe, passando por Bastareaud. 16 x 7. Ciente da necessidade de reduzir o quanto antes a desvantagem, Beauxis arriscou com sucesso um drop goal aos 26′, e repetiu a dose com maestria aos 35′, fazendo 16 x 13. Porém, o Toulouse cedeu um penal antes do intervalo, e o jogo foi a 19 x 13.

O jogo começou quente, com Botha e Johnston entrando em desavenças e recebendo cartão amarelo. Beuaxis, aos 50′, reduziu o placar com penal para o Toulouse, 19 x 13, pondo mais fogo na partida. Mas, foi Wilkinson quem esfriou a reação dos occitanos. Aproveitando certa superioridade do Toulon, o inglês arrematou 2 inteligentes drop goals aos 65′ e aos 70′, dando boa margem ao RCT. O Toulouse sentiu o golpe, e cometeu um penal aos 75′ que matou a partida a favor dos provençais. Mas, tinha mais. Aos 80′, Wulf deu números finais à disputa com o segundo try do Toulon, fechando o jogo em contundentes 35 x 16.

 

Clermont e Castres somam importantes vitórias

O Clermont não permitiu que o Toulon se desgarrasse na tabela, vencendo com incrível facilidade o Stade Français no Stade de France, em Paris, com direito a ponto-bônus. Foi uma apresentação de gala do Clermont, que fez seu primeiro try logo aos 2′, com Rougerie. Parra ampliou com penal aos 8′, e os amarelos seguiram com tudo. Aos 12′, o canadense Cudmore fez o segundo try, expondo grande falhas defensivas no time parisiense. Dupuy reduziu com penal para Paris aos 22′, mas a máquina de tries da Auvérnia seguiu impossível e, aos 26′, Sivivatu correu para o terceiro try do Clermont. Com mais 2 penais de Parra, o jogo foi ao intervalo em 24 x 3 para os visitantes. Não houve qualquer reação do Stade Français, e o jogo caiu muito de rendimento na segunda etapa. Apenas aos 71′, o argentino Rodriguez Gurruchaga fez o try de honra da equipe cor-de-rosa. Mas, quem fechou a disputa em alta foi o Clermont, com try de Nalaga aos 76′, garantindo o ponto-bônus fora de seus domínios. 37 x 10.

Vitória importante também obteve o Castres sobre o Montpellier, em briga direta dentro da zona de classificação ao mata-mata. O CO fez valer o mando de jogo e se isolou na quarta posição da liga. Mas, que começou melhor foi o Montpellier, que abriu o placar com try logo aos 5′ com Artru. Paillaugue e Kockott trocaram penais, 2 para cada lado, e quem seguiu em vantagem foi o Montpellier. Inspirado, o time visitante falou mais alto. O pack do Montpellier trbalhou bem e Austín Creevy caiu para o segundo try da equipe, ampliando a vantagem aos 27′. Porém, o Montpellier parou por ai. Aos 37′, o CO reagiu e conseguiu seu primeiro try, com Mach, levando o jogo para o segundo tempo em 20 x 16 a favor dos visitantes. E no segundo tempo, o Castres que deu as cartas. Cmo try de Andreu, aos 47′, e penal chutado por Kockott, aos 59′, a equipe da casa virou o placar para 26 x 20. O Montpellier foi para cima, mas o Castres mostrou grande poderio defensivo, segurando o marcador até o fim para uma importante vitória.

 

Racing Métro e Perpignan vencem e fazem Grenoble despencar

Na briga por um lugar no mata-mata, Racing Métro e Perpignan falaram mais alto. O Perpignan fez sua parte, vencendo o Mont-de-Marsan por tranquilos 31 x 17, para assumir a sétima posição do campeonato, atrás 3 pontos do Racing Métro. O pesar para os catalães foi não conseguirem o ponto-bônus.

Já o Racing Métro conquistou uma crucial vitória em casa sobre o Grenoble, concorrente direto pela vaga, que despencou para o oitavo lugar. O time parisiense foi superior durante o jogo todo, e não deu chances aos alpinos. O argentino Imhoff, logo aos 10′, fez o primeiro try do jogo, em bela ação da linha Ciel et Blanc, e Wisniewski ampliou o marcador com mais 3 penais que levaram a disputa a 16 x 0 no intervalo. Logo após o reinício da partida, Imhoff, o nome do jogo, praticamente decidiu a partida para o Racing Métro, correndo para seu segundo try após receber linda bola de Chavancy. O Grenoble descontou com penal aos 47′, mas foi só. Os Racingmen seguraram o placar e garantiu os 23 x 3.

 

Empate no clássico basco, duelo de vida ou morte na rabeira

O clássico da rodada que prometia muito não correspondeu à expectativas. O Bayonne recebeu o Biarritz para o eterno dérbi basco, e o marcador não saiu de insossos 6 x 6, refletindo o momento das duas equipes. Potgieter e Yachvili deram os números finais ao embate.

Por outro lado, emoção não faltou no duelo entre o 12º e 0o 13º colocados. A briga direta contra o rebaixamento foi recheada de tries, mas com superioridade absoluta de uma só equipe: o Bordeaux atropelou o Agen e deu mostras de que tem tudo na reta final para se safar da degola, preocupando e muito a torcida do tradicional e vitorioso Agen. Diante de quase 32 mil espectadores, o Bordeaux deu show, fez 6 tries e garantiu soberbos 48 x 17, ultrapassando o Agen na tabela de classificação para assumir a 12ª posição no Top 14.

 

Oyonnax se desgarra ainda mais na ponta da Pro D2

Na segunda divisão profissional francesa, o Oyonnax já conseguiu abriu nada menos que 20 pontos de vantagem sobre o vice-líder La Rochelle, com apenas 8 rodadas para o fim. A vitória fora de casa sobre o Dax conjugada com a derrota do La Rochelle para o Carcassonne praticamente promoveram o Oyonnax ao Top 14. Por outro lado, a briga contra o rebaixamento está mais quente do que nunca, com o tradicional Béziers conseguindo uma importante vitória sobre o Auch, colocando a apenas 2 pontos do Dax, último time de fora da zona da degola.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Bayonne 6 x 6 Biarritz, em Baiona

Stade Français 10 x 37 Clermont, em Paris

Bordeaux 48 x 17 Agen, em Bordeaux

Racing Métro 23 x 3 Grenoble, em Paris

Castres 26 x 20 Montpellier, em Castres

Mont-de-Marsan 17 x 31 Perpignan, em Mont-de-Marsan

Toulon 35 x 16 Toulouse, em Toulon

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Narbonne 45 x 21 Aurillac, em Narbonne

Carcassonne 23 x 18 La Rochelle, em Carcassonne

Béziers 18 x 11 Auch, em Béziers

Tarbes 31 x 22 Albi, em Tarbes

Massy 15 x 17 Brive, em Massy

Dax 12 x 33 Oyonnax, em Dax

Lyon 50 x 16 Aix-en-Provence, em Lyon

Colomiers 23 x 12 Pau, em Colomiers