Tempo de leitura: 4 minutos

storm raiders

A NRL teve rodada de surpresas e crises. A semana do Campeonato Australiano de Rugby League começou com o agravamento da crise de doping que já vem sendo investigada desde o início do ano. Na semana passada, o cientista Stephen Dunk, que trabalhou no Cronulla Sharks, declarou que cerca de 22 atletas da liga de vários clubes – mas, dos quais, 16 passaram pelos Sharks – usaram substâncias proibidas desde 2010, e a NRL convocou os atletas a se pronunciarem para terem suas penas reduzidas.

 

- Continua depois da publicidade -

Storm tropeça e Rabbitohs assumem a co-liderança

Dentro de campo, as manchetes se voltaram para a queda do último invicto, o Melbourne Storm, que, num jogo apático e sem atitude, cai em casa diante do humilde Canberra Raiders. Blake Fergusson, em dia inspirado, fez 2 tries logo no início para a Green Machine, mas o Storm parecia manter o jogo sob controle no primeiro tempo, levando o jogo ao intervalo em 12 x 12. Parecia, pois os Raiders não se acanharam no segundo tempo e, com tries de Wighton e Robinson logo após o reinício impuseram a pressão da obrigação sobre o Storm, que naufragou. Fonua descontou aos 62′, mas o time não foi capaz de uma reação. 24 x 20, números finais em Melbourne.

Com a derrota, o Melbourne Storm tem agora a seu lado na primeira posição, com 14 pontos, o South Sydney Rabbitohs, que conseguiu uma inspiradora vitória fora de casa sobre o Brisbane Broncos por 26 x 12. Os anfitriões foram melhores no primeiro tempo, virando o jogo em vantagem de 12 x 8. Mas, no segundo tempo, os rubroverdes mandaram no jogo e fizeram mais 3 tries, não respondidos, fechando o placar com uma grande vitória.

 

Na cola

Roosters e Sea Eagles também venceram e agora estão a apenas uma vitória dos líderes. O Sydney Roosters não teve qualquer problema para vencer o Penrith Panthers, que se afunda na classificação. O time do leste de Sydney garantiu 30 x 6 em casa, com Michael Jennings fazendo 2 tries e Sonny Bill Williams deixando a sua marca. 

Já o Manly-Warringah Sea Eagles visitou o rival St. George Illawarra Dragons e arrebatou uma preciosa vitória por 24 x 18. Os Dragons, que vinham crescendo na temporada, anotaram 4 tries, mas pecaram nas conversões, dando espaço à vitória dos Sea Eagles, que também fizeram 4 tries, mas não desperdiçaram nenhum chute. Méritos para Jamie Lyon, que também fez seu try.

Quem podia estar também na cola dos líderes era o Newcastle Knights, mas o time do Hunter foi derrotado em casa no tempo extra pelo Cronulla-Sutherland Sharks que, apesar da série recente de derrotas, da crise de doping e da lesão do líder Paul Gallen, logo no início do jogo, soube reagir e conquistar uma vitória  inspiradora. Jogando nas falhas do instável oponente, os Sharks garantiram o empate de 20 x 20, com destaque para os 2 tries de Jonathan Wright. Nos 10 minutos finais, o jogo virou uma batalha de drop goal, sem que ninguém tivesse acertos. No tempo extra, Jeff Robson foi feliz e garantiu o triunfo do time do sul de Sydney.

 

Reagindo

A rodada foi muito positiva para dois clubes dos quais se esperava muito antes do campeonato começar: Bulldogs e Cowboys. Os Bulldogs tiraram o pé da lama com uma imponente vitória sobre o combalido West Tigers, grande decepção da temporada, que já ocupa a lanterna da liga. Os Bulldogs arrasaram no clássico do oeste de Sydney, aplicando 40 x 4 sobre os rivais, com direito a 7 tries. 

Os Cowboys, por sua vez, seguem bem em campanha de recuperação e já entraram na zona de classificação ao mata-mata, ocupando a oitava colocação. O time de North Queensland fez fora de casa o decadente Parramatta Eels por 14 x 10, com Brent Tate fazendo o try da vitória aos 68′. 

Por fim, que também esboça uma reação é o New Zealand Warriors, que enfim saiu da lanterna ao vencer o Gold Coast Titans por 25 x 24, em jogo emocionante. Os neozelandeses fizeram 5 tries, contra 4 do time de Queensland, mas quase perderam o jogo por conta dos erros de conversões de Shaun Johnson que, no entanto, se redimiu com um drop goal aos 79′.

 

Super League tem rodada com clássicos

A Super League inglesa teve rodada com muitas clássicos locais. Na região do Yorkshire, o Leeds Rhinos venceu seu arquirrival Bradford Bulls fora de casa e segue com o mesmo número de vitórias do líder Wigan Warriors, que venceu o Salford City Reds no dérbi do Lancashire. Já no Merseyside, o St. Helens Saints permaneceu em crise ao perder em casa para o rival Widnes Vikings. 

 

nrl

NRL – Campeonato Australiano de Rugby League

Bulldogs 40 x 4 Tigers, em Sydney

Broncos 12 x 26 Rabbitohs, em Brisbane

Storm 20 x 24 Raiders, em Melbourne

Eels 10 x 14 Cowboys, em Sydney

Warriors 25 x 24 Titans, em Auckland

Knights 20 x 21 Sharks, em Newcastle

Roosters 30 x 6 Panthers, em Sydney

Dragons 18 x 24 Sea Eagles, em Sydney

 nrl tabela

 

super league logo

Super League – Campeonato Inglês de Rugby League

Bradford 22 x 42 Leeds, em Bradford

Hull FC 48 x 12 London, em Kingston-upon-Hull

St. Helens 28 x 35 Widnes, em St. Helens

Wigan 46 x 6 Salford, em Wigan

Wakefield 30 x 12 Catalans, em Wakefield

Huddersfield 12 x 34 Warrington, em Huddersfield

Castleford 32 x 24 Hull KR, em Castleford

super league tabela