Tempo de leitura: 3 minutos

Jacareí e Poli fizeram o duelo paulista na abertura do segundo turno da Taça Tupi em um sábado de sol forte em São José dos Campos. Na estreia, o clube do Vale havia derrotado os paulistanos, mas a Poli vem em uma recuperação incrível na competição, e voltou a brigar pela vaga na final.

O mandante começou impondo um ritmo forte, levando o jogo para o campo de ataque e pressionando tanto com a linha quanto pelos forwards, onde a briga era mais dura. No entanto, a equipe cometia muitos erros na finalização e perdeu a chance de abrir o placar na blitz inicial que durou mais de dez minutos. Pior, viu a Poli abrir o placar em sua primeira investida, com Leandro, pelo centro, escapando muito bem da marcação adversária. Marcelo Orefice converteu.

- Continua depois da publicidade -

O Jacareí continuou com maior domínio da posse de bola e territorial, e não tardou a empatar, com Luan Ferreira, concluindo com sucesso o jogo de fase nos avançados. Após a pausa para hidratação, a Poli voltou ao ataque e perdeu uma grande oportunidade de marcar, chegando ao ingoal adversário em duas ocasiões com boa sequência de pick and go’s mas o Jacareí conseguiu anular as duas oportunidades. Foi a última boa oportunidade dos visitantes na etapa inicial, que se encerrou com o Jacareí se mantendo no ataque, mas sem criar novas chances de pontuar.

O segundo tempo começou com virada do Jacareí através de penal de Tom Redfern, mas a Poli não deixou os donos da casa na frente por muito tempo, com Orefice anotando dois penais seguidos poucos minutos depois.

O forte calor arrefeceu, mas a correira do primeiro tempo cobrou o seu preço no físico dos jogadores, que sentiram o cansaço e deixou a partida mais lenta. A Poli também conseguiu equilibrar as ações, levando o jogo para a intermediária. Helder Garcia teve a chance de empatar novamente o jogo com um penal frontal, mas a bola passou à direita dos postes. 

O líder da Taça Tupi parou na defesa da Poli e não levou mais perigo ao ingoal adversário. Pouco a pouco viu o adversário crescer mais uma vez no jogo dando espaço para o ataque, e nos minutos finais, a Poli definiu a partida, com um belo try de João Azevedo, aproveitando o espeço criado pelo oitavo no cego e correndo metade do campo até o ingoal. Com a vantagem de oito pontos no placar, a Poli diminuiu a velocidade do jogo até o encerramento, garantindo mais um triunfo importante na Taça Tupi.

Com os resultados da rodada, o Jacareí, mesmo derrotado segue líder, agora seguido da Poli, que assumiu a vice-liderança graças ao tropeço do Varginha diante do Guanabara. Com quatro jogos a serem disputados, o grupo A está totalmente aberto e o equilíbrio registrado no primeiro turno deve resultar na definição do finalista somente na última rodada.

O Portal do Rugby elegeu André Gallina como melhor jogador da partida.

 

Placar final: Jacareí (07) 10 X 18 (07) Poli

Jacareí

Try: Luan

Conversão: Tom Redfern

Penal: Tom Redfern

 

Poli

Tries: Leandro Bastos e João Lincoln

Conversão: Marcelo Orefice “Tate”

Penais: Marcelo Orefice “Tate”

 

Foto: Pedro Girardelli