Tempo de leitura: 2 minutos

Heineken Cup Trophy

A Heineken Cup parece mesmo ter sido salva do fim. Hoje, em reunião realizada pela LNR – organizadora do Top 14 – os clubes franceses tomaram majoritariamente a favor do alinhamento da LNR com a FFR – Federação Francesa de Rugby, que apoia a ERC – mantendo, assim, os clubes franceses na Copa Europeia de Rugby (Heineken Cup). Dessa forma, os clubes franceses estão garantidos na edição 2014-15 da Heineken Cup, restando apenas um veredito final acerca dos ingleses, que têm até o início do ano que vem para decidirem seu rumo.

O acordo foi mal receido pela RFU – a União Inglesa de Rugby – que não havia sido convidada a participar da reunião que envolveu as federação de França, Gales, Escócia, Irlanda e Itália e que apontou as novas diretrizes para o futuro da Copa Europeia. De acordo com o site RugbyRama, o acordo de hoje também contrariou o Racing Métro, cujo presidente Jacky Lorenzetti deixou a reunião contrariado pela decisão.

- Continua depois da publicidade -

Por ora, os ingleses seguem apoiando a criação da Rugby Champions Cup que, no entanto, parece já não ter mais futuro sem a adesão de clubes de outros países. O maior empecilho para o retorno dos times ingleses hoje, além das discordâncias sobre a governança da Copa Europeia, é o acordo de TV firmado entre a Premiership e a BT Sport, concorrente da Sky Sports, que tem os direitos sobre a Copa Europeia.

Apenas uma vez a Inglaterra não foi representada na Copa Europeia. Foi em 1999, quando os clubes do país boicotaram a competição.